Buscar

ATIVIDADE 4 - SABERES E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ( FEITA)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA
POLO MACEIÓ /AL
 MARÍLIA DOS SANTOS OLIVEIRA
SABERES E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II
MACEIÓ - AL
2021
 MARÍLIA DOS SANTOS OLIVEIRA
ATIVIDADE IV
Trabalho apresentado à disciplina Saberes e Metodologias Da Educação Infantil I do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, sobre orientação da Professora: Andreza Fabricia Pinheiro Silva
MACEIÓ - AL
2021
 Respaldando-se no estudo dos textos constitutivos da unidade III, especialmente na terceira unidade do Guia do Estudante desta disciplina e na terceira unidade do Manual do Estágio II, bem como das leituras complementares indicadas na unidade, responder às seguintes questões: 
1.Analise a fala de Gobbi (2010, p. 2) “Condicionados a pensar nas linguagens sempre relacionadas à fala deixa-se de pensar nelas associadas ao movimento, ao desenho, à dramatização, à brincadeira, à fotografia, à música, à dança, ao gesto, ao choro.” 
De acordo com o Gobbi a reflexão sobre a linguagem infantil visualiza as grandes contribuições que traz manifestações de aprendizagem em seu desenvolvimento cultural e que são desenvolvidas através da rotina diária contribuindo para a formação educativa que é construída junto com a criança na sua formação e no seu crescimento descobrindo e partilhando conhecimento junto com outras crianças e até mesmo como adulto. Com base nas diretrizes curriculares da educação reflete em um conjunto de práticas educativas importante para as crianças Independente de sua condição cultural à qual pertence.
 	Deste modo o mesmo cita que as linguagens utilizadas nos ambientes escolares são consideradas apenas as que possuem relação direta com a fala, esquecendo as outras áreas do conhecimento que se fazem presente e importantes nesta construção. 
2. Mediante as leituras já realizadas, como a instituição de Educação Infantil e o professor devem se organizar para trabalhar as múltiplas linguagens articuladas ao processo de Letramento? E, que cuidados devem ser tomados para que o trabalho com as linguagens – em especial a oral e a literária – não seja desenvolvido numa perspectiva antecipatória do contexto escolar do Ensino Fundamental, sobretudo no que se refere ao processo de codificação e decodificação do sistema linguístico?
Diante da leitura realizada o professor deve planejar diferentes formas de usar a linguagem de acordo com cada grupo de criança possibilitando um processo de aprendizagem criativo. Os cuidados a ser tomado no processo de linguagem é desenvolver atividades culturais que possa transmitir a realidade e estimular a interação da criança e a curiosidade de acordo com a faixa etária a qual pertence, utilizando como ferramentas a interação e a brincadeira para que desta forma não sejam propostos modelos imitativos do Ensino Fundamental. 
3. Referenciando-se no estudo da terceira unidade do Manual de Estágio em Educação Infantil e refletindo sobre como têm sido trabalhadas as Artes Visuais na maioria das instituições de Educação Infantil no Brasil, faça um análise crítica do que apresenta o poema de Helen Buckley, indicado na terceira unidade do Guia do Estudante da disciplina de SMEI 2.
De acordo com o poema e feito análise percebe-se que a criança está na fase de usar o Imaginário só que é impedida de realizá-lo, fazendo só aquilo que lhe é mostrado e assim ela aprende a esperar e a obedecer, ao muda de ambiente ela tem uma mudança muito grande no qual ela já tinha esquecido se de fazer o que ela gosta de criar e inventar e assim a forma como ela foi instruída muda toda sua aprendizagem, onde ela deixa de fazer o que é exposto e passa a usar sua imaginação, suas ideias.
4. Lea Tiriba (2010)1 apresenta em seu texto três proposições que ela considera serem norteadoras da qualificação do cotidiano das instituições de Educação Infantil e orientadas pelo compromisso com a preservação da vida, organizadas em torno de três objetivos:
 a) religar as crianças com a natureza; 
Religar as crianças com a natureza, quer dizer que a criança tem que estar envolvida com a natureza desfrutar e admirar cada espaço, preservar e cuidar da vida de cada um ser existente na natureza, pois as mesmas possuem este direito de fazer relações constantes e diretas com a natureza.
b) reinventar os caminhos de conhecer; 
Reinventar os caminhos de conhecer, fala da prática que não são fundamentais para o conhecimento. Algumas práticas que são aplicadas e não tem função nenhuma para desenvolver uma boa aprendizagem.
c) dizer não ao consumismo e ao desperdício. Comente-os.
Dizer não ao consumismo é falar do desperdício, relata como deve ser aplicada às práticas desfrutando de uma troca de conhecimento valorizando cada estudo, cada descoberta sem desvalorizar o conhecimento e a vivência de cada ser vivo
5. Na prática educativa da educação infantil, a música é muitas vezes banalizada por ser utilizada de uma forma restritiva, como fonte de recreação das crianças, sinalização de atividades de rotina, tais como “boas vindas”, “lavar as mãos”, “alimentar-se”, “formar fila”, auxiliar na transmissão de conhecimentos sobre datas, hábitos e costumes, ou recurso pedagógico para o ensino de conteúdos específicos, como os ligados à alfabetização, conforme vimos com o exemplo da música da barata. Muitas vezes isso acontece em função dos profissionais não terem uma formação musical no curso de Pedagogia e, portanto, ignorarem sua riqueza cultural e social e o valor que a educação musical pode assumir na formação do ser humano. Semelhantemente acontece com as questões relativas ao movimento e à corporeidade infantis, conforme evidenciamos nos estudos de Izabel Galvão, ao falar das “Cenas do cotidiano escolar: conflito sim, violência não!”. Diante do que foi estudado, busque levantar relatos de profissionais da Educação Infantil acerca de suas práticas pedagógicas no tocante à música e ao movimento na Educação Infantil. Para tal, é importante considerar ao menos dois depoimentos, de modo que seja possível fazer uma reflexão e uma análise crítica comparativa, tomando como referência a bibliografia estudada.
Ao que se refere à música, ela está ligada desde a formação da criança, ou seja, no ventre, a partir do momento em que a criança vai a escola a musicalização vai está presente em todos os aspectos, como a contar, aprende a fazer movimentos, a música trabalha em si à linguagem oral, a criança aprende cantando, como fala a música da barata, ao canta-la a criança percebe que a barata é mentirosa, e com a música pode se trabalhar em conjunto para a formação da criança, que aprende a hora de entrar na sala de aula, a hora do lanche e é dessa forma que ela prende com facilidade. 
 6. O texto 6, a unidade 3 do Manual de Estágio em Educação Infantil traz algumas ideias e exemplos de práticas cotidianas desenvolvidas em muitas instituições de Educação Infantil, no que se refere à Matemática. Analise-as criticamente, apontando sugestões que permitam repensar tais práticas.
A leitura proposta nos faz notar e pensar sobre as praticas que estão sendo estabelecidas no cotidiano das instituições de Educação Infantil, práticas essas que em alguns casos são mal conduzidas pelo fato do professor executante ter uma má relação com a matemática. 
As sugestões que podemos incluir para que a matemática se faça presente no cotidiano das crianças, pois como se é citado no texto à mesma já faz parte de suas vidas desde o nascimento, constituem-se em que primeiramente o professor busque estabelecer uma boa relação com a matemática, que busque métodos e maneiras criativas e que respeite o tempo das crianças, utilizando ao invés de formas rudes e cansativas a ludicidade e as cenas cotidianas para incluir a matemática na vida das crianças fazendo com que assim ela venha a ser uma pratica prazerosae que gere indivíduos que considerem e vivam a importância da matemática.

Continue navegando