Buscar

Juncoes celulares especializacoes da membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de Junções Celulares 
Para formar os tecidos, as células se unem de modo a permitir a comunicação e o trabalho em conjunto entre elas. Assim, as células desenvolveram várias especializações em suas membranas para se unirem e, a partir de vários tipos de junções, trocarem informações, se ancorarem, absorverem, secretarem, contraírem, entre outros. Do mesmo modo, em processos fisiológicos de multiplicação e morte celular programada, ou ainda processos patológicos, essas junções também podem ser desfeitas.
Já em células animais, as junções celulares, são classificadas em ancoradouras, comunicantes ou bloqueadoras. 
 microvilosidades
Microvilosidades
São dobras na membrana plasmática na superfície das células intestinais que aumentam a superfície de contato e, consequentemente, aumentam a absorção de nutrientes. 
Interdigitações 
As interdigitações são junções laterais formadas pelas invaginações e evaginações das membranas de duas células vizinhas. Elas permitem uma maior aderência entre as células e estão relacionadas ao aumento da área de contato entre elas. 
Desmossomo 
O desmossomo é uma junção ancoradoura que faz com que uma célula esteja aderida à outra. Ele é formado por duas partes, uma em cada célula, das quais partem filamentos que se associam, juntando as células. A ancoragem dos desmossomos acontece nos filamentos intermediários do citoesqueleto. Existe outra estrutura, denominada hemidesmossomo, que é parecida com o desmossomo, mas possui função diferente. O hemidesmossomo conecta a membrana plasmática de células epiteliais à lâmina basal (matriz), na qual os epitélios se localizam e não as células entre si.
Junção Aderente (zônula aderente)
A junção (ou zônula) aderente se assemelha ao desmossomo devido à função de ancoragem. São muito frequentes em células musculares cardíacas e em epitélios de revestimento. Essas junções se ancoram em filamentos de actina.
Junção comunicante (GAP)
A junção comunicante pode se apresentar de diferentes formas e tamanhos, pois pode ser feita e desfeita de acordo com a concentração ou dispersão de proteínas transmembranas, chamadas conexinas. Como o nome sugere, essa junção conecta as células, permitindo a sinalização celular por meio de íons ou pequenos peptídeos sinalizadores que passam de uma célula para a outra pelos canais formados pelas conexinas. 
Junção Compacta (Junção Ocludente)
A junção compacta ou zônula de oclusão é classificada como bloqueadora, pois bloqueia e impede a passagem de substância no espaço entre duas células (espaço intercelular). Assim, as substâncias do meio extracelular não ultrapassam a zona de bloqueio sendo transportadas obrigatoriamente pelo citoplasma das células unidas. Essa junção ainda permite que a célula tenha polos apical (ápice) e basal (base), pois impede a dispersão ou migração de elementos da membrana plasmática, impossibilitando-os de fluir pela região do cinturão de bloqueio. Lembre-se que os invertebrados possuem uma junção similar à ocludente que é chamada de junção septada.
Complexo Juncional ou Unitivo
As junções celulares são importantes para os diferentes tipos de tecidos e, por isso, as células de alguns tecidos podem possuir mais de um tipo, formando os complexos juncionais (ou unitivos). Por exemplo, o complexo juncional é o conjunto de junções celulares obrigatórias entre células epiteliais intestinais, os enterócitos. Assim, no epitélio intestinal, do ápice para a base, os enterócitos estão conectados por junções compactas, junções aderentes e desmossomos, obrigatoriamente nessa ordem. 
Já os complexos juncionais de outros órgãos, no entanto, não precisam estar nessa ordem e podem apresentar outros tipos de junções. Os discos intercalares do tecido muscular estriado cardíaco, inclusive, são exemplos de complexos juncionais formados por desmossomos, junções aderentes e junções comunicantes.

Outros materiais