Buscar

Atividade Avaliativa 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa 7
1 - Na saúde cardiovascular tem-se trabalhado com fatores de risco emergentes de risco cardiovascular, como fatores inflamatórios e a hiperhomocisteínemia. Sabe-se que existe uma inter-relação entre as vitaminas de complexo B e o metabolismo de homocisteína.
Cite os agentes associados à depuração de homocisteína.
R: A concentração plasmática de homocisteína é influenciada por fatores nutricionais, e as vitaminas que funcionam como cofatores no seu metabolismo são, vitaminas B6 (piridoxina), B12 (cianocobalamina) e B9 (ácido fólico). Sendo assim, o aumento no consumo de alimentos fontes dessas vitaminas é um método simples, eficaz e econômico na prevenção da hiperhomocisteinemia, e em alguns casos a suplementação.
2 - As vitaminas hidrossolúveis são subdivididas, essencialmente, em vitaminas de complexo B e vitamina C. Das vitaminas de complexo B, temos as principais coenzimas de metabolismo energético: tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina e biotina.
Cite quatro situações clínicas alvo para reposição de tiamina.
R: A Tiamina, conhecida também como Vitamina B1 ou Aneurina, faz parte do grupo das vitaminas hidrossolúveis. E ela deve ser reposta clinicamente nos casos de: 
- Etilismo crônico: onde o alto consumo de álcool prejudica sua absorção, interferindo no transporte ativo da substância; 
- Pós-operatório de cirurgia bariátrica: nesse caso, há uma diminuição do consumo alimentar juntamente com quadros de vômitos, sendo assim, prejudicando sua absorção intestinal;
- Anorexia nervosa: pois a deficiência de tiamina pode contribuir para alguns dos seus sintomas neuropsiquiátricos como, depressão e déficits cognitivos, tornando-se necessária a realização de exames para avaliar sua necessidade de suplementação;
- Cardiomiopatia: pois a reposição da tiamina pode ajudar em um desempenho melhor do miocárdio, principalmente pelo uso prolongado de diuréticos pelos pacientes.

Continue navegando