Buscar

Metodologia do ensino de geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia do ensino de geografia
1. A metodologia de ensino é um conjunto de procedimentos e etapas que irá garantir o desenvolvimento pleno das aprendizagens e irá nortear as estratégias didáticas e as ações pedagógicas. Sobre a metodologia de ensino e as discussões atuais referentes a essas questões é correto afirmar que:
Você acertou!
A. a metodologia é uma das ferramentas mais importantes no processo de ensino-aprendizagem, pois ela irá nortear um conjunto de ações adotadas na práxis pedagógica.
A metodologia de ensino representa as etapas de uma aula, ou seja, o caminho adotado para se chegar aos objetivos de aprendizagem. No entanto, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não fala sobre a adoção de um mesmo padrão metodológico. Apesar de metodologias inovadoras serem criadas e implementadas, ainda há um uso muito grande de metodologias tradicionais. As metodologias inovadoras vêm apresentando resultados positivos no ensino e isso tornou a discussão sobre as metodologias ainda mais recorrente e necessária.
2. As correntes pedagógicas foram alteradas e deram origem a novas perspectivas e métodos de ensino. A Geografia, nesse contexto, passou a ser ensinada com a utilização de novas metodologias e novas ferramentas didáticas que foram incorporadas na práxis docente. Com base no enunciado, é correto afirmar, sobre os paradigmas da educação, que:
Você acertou!
C. o construtivismo ganha cada vez mais importância, principalmente com o debate acerca das metodologias ativas.
O construtivismo é uma corrente predominante e ganha mais espaço com o uso de metodologias ativas que permitem ao aluno construir seu saber a partir de práticas, ser ativo e participativo. As correntes tecnicistas e o positivismo pedagógico não prevalecem como paradigma atual. As metodologias ativas surgiram recentemente para designar processos educacionais em que o aluno protagonize a construção dos conhecimentos a partir de projetos, problemas ou indicação de respostas. Apesar do seu efeito positivo na educação, ela não substituiu todas as metodologias, muito pelo contrário, acabou ocorrendo o surgimento de várias metodologias de ensino.
3. No Brasil, as políticas educacionais e as legislações sofreram grandes mudanças após a década de 1990. Atualmente, foi implementada uma nova Base Nacional Comum Curricular, que objetiva integrar o currículo entre os entes federativos e adotar a mesma linguagem nos objetivos educacionais. A atual Base Nacional Comum Curricular, ao tratar das metodologias de aprendizagem, incentiva:
Você acertou!
C. o uso diversificado de metodologias e diferentes estratégias de ensino.
A nova BNCC vai primar pelo desenvolvimento de habilidades e competências, com isso, vai incentivar o uso de tecnologia, da interdisciplinaridade e da transversalidade. Para isso, o uso de metodologias diversificadas é essencial, não havendo um tratamento preferencial em relação a nenhuma metodologia nem mesmo abandono. A BNCC também não trata sobre projetos comunitários.
4. O processo de ensino deve ocorrer de modo planejado para que os objetivos sejam trabalhados da melhor forma possível e os caminhos e procedimentos adotados levem ao aluno uma compreensão profunda acerca dos temas e dos objetivos. Sobre o processo de planejamento de aula, podemos ressaltar que:
Você acertou!
B. o planejamento das aulas deve ser constante e buscar pelo desenvolvimento de habilidades e competências inerentes ao conhecimento geográfico.
O planejamento de aulas deve ocorrer sempre, inclusive para adoção de possíveis mudanças caso a aula ou a metodologia não esteja surtindo o efeito desejado. Todos os conteúdos trabalhados devem estar no planejamento e, além disso, os materiais, a metodologia e a avaliação também fazem parte do planejamento das aulas. Assim, mesmo com uso de metodologias tradicionais, ou ativas, com ou sem uso de tecnologia, todas as aulas devem ser planejadas.
5. A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa que se tornou bastante discutida nos últimos anos devido ao seu caráter funcional e dinâmico em sala de aula. Nesse contexto, a adoção de metodologias como essa tem acontecido cada vez mais, por docentes do Brasil todo. Sobre essa metodologia é correto afirmar que:
Você acertou!
E. vem ganhando amplo espaço no ambiente escolar por permitir o trabalho em grupos engajados com problemas reais, tornando o aluno protagonista na construção do conhecimento.
Essa metodologia permite e facilita o trabalho em grupos e prima por soluções de problemas reais, assim torna o aluno protagonista na aprendizagem. Ela pode ser com trabalho de estudos locais ou não; pode se ter uma temática com contexto mais amplo de cunho mais genérico como aquecimento global, entre outros. Dentro dessa metodologia podem ser inseridos vários temas interdisciplinares enriquecendo a aula. Apesar dessas metodologias terem conquistado amplo espaço, elas não substituem as metodologias tradicionais.

Continue navegando

Outros materiais