Buscar

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARASITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – PARASITOLOGIA CLÍNICA
Leia atentamente as afirmativas abaixo marcando “V” para verdadeiro e “F” para falso:
(F ) Três são as vias consideradas como principais na transmissão do Toxoplasma gondii: ingestão de oocistos presentes em alimento ou água contaminadas, jardins, caixas de areia, latas de lixo; Ingestão de cistos encontrados em carne crua; E a via congênita ou transplacentária
(F ) Na toxoplasmose o hospedeiro definitivo é onde o parasito vive a fase adulta ou de reprodução assexuada, dessa forma, afirmamos que os hospedeiros definitivos do Toxoplasma gondii são os felídeos, representando os principais reservatórios da infecção.
(V ) A Giardíase é causada pelo protozoário Giardia lambria, manifestada clinicamente com diarréia e gastroenterite. Para confirmar a suspeita clínica, deve-se fazer o exame parasitológico de fezes nos pacientes para a identificação de cistos ou trofozoítos.
(V ) A fase sexuada do ciclo biológico da toxoplasmose ocorre nas células do epitélio intestinal de felídeos jovens não imunes, correspondendo estes a hospedeiros intermediários da doença.
(V ) Para que ocorra a transmissão congênita da toxoplasmose a gestante precisa estar na fase aguda da doença ou, que ocorra a “reagudização” do processo durante a gravidez.
(V ) Sabe-se que cães e gatos também podem albergar a Giardia lamblia e, desta maneira, serem importantes transmissores do parasita diretamente pelo contato com estes animais.
(F ) Quanto a cistos de Entamoeba histolítica, não precisamos nos preocupar, pois, os mesmos não são patogênicos da doença, ao contrário da Entamoeba coli.
Entamoeba histolítica= invasiva, patogênica
(F ) A ingestão de carne “mal assada” ou “mal passada”, não permite a infecção em seres humanos com o Toxoplasma gondii, pois esta forma é destruída no estômago, devido ao pH ácido. Ingestão de cisto na carne crua ou mal passada;
(F ) Se uma gestante tem anticorpos de classe IgG contra o Toxoplasma gondii é sinal que ela tem grande possibilidade de infectar o embrião/feto, e desenvolver a toxoplasmose congênita, a forma mais grave da doença. IgM 
(F ) Na toxoplasmose congênita quanto antes o feto for infectado, maiores são as chances de sobrevivência, pois a resposta imune será mais precoce.
1° TRIMESTRE PODE OCORRER ABORTO
(V ) Na toxoplasmose clínica, onde uma paciente apresenta a fração IgG e IgM reagentes, a mesma não precisa se preocupar, pois, além da Imunidade ativa pela fração IgG reagente, tem a IgM reagente, o que significa cronicidade da doença.
(V ) A principal forma de infecção por giardíase se da pela ingestão de alimentos e água contaminados com fezes contendo cistos, por isso, para evitar a contaminação e essencial que se tome medidas profiláticas de higiene.
(F ) Na Doença de chagas o ciclo evolutivo é monoxênico, devido a fase evolutiva se desenvolver apenas em um único hospedeiro; o barbeiro.
HETEROXENICO
(_F_) No homem, a fase pré-eritrocítica do Plasmodium se dá no enterócito
(_F_) A “quartã benigna”, causada pelo Plasmodium malarie, tem ciclos de esquizogonia que variam de 36 a 48 horas.
(_F_) No Brasil a malária pode ser causada pelos Plasmodium vivax, P. malarie e P. ovale.
(_F_) Os mosquitos do gênero Culex são os hospedeiros definitivos do Plasmodium.
( V ) A toxoplasmose é uma zoonose que, no homem, pode cursar com quadro clínico variado, desde infecção assintomática até manifestações como: toxoplasmose febril aguda, toxoplasmose ocular, toxoplasmose congênita.
( F ) A doença de Chagas é transmitida para outras pessoas apenas pela transfusão de sangue de um paciente contaminado.
2) Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o tipo de parasitose, o seu agente causador e o agente transmissor.
a) úlcera de Bauru, Trypanosoma cruzi e Triatoma infestans
b) malária, Plasmodium vivax e Phlebotomus sp.
c) elefantíase, Enterobius vermicularis e Culex sp.
d) esquistossomose, Schistosoma mansoni e caramujo planorbídeo
e) doença do sono, Leishmania Brasiliensis e mosca tsé-tsé

Continue navegando