Buscar

Resumo geografia

Prévia do material em texto

Resumo – Prova geografiaDiferença entre litosfera e astenosfera:
A astenosfera é uma camada menos rígida e com altas temperaturas mais elevadas
Camadas internas da terra: 
- Litosfera 
- Astenosfera 	 
- Mesosfera 
- Núcleo externo Endosfera
- Núcleo interno 
Movimento do manto:
O manto terrestre é aquecido quando encosta no núcleo, fica menos denso e sobe em direção a encosta onde resfria e volta a cair em direção ao núcleo.
Movimentos das bordas das placas tectônicas:
· Borda convergente: Colidem uma com a outra -> <-
· Borda divergente: Vão para direção oposta <- ->
· Bordas conservativas: deslizam lateralmente 
Relevo: Transformação
Agentes endógenos - são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície.
· Vulcanismo
· Terremotos Intemperismo: conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
Intemperismo físico:
consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua. Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. 
O que provoca o intemperismo físico?
A variação de temperatura das rochas, principal fator do intemperismo físico, se deve ao constante aquecimento pelo sol seguido do brusco resfriamento pelas chuvas. Com isso, as rochas contraem e dilatam continuamente, o que causa sua fragmentação.
Intemperismo químico: 
é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas. O ambiente em que as rochas se formam costuma ser diferente da superfície terrestre. Dessa forma, quando essas formações rochosas afloram, encontram condições e elementos como água e oxigênio que tornam os seus minerais quimicamente instáveis. Assim, para se estabilizarem, eles passam por transformações químicas, alterando assim a sua composição. Pode-se observar, nesses casos, a modificação dos solos ou das rochas, quando esses mudam as suas aparências ou sua composição, ficando mais úmidos ou mais secos, por exemplo.
· Atividades sísmicas
Agentes exógenos – são aqueles que surgem ou agem acima do relevo, ou seja, na superfície. Causadores de erosão 
· Chuva
· Vento 
· Neve Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes exógenos
· Geleiras 
· Mar
· Humanos
· Rios
Tipos de erosão: 
Pluvial – ChuvaDiminuir a erosão: 
Plantar tipos diferentes de plantas, fazer degraus no solo (terraceamento), fazer curvas de nível (arar o solo e depois semeá-lo seguindo as cotas altimétricas do relevo
Eólica – Vento
Nival – Neve
Glacial – Geleiras 
Marinha – Mar
Antrópica- Humano
Fluvial – Rios
Solos:
Principais horizontes e camadas dos solos
Horizonte O – é um horizonte de constituição orgânica. Pode ser formado em ambientes com excesso de água (encharcados), como várzeas, veredas, pântanos, mangues, etc. Nesse caso, ele é reconhecido como horizonte H. Já nos ambientes sem encharcamento, recebe a denominação de horizonte O. Geralmente são formados por vegetação florestal, onde o aporte de matéria orgânica é muito grande.
Horizonte A – é um horizonte de constituição mineral, cujas características (cor, estrutura e consistência) são associadas à presença de matéria orgânica decomposta, húmus.
Horizonte E – horizonte de constituição mineral, cujas características (como cor e textura, principalmente) indicam perda de argila ou húmus por transporte de material. A letra E está associada ao processo de eluviação (perda) que, quando é muito acentuada, deixa o horizonte E completamente branco (presença marcante de areia), recebendo a adjetivação de horizonte E álbico.
Horizonte B – horizonte de constituição mineral, cujas características (cor, textura, estrutura, etc.) refletem a atuação dos processos de formação do solo. Geralmente, o horizonte B já não apresenta características do material de origem, pois elas já foram alteradas pela pedogênese.
Horizonte ou camada C – é de constituição mineral, sendo considerado horizonte quando formado pela alteração do material de origem, ou seja, associado ao intemperismo da rocha (formação in situ) e, muitas vezes, ainda apresenta alguma característica desta.
Camada R – trata-se da rocha não alterada.
O solo é composto por: 
Matéria mineral, matéria orgânica, água e ar.
5 fatores que afetam a formação do solo:
· Rocha Matrix
· Clima
· Relevo
· Organismos
· Tempo
Pandogênese: Processo de formação do solo.
O solo é formado pela desagregação física e de composições químicas das rochas.
Resumo intemperismo 
Físico - Variação de temperatura que faz com que as rochas se fragmentem.
Químico - Resulta da ação da água sobre rochas, provocando mudanças na composição dos minerais.
Mais sobre o movimento do manto

Continue navegando