Buscar

ALINE_GOMES_CAMPOS_PERICIA

Prévia do material em texto

Perícia Contábil
Análise acerca do seu conceito e aplicabilidade profissional.
Universidade Unigranrio
Aluna: Aline Gomes Campos - 2110921
Docente: Hugo Cardozo
Disciplina: Perícia Contábil e Arbitragem
Semestre: 2022.1
Introdução
A perícia é uma das práticas previstas dentro da norma contábil e dentro dela possuindo suas particularidades. Podendo ser duas, especificamente, judicial ou extrajudicial. A prática é muito comum na Justiça do Trabalho e na Justiça Estadual. Faz-se necessário uma autorização prévia do juiz para que o perito possa atuar e eventualmente apresentar laudos.
A perícia contábil é de suma importância nas decisões judiciais e é um recurso prescrito na modalidade jurídica prevista na Norma Brasileira de Contabilidade, que visa estabelecer uma norma documental, testemunhal e bem como o depoimento pessoal a fim agrupar estratégias técnicas que vão servir de objetivo para formulação de um laudo ou arbitrar sobre questões contábeis desde que, este laudo possua exame, vistoria, estudo, avaliação e certificado de modo a julgar cada caso com base nos parâmetros legais. Entretanto, há dois tipos de perícia contábil que podem ser aplicadas como tática: a judicial e a extrajudicial. Sendo a primeira a extrajudicial, é correto afirmar que ela é usada como instrumento de avaliação de bens e direitos. E a judicial como sendo coordenada por via de um perito contador, previamente aprovado por um juiz, e que vai encadear uma determinada causa e por fim, dar o seu parecer acerca do assunto. Sendo assim, a metodologia pericial é o único e mais eficaz modo de avaliar e provar questões materiais que são colhidas dentro da análise e ação. A perícia contábil é bastante solicitada em áreas como a Justiça do Trabalho devido ao grande fluxo de processos trabalhistas que têm ocorrido nos últimos anos e devido a isso, urge a necessidade de profissionalizar mais pessoas a estarem aptas para realização tal procedimento. E desse modo, sendo fundamental para futuras apurações de sentenças em cada caso. O profissional perito que realiza a perícia é retratado como sendo como sendo de inteira confiança do juiz, pois é indicado por ele mesmo para avaliar as situações. O laudo precisa conter perguntas e até mesmo questões á serem determinadas pelo juiz em questão ou até mesmo por via das partes de interesse que a solicitaram.
Contudo, a atividade pericial contábil é privativa apenas aos contadores habilitados pelo Conselho Regional de Contabilidade da sua respectiva jurisdição. A prática está prevista em lei nos artigos 25 e 26 por via de um decreto nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Exercer a função de perito – tendo sido anteriormente designado como contador - é um trabalho de alto nível de competência pois demanda conhecimentos técnicos contábeis que auxiliam diretamente na ocorrência da perícia. Deve-se analisar livros, documentos que constam acontecimentos fatídicos e bem como os registros de transações. O exercício da função deve se atentar para manter a norma legal e assim sendo, sua ética profissional.
A legislação prevê resoluções como a CFC 1.243/2009 e a 1.244/2009. A primeira, respectivamente, estabelece procedimentos e regras á serem seguidos e observados pelo perito no âmbito judicial e extrajudicial, bem como também a arbitral. De modo que, o esclarecimento dos aspectos factuais sejam esclarecidos pelo exame, indagação, vistoria, avaliação e a certificação feita pelo perito contador. Na segunda resolução, denota-se que fica prescrito as áreas de atuações inerentes ao contador que atua assim, na forma de perito. Dentre as áreas que este pode vir atuar, é comum destacar, por exemplo, avaliações de fundos de comércio; levantamentos de balanços especiais a fim de determinações acerca do patrimônio líquido; assistência dada ao administrador judicial na recuperação judicial, extrajudicial e falência (Lei nº 11.101-05), e aos liquidantes de qualquer massa ou acervo patrimonial destacado para apuração; e também o exercício do magistério das disciplina de Perícia Contábil, nos Cursos de Ciências Contábeis em universidades públicas e privadas. Os setores previdenciários, cível, criminal e execução fiscal também são áreas do perito.
Por fim, tendo como vantagem a perícia contábil dentro das empresas, é importante citar que o perito, diferente do auditor, desenvolve o seu trabalho em profundidade e focado em determinado ponto, reportando-se a todos os fatos em questão. O resultado da pesquisa expressa com fidedignidade e profundidade todos os aspectos envolvidos na prova pericial. Entendendo que, uma perícia tem por objetivo demonstrar a verdade real dos fatos ou atos alegados como descritos pelo profissional executante, aquilo sobre o qual incide um direito ou uma obrigação. Portanto, é elemento de prova, diferente da auditoria, que é apenas uma opinião.
Referências bibliográficas;
https://www.crc-ce.org.br/fiscalizacao/informacoes-importantes/pericia-contabil/

Continue navegando