Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Depois que finalizamos a Unidade 1, temos ideia sobre a origem, definição e abordagens da ergonomia. Conforme Wisner (2004), essas abordagens diferenciam-se em anglo-saxônica e ergonomia francofônica. É importante ressaltar que as duas abordagens não existem no intuito de serem eleitas como a mais ou menos eficaz, mas como construtos complementares ao estudo da demanda da realidade de trabalho a ser investigada.
Portanto, a proposta do nosso fórum é que você liste:
a) Qual é o foco de cada uma das abordagens e as diferenças entre elas?
· Anglo-saxônico ou clássica: Atua sobre o conceito homem-máquina, no qual o foco principal é adaptar a máquina ao homem, utilizando de dados mensuráveis e técnicos para atingir os objetivos da ergonomia.
· Francês: estuda e analisa o comportamento entre o homem e a atividade exercida, cuja subjetividade e as variáveis externas e/ ou ao redor da atividade são analisadas para melhorar a interface entre o homem e seu local de trabalho.
 
b) Pesquise a respeito da psicodinâmica do trabalho e ergologia e faça a diferenciação bem como a comparação destas duas “ciências” com a ergonomia.
A Psicodinâmica do Trabalho é uma disciplina clínica que desenvolve seu trabalho ao analisar as relações entre o trabalho e a saúde mental.
A ergologia analisa o modo como o trabalho é realizado, ponderando entre a boa prática/ técnica e o que realmente está sendo executado, ou seja, se a atividade está sendo executada conforme orientação técnica ou se o trabalhador ou o ambiente “manipula” a execução da atividade.
Comparando as duas “ciências” com ergonomia quando buscamos o entendimento do bem-estar do trabalhador na prática laboral, pois pode haver inúmeras regras para executar uma atividade, porém o conhecimento e/ou habilidade do trabalhador pode determinar se a tarefa será feita da forma segura, confortável e eficaz, ou se será insegura, desconfortável e ineficiente.
 
c) Faça uma breve conclusão a respeito do material estudado.
Sobre as abordagens, a anglo-saxônica o homem em sua atividade faz parte do sistema, ou seja, sua atuação é determinada por conceitos técnicos. Já a ergonomia francófona o homem interage no sistema produtivo, de modo que, suas ações podem “navegar” no ambiente de trabalho de acordo com que está sendo proposto como tarefa. Ou seja, as duas abordagens ergonômicas se complementam, pois ambas as análises podem ser avaliadas dependendo da problemática a ser solucionada.
E as “ciências” psicodinâmica do trabalho e ergologia estão disponíveis para complementar as avaliações e estudos do ambiente de trabalho, pois a saúde mental e o modus operandi do trabalhador são questões inerentes ao processo produtivo.
 
Referências bibliográficas
Dias, Kelly Bossardi. “Ergonomia no brasil: comparativo entre a anglo-saxônica e a francesa” – Site: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/ergonomia-no-brasil; Acessado em: 15/06/2022
Cunha, Daisy Moreira. “Ergologia e psicossociologia do trabalho: desconforto intelectual, interseções conceituais e trabalho em comum. Artigo Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG); Acessado em: 15/06/2022

Mais conteúdos dessa disciplina