Buscar

História do Brasil Colonial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História do Brasil Colonial  Avaliação II – Individual 
1As Capitanias Hereditárias, de forma genérica, eram grandes latifúndios doados pelo rei de Portugal à iniciativa privada. Das quinze capitanias, apenas duas prosperaram. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as duas Capitanias Hereditárias que conseguiram progredir:
A
A capitania de Santana e a capitania de São Tomé.
B
A capitania do Rio Grande e a capitania de Porto Seguro.
C
A capitania de Pernambuco e a capitania de São Vicente.
D
A capitania de Santo Amaro e a capitania de Itamaracá.
2Portugal organizou uma expedição ao nosso território liderada por Martins Afonso de Souza, tentando evitar as invasões ao território brasileiro promovido por nações que questionavam a legitimidade do Tratado de Tordesilhas, Fazia-se necessário na época colonizar o Brasil para não perdê-lo. Nesse tempo França, Inglaterra e Holanda se aventuravam em nosso território desafiando o acordo que havia dividido o Novo Mundo entre Portugal e Espanha. Quanto à expedição de Martins Afonso e seus objetivos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Essa expedição pretendia mudar as prioridades do comércio com o oriente para o povoamento do território brasileiro.
B
Essa expedição pretendia patrulhar a costa brasileira contra corsários.
C
Essa expedição estabeleceu entrepostos para o comércio com o Oriente.
D
Essa expedição objetivava estabelecer concessões hereditárias de terras.
3Os 30 primeiros anos da chegada dos portugueses às terras brasileiras serviram de destino para algumas expedições para reconhecimento de território, convivência com os indígenas, como também houve a exploração da mão de obra do povo nativo para a extração do pau-brasil. Sobre o processo que levou à ocorrência da efetiva colonização no Brasil e as formas que a constituíram, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No período pré-colonial, a costa brasileira recebia vários visitantes curiosos e que a cobiçavam. Portugal, por medo de invasões, decidiu colonizá-la. ( ) O Brasil se tornou uma colônia agrícola e a policultura passou a fazer parte das paisagens do país, principalmente nas regiões nordeste e norte. ( ) No processo de colonização do Brasil, a produção da cana-de-açúcar no nordeste abastecia o mercado europeu e enriqueceu os senhores de engenho. ( ) A atividade agrícola realizada no Brasil, no processo de colonização, contou somente com escravização indígena, por terem predisposição ao trabalho braçal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - F - F - V.
D
F - V - V - F.
4O processo histórico da introdução do projeto civilizatório português para o povoamento e colonização do Brasil estava embasado em um tripé muito consistente. Sobre esse tripé, assinale a alternativa CORRETA:
A
O tripé está relacionado ao “plantation”, às Capitanias Hereditárias e à escravidão indígena.
B
O tripé está relacionado ao latifúndio, ao trabalho escravo e à monocultura.
C
O tripé está relacionado às Capitanias Hereditárias, ao Governo-Geral e à fundação de Salvador.
D
O tripé está relacionado aos jesuítas, aos bandeirantes e à exploração das Minas Gerais.
5
O domínio holandês em Pernambuco dividiu-se  em três fases. Sobre essas fases, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira fase, de 1630 a 1637.
II- Segunda fase, vai de 1637 a 1644.
III- Terceira fase, de 1644 a 1654.
(    ) É caracterizada pela guerra de reconquista, que resultaria na expulsão dos holandeses.
(    ) Seria marcada pela resistência dos luso-brasileiros, guerreando no interior contra a dominação.
(    ) É o período do florescimento do Brasil holandês. Nesta fase, são feitas as principais obras de urbanização no Recife por Mauricio de Nassau.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - I - III.
B
III - I - II.
C
III - II - I.
D
I - III - II.
6Após a organização dos engenhos, e seu desenvolvimento com sucesso, a sociedade açucareira passa a se organizar e dividir-se em classes de domínio e poder. Essa divisão em solo colonial muda conforme a fonte econômica de cada região. Exemplo claro dessa afirmação está entre a mineração e os engenhos de açúcar. Sobre o Engenho Colonial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A divisão social mineira era organizada em duas classes, sendo elas os ricos mineradores e os funcionários da coroa; os pequenos mineradores, comerciantes, tropeiros, soldados, profissionais liberais e padres. ( ) A divisão social açucareira era organizada em duas classes, sendo elas a do senhor de engenho e sua família e a dos seus dependentes, agregados e escravos. ( ) A divisão social açucareira era organizada em três classes, sendo elas a do senhor de engenho e sua família e a dos seus dependentes, agregados e dos escravos. ( ) A divisão social mineira era organizada em três classes, sendo elas os ricos mineradores e os funcionários da coroa; os pequenos mineradores, comerciantes, tropeiros, soldados, profissionais liberais e padres; por último, os escravos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - F - V - V.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - V.
7São Salvador da Bahia de Todos os Santos começou a ser construída no dia 1º de abril de 1549. Ela foi a primeira capital do Brasil, sendo que sua construção foi cuidadosamente planejada e coordenada pelo primeiro governador-geral do Brasil. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I- A região da atual Salvador foi escolhida para abrigar a capital do Brasil, pois tinha boa posição geográfica, além de possuir uma baía segura e um bom porto. II- O governador-geral do Brasil Mem de Sá foi o responsável pela construção da cidade, tendo em vista que a expedição de Tomé de Souza fracassou em seu objetivo. III- A construção de Salvador possui uma simbologia muito grande, pois representava os novos ideais de Portugal relacionados ao Brasil. IV- A fundação de Salvador foi um marco na mudança de mentalidade dos portugueses em relação ao Brasil. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa II está correta.
B
Somente a afirmativa III está correta.
C
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
8Os engenhos coloniais açucareiros foram estruturas montadas pelos portugueses, principalmente no Nordeste e na região de São Vicente, que viriam a se transformar em uma lucrativa indústria responsável pela fabricação do açúcar, muito utilizado na Europa como produto culinário. Partindo desse princípio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Apesar da cana já ter sido plantada no Brasil desde os primórdios da colonização, ela se transformou em um produto economicamente viável apenas a partir de 1530, com os estímulos oriundos das iniciativas de Martim Afonso de Souza. ( ) Desde os primórdios da colonização do Brasil já existia um acordo entre Portugal e Holanda relacionado à produção e comercialização do açúcar. Esta parceria foi prejudicada com a União Ibérica, resultando nas invasões holandesas no Brasil. ( ) Com a intensificação da colonização no Brasil, portugueses e espanhóis começaram a investir grandes somas de capitais na fundação de engenhos e na consequente plantação de grandes áreas destinadas ao cultivo da cana-de-açúcar. Com o final desta parceria entre portugueses e espanhóis, há o rompimento do Tratado de Tordesilhas. ( ) Tudo estava conspirando para que o Brasil se transformasse no maior produtor mundial de açúcar. Para se ter uma ideia, em 1628 já haviam sido instalados em torno de 235 engenhos, a grande maioria no Nordeste. Quanto à invasão holandesa, a produção de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande do Norte ultrapassou 1 milhão de arrobas anuais. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - F - V.
C
V - V - F - V.
D
V - V - V - F.
9Frei Vicente Salvador foi um religioso e historiador que escreveu uma História do Brasil no século XVII,afirmando nosso país ser uma nação de caranguejos, que apenas arranhavam as costas atlânticas. O interior brasileiro foi penetrado, em grande parte, após o século XVII, pelos bandeirantes, um grupo de exploradores que saindo de São Vicente e São Paulo de Piratininga, desbravaram os sertões brasileiros. Com relação às motivações do empreendimento destas expedições, analise as sentenças a seguir: I- Os bandeirantes tinham como uma de suas motivações a busca de metais preciosos. II- Os bandeirantes tinham como motivação a busca por indígenas para a escravização. III- As bandeiras eram expedições de caráter científico, vinculados ao desenvolvimento da cartografia e da topografia. IV- As bandeiras foram expedições de cunho religioso, que visavam a converter os indígenas ao protestantismo calvinista. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças II e IV estão corretas.
10A expedição de Martim Afonso representou a transição entre dois modelos de colonização intentados por Portugal nas terras brasileiras. Essa expedição visava estabelecer patrulhas na costa do Brasil e estabelecer colônias em nosso território. Com a expedição de Martim Afonso, Portugal tinha como objetivo garantir a posse da terra e abrir alternativas para o comércio. Com relação à expedição de Martim Afonso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A presença de corsários estrangeiros na costa foi uma das motivações dessa expedição. ( ) A concessão aos povoadores trazidos pela expedição era de caráter hereditário. ( ) Foi preciso dar suporte ao Brasil no comércio muito lucrativo com o Oriente. ( ) Portugal tinha esperança de encontrar metais preciosos com essa expedição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - V - F.
D
F - V - F - V.

Continue navegando