Buscar

Brasil colônia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Brasil colônia
O Brasil Colônia refere-se ao período histórico compreendido entre o descobrimento do Brasil, em 1500, e a independência do Brasil, em 1822. Durante essa fase, o território brasileiro foi uma colônia de exploração e exploração econômica por parte de Portugal. Aqui estão alguns pontos-chave desse período:
1. Chegada dos Portugueses:
 - O Brasil foi "descoberto" pelos portugueses em 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral. Inicialmente, a presença portuguesa se concentrou no litoral.
2. Pau-Brasil e Exploração Inicial:
 - A primeira atividade econômica expressiva foi a extração do pau-brasil, uma árvore com madeira vermelha valiosa. Essa atividade, inicialmente predatória, estabeleceu o padrão inicial de exploração dos recursos naturais.
3. Ciclo do Açúcar:
 - O século XVI viu o início do Ciclo do Açúcar, com a introdução das plantações de cana-de-açúcar. Grandes áreas foram dedicadas à produção de açúcar, e houve uma intensa utilização de mão de obra escrava africana.
4. Sistema de Capitanias Hereditárias:
 - Para estimular a colonização, Portugal dividiu o território em capitanias hereditárias, concedendo faixas de terra a donatários que deveriam promover o povoamento e a exploração econômica.
5. Ciclo do Ouro:
 - No final do século XVII, descobriu-se ouro na região de Minas Gerais, desencadeando o Ciclo do Ouro. Isso atraiu uma intensa migração e levou à criação de novos centros urbanos.
6. Influência Jesuíta:
 - A Companhia de Jesus, representada pelos jesuítas, desempenhou um papel significativo na educação e na catequização dos povos indígenas.
7. Inconfidência Mineira:
 - No final do século XVIII, ocorreu a Inconfidência Mineira, um movimento de revolta em Minas Gerais contra a coroa portuguesa. Apesar de não ter sido bem-sucedido, representa um marco nos sentimentos independentistas.
8. Transferência da Corte Portuguesa:
 - Em 1808, com a invasão napoleônica em Portugal, a família real portuguesa transferiu-se para o Brasil, transformando o país em sede do Império Português.
9. Independência:
 - Em 1822, o Príncipe Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, pondo fim ao período colonial e iniciando a fase imperial brasileira.

Outros materiais