Buscar

adg2 fundamentos de investigação e criminalistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Entre os Princípios do Direito, a ampla defesa, o contraditório e a isonomia são considerados os pilares do Processo Penal, que fazem parte de um conjunto principio lógico que deve nortear a investigação e condenação de quem quer que seja.
Sobre os Princípios do Processo Penal, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) De acordo com o Princípio da Isonomia, todo investigado ou réu devem estar acompanhados de um profissional devidamente habilitado e tecnicamente preparado.
· b) Em relação ao Princípio do Contraditório, o réu não tem o direito de ele próprio se defender em situações específicas, como no interrogatório ou mesmo para recorrer contra uma sentença desfavorável.
· c) Somente um profissional formado que seja advogado ou defensor terá condições defender adequadamente os interesses do acusado, de acordo com o Princípio da Ampla Defesa. Alternativa assinalada
· d) No Princípio da Ampla Defesa, a defesa dever ser informada de alguns atos realizados nos autos, bem como deve-se garantir a ela o direito de reagir com a mesma intensidade.
· e) O investigado deve estar acompanhados de um profissional devidamente habilitado e tecnicamente preparado, e ao réu é facultativo a defesa por advogado conforme o Princípio do Contraditório.
2) O processo penal é um instrumento da jurisdição que viabiliza a aplicação da lei penal. Já o procedimento, também chamado de rito processual, é a sequência de atos processuais, ordenadamente encadeados, vistos da perspectiva externa, sem qualquer preocupação com o seu destino.
LIMA, Renato Brasileiro. Manual de Processo Penal. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2017. 
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas: 
I – O procedimento comum ordinário, sumário e o sumaríssimo são espécies de procedimentos.
II – O procedimento deve legitimar uma decisão, pelo que a sentença será construída ao longo do julgamento pelo juiz natural.
III – Na fase processual, tem-se a formação da relação entre três sujeitos: o juiz, o promotor de justiça e o delegado, que julgará o processo.
IV – Os procedimentos especiais são previstos para apurar crime de drogas, contra determinadas autoridades públicas e crimes praticados por funcionários públicos.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se a firma em:
Alternativas:
· a) I e II.
· b) I e IV. Alternativa assinalada
· c) I, II e III.
· d) I, III e IV.
· e) II, III e IV.
3) Para que haja um sistema, é imperiosa a existência de uma ideia fundante e de um conjunto de normas que decorre dessa premissa. Basta, portanto, identificar o princípio unificador de cada sistema processual penal para saber de qual sistema estar-se-á tratando. A doutrina consegue enxergar ao menos três sistemas processuais penais existentes no ordenamento jurídico: acusatório, inquisitório e misto.
LIMA, Renato Brasileiro. Manual de Processo Penal. 2. ed. Salvador: Juspodivm, 2017.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: 
(   ) O sistema acusatório é aquele que orienta um processo com uma disputa entre parte, deixando o julgador distante para apreciar provas e argumentos.
(   ) No modelo inquisitório, o julgador ganha protagonismo, assumindo ele próprio a função de acusação e defesa.
(   ) O modelo misto mescla as características do sistema acusatório e inquisitório,  em fases distintas.
(   ) No sistema inquisitório o julgador estará distante se as partes assim solicitarem, sendo facultativo a  apreciação de provas e alguns documentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a) V – V – F – F.
· b) F – F – V – V.
· c) V – F – V – F.
· d ) V – F – V – V.
· e) V – V – V – F. Alternativa assinalada
4) No direito processual penal, existem medidas que podem ser decretadas ao longo do inquérito ou do processo a fim de proteger as provas, para impedir que o acusado fuja de suas responsabilidades ou mesmo evitar a prática de novos crimes. Dentre as formas de prisão cautelares, estão a prisão temporária, prisão preventiva e a prisão em flagrante.
Sobre as prisões cautelares, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a) Pode-se efetuar a prisão preventiva ou temporária quando o suspeito ainda está executando o delito, ou ainda, quando acaba de cometer o crime.
· b) A prisão em flagrante ocorre quando a autoridade policial de forma obrigatória ou qualquer cidadão facultativamente detém um suspeito que tenha cometido um crime Alternativa assinalada
· c) A prisão temporária ocorre quando o suspeito é perseguido logo após o cometimento da infração e, por fim, quando encontrado logo depois dos fatos e com instrumentos que façam presumir ser ele o autor do delito.
· d) Trata-se de prisão preventiva o momento em que  a autoridade policial, de forma obrigatória ou qualquer cidadão facultativamente, detém um cidadão que tenha possivelmente cometido um crime.
· e) A prisão em flagrante é uma medida acautelatória em que é restrita a liberdade de locomoção (por tempo determinado) de um indivíduo; ela é destinada a possibilitar as investigações a respeito de crimes graves, em sede de inquérito policial.

Outros materiais