Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

1) Como os experimentos de descarga de gases em tubos Crookes e outros mostraram que o  átomo é composto de pequenas partículas? 
A ampola de Crookes foi o experimento utilizado por Rutherford para descobrir o sistema planetário atual do átomo. Nesse sentido, temos ele bombardeou uma partícula radioativa em uma fina lâmina de ouro. Assim, ele percebeu que grande parte das partículas atravessam a lâmina de ouro e uma outra pequena partia batia na lâmina e voltava. Logo, ele concluiu que os átomos da lâmina de ouro possuíam um núcleo duro e maciço que faziam com que a pequena parte das partículas voltassem. Já em torno do núcleo temos uma eletrosfera grande com elétrons espalhados o que fazia as partículas atravessarem a lâmina.
2) Como as experiências de tubos Crookes mostram que os elétrons estão presentes em toda  matéria? 
Utilizando uma ampola de Crookes, Thomson observou que as emissões irradiadas pelo gás dentro do tubo eram desviadas no sentido da placa externa positiva, seja qual for o gás. Deste modo, ficou confirmada a presença de partículas subatômicas negativas, denominadas elétrons.
3) Compare os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. 
O modelo atômico de Dalton foi proposto pelo cientista, em 1808, para formular a teoria atômica com embasamento científico devido o mesmo ser apoiado pelas Leis de Lavoisier e Proust. Para Dalton, a matéria era formada por átomos indivisíveis e indestrutíveis.
O modelo atômico de Thomson foi proposto em 1897 e ficou conhecido como pudim de passas. Para Thomson o átomo apresentava natureza elétrica e era divisível.
Já o modelo atômico de Rutherford foi proposto em 1911, também é chamado de modelo planetário do átomo. Pra Rutherford o átomo possuía um núcleo, onde os prótons e os elétrons estariam presentes.
O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas
4) Compare as características das três partículas subatômicas: próton, nêutron e elétron.               
O próton tem carga positiva, massa de 1 u e fica no núcleo do átomo. O nêutron não tem carga, tem massa de 1 u e também fica localizado no núcleo do átomo. O elétron tem carga negativa, massa muito inferior às do próton e nêutron e fica na eletrosfera do átomo.
5) Quando um ou mais elétrons são removidos de um átomo, a partícula resultante é um íon  positivo. Explique. 
Isso ocorre porque os elétrons quando separados formam uma carga repeletiva, ou seja, os dois elétrons não se juntam mas, formando o que chamamos de explosão.
6) Descreva o modelo do átomo de Bohr. Como ele difere do modelo planetário proposto  anteriormente? 
 Se o elétron emitisse energia na forma de ondas eletromagnéticas, ele deveria perder energia potencial cinética, orbitando cada vez mais devagar e mais perto do núcleo. O modelo de Bohr difere da física clássica, então, ao prever uma partícula carregada girando sem perder energia (num estado estacionário).
7) Como a existência de um espectro de linha favorece o modelo atômico de Bohr?
A existência de um espectro de linha favorece o modelo atômico de Bohr pois comprova que dos valores das energias quantizadas, um elétron apenas em um átomo poderá ter valor de energia.
 8) Dê uma falha inerente à teoria de Bohr. 
A teoria de Bohr falha “porque as idéias fundamentais em que se baseia: órbitas estacionárias, validez das leis clássicas do movimento etc, não podem ser postas a prova sem cair em graves contradições."
9) O que é um fóton? Como a energia do fóton está relacionada com a frequência? E com o  comprimento de onda? 
Fóton é a menor porção de energia trocada em átomos. A energia de um fóton é proporcional á sua frequência, E= h.f. A frequência de um fóton é inversamente proporcional a seu comprimento de onda, comprimento de onda = c/f,onde c é a velocidade da luz e E=h/comprimento de onda 
10) Qual o comprimento de onda (em nanômetro) da luz vermelha que tem uma frequência de  4,20 X 1014 Hz? 
velocidade da luz (vacuo) = 3,00x10 elevado a 8 
frequencia = 4,20 x 10elevado 14 Hz
 
Comprimento de onda = (3,00x10 elevado a 8 m/s) / (4,20 x 10elevado 14 Hz)
Comprimento de onda = 7,14 x10 elevado a -7 metros
7,14 x10 elevado a -7 metros = 714 x 10 elevado a -9 nanometros