Buscar

ATV 1 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATV 1 – PROCESSOS DE FABRICAÇÃO MECÂNICA 
Imagine que você trabalha em uma empresa metalúrgica e necessita realizar alguns processos para atingir uma geometria bem especifica, requisitada pelo seu cliente. No estudo, desde o material ideal até o produto final, você deverá analisar características como: dureza, ductilidade, tenacidade e resiliência. Além disso, para atingir a geometria necessária você deverá passar por processos como: faceamento, chafragem, sangramento e furação, entre outras formas de usinagem. Com base no cenário apresentado, responda as seguintes questões:
a)  Uma vez que as características mecânicas são importantes, defina o conceito dos seguintes parâmetros: dureza, ductilidade, tenacidade, resiliência;
RESPOSTA:
Dureza: Como o próprio nome diz, ela define a resistência que determinado metal ou liga metálica terá em relação a determinadas situações, sendo assim, o mesmo poderá ser resistente a corrosão, abrasão, dentre outras ações. 
Ductilidade: A ductilidade representa basicamente a capacidade de um metal ou liga metálica de se deformar, ou seja, o quanto determinado material suporta uma modificação na estrutura sem sofrer com interferências negativas (rachaduras, trincas, dentre outros contratempos). Aço, ferro e cobre são exemplos de materiais com boa ductilidade. 
Tenacidade: A tenacidade define a capacidade de um material em absorver impactos, ou seja, o quanto determinado objeto suportará até romper em definitivo.  A tenacidade requer um equilíbrio de resistência e ductilidade.
Resiliência: A resiliência constitui a capacidade que dado material possui ao absorver determinada força e retornar a sua estrutura inicial, um bom exemplo dessa característica são as molas, que ao receber a energia de impacto, essa circula pelo material, mas não gera um dano permanente na estrutura em si. 
b) Conforme o enunciado, alguns processos de usinagem são necessários. Tomando como base os processos citados (faceamento, chanfragem, sangramento e furação), apresente uma definição de cada processo.
RESPOSTA:
Faceamento: Nessa situação, é utilizado normalmente uma ferramenta de corte a qual age de modo radial de acordo com as orientações selecionadas na mesma. Ou seja, a ferramenta age sobre a face oposta ao cabeçote, fazendo com que este se desenvolva de modo plano, com o intuito de obter uma face de referência para as medidas que derivam dessa face. 
Chanfragem: A chanfragem age de modo semelhante ao faceamento, porem, ao invés de cortar o objeto de modo a deixa-lo plano, a chanfragem atua no desgaste das bordas do mesmo, de acordo com as medidas dominadas pelo operador responsável. 
Sangramento: O sangramento também é de modo semelhante ao faceamente, mas ao invés de realizar o corte de modo plano, o sangramento trabalha nas laterais do objeto, fazendo cortes no mesmo de acordo com as medidas denominadas para a própria peça em questão. 
Furação: A furação como o próprio nome diz, denomina um “furo” realizado na peça, ou seja, esse ocorre com um desgaste mais profundo da mesma, no intuito de atingir a medida esperada para esta. 
c) Processos de usinagem podem se dividir em quatro categorias distintas. Apresente as categorias e cite ao menos um exemplo de processo para cada uma delas.
RESPOSTA:
Processo de usinagem com ferramenta de geometria definida: Nesse tipo de usinagem a sua aplicação é feita nas indústrias de forma geral. Dentre seus processos podemos destacar o processo de torneamento onde a ferramenta de corte utilizada é o monocortante. Esse processo acontece por meio de uma máquina-ferramenta conhecida como torno mecânico. O torno mecânico utiliza-se do movimento da peça presa na placa, ou castanha, sobre seu próprio eixo, e uma ferramenta de corte presa no porta-ferramenta, que realiza o movimento de avanço, moldando a peça.
Processo de usinagem com ferramenta de geometria não definida: Esse tipo de processo é também denominado como processo abrasivo e é o processo mais antigo conhecido. Esse processo se destaca pela alta precisão alcançada e por ser aplicado em todos os tipos de materiais, o processo chamado de retificação está presente nele onde ocorre por meio de uma máquina-ferramenta denominada retifica e acontece pelo abrasivo da peça com o rebolo.
Processo de usinagem por brunimento: Também se utiliza de ferramenta não definida e abrasiva. Sua característica principal é a baixa velocidade de corte que a ferramenta faz, combinando um movimento de rotação e linearidade caracterizando um formato cheio de hachuras. 
Processos de usinagem especiais: Também conhecido como processos não convencionais onde se faz o uso de outros mecanismos de remoção do cavaco. Sua principal características do processo é a não utilização de ferramentas de corte e remoção. Para isso utiliza-se energia térmica, energia mecânica, química ou associação de dois ou mais destas. Esses processos tem aplicabilidade maior no campo aeroespacial e nas indústrias de eletrônicos.

Continue navegando