Buscar

Aspectos Psicológicos da Pessoa com Deficiência Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspectos Psicológicos da Pessoa com Deficiência – Avaliação
1. Além de pensões e hospedarias específicas para esse público, cujo intuito era retirá-los da circulação das ruas e ainda usá-los como objetos de estudo, havia a chamada Nau dos Loucos, que quer dizer:
Transporte que levava os chamados loucos para cidades onde tinham clinicas, asilos especializadas em experimentos de choque, estes nunca mais voltavam para suas casas.
Uma embarcação que se propunha levar os chamados loucos para cidades onde tinham clinicas especializadas para tratamentos,
Uma embarcação que se propunha a navegar pelas águas calmas de rios e canais da Europa como um depósito para “loucos” e “leprosos”.
Um trem que se propunha levar os chamados loucos para cidades onde tinham clinicas especializadas para tratamentos.
2. A inclusão ocorre não apenas nas placas indicativas em filas preferenciais, mas por meio de ações que contribuem de fato para o reconhecimento das pessoas com deficiência. Dentre elas temos como verdadeiras as afirmativas:
I – O ensino de Libras para todos, depende do curso ou da vivência, para que essa língua seja disseminada em todos os países, tendo em vista que é a segunda língua oficial dos Países.
II – O uso de piso tátil e de placas indicativas, de semáforo sonoro, materiais e móveis em Braille para os cegos.
III – A adaptação da arquitetura dos móveis, dos carros, dos transportes públicos e das calçadas para os deficientes intelectuais.
IV – O uso da comunicação alternativa para todas as pessoas com deficiência intelectual e TEA.
II e IV
I e IV
III e IV
I e III
3. As deficiências circulam pelos mais variados aspectos dos _____________, no que se refere aos tipos e graus de deficiência. Em outras palavras, o sujeito pode apresentar desde alguma dificuldade ou uma grande dificuldade até _____________________, visual, auditiva ou deficiência _____________. É possível ainda apresentar deficiências múltiplas, com _______ ou mais deficiências associadas, como na paralisia cerebral, na qual é comum que a pessoa apresente deficiência intelectual, _____________ para locomoção e audição e, em alguns casos, até mesmo na visão. Tais aspectos tornam as pessoas com deficiências um grupo social extremamente heterogêneo e com uma imensa diversidade de manifestações.
Sujeitos – capacidade de acesso – física – três – habilidade.
Deficientes – capacidade de acomodação – visual – quatro – acesso.
Sujeitos – incapacidade de locomoção – intelectual – duas – dificuldades.
Deficientes – incapacidade de locomoção – auditiva – três – capacidade.
4. Alguns dos aspectos psicológicos vivenciados por adultos com deficiência física são: dificuldades de aceitação; culpa; sentir-se envergonhado por não poder se cuidar ou controlar suas necessidades físicas; sintomas de depressão e ansiedade; constrangimento por uma nova aparência; sentir-se dependente na ajuda de outras pessoas, falta de controle. A deficiência física pode fazer com que o sujeito precise da ajuda de outras pessoas para realizar determinadas atividades, o que pode interferir no bem-estar subjetivo e aumentar a demanda de familiares e amigos para tentarem realizar atividades com maior autonomia.
Pode-se dizer que esta afirmativa é:
Verdadeira.
Falsa.
5. Sobre os aspectos psicológicos da pessoa com deficiência, no que se refere a sua sexualidade, é INCORRETO afirmar que:
A distorção da autoimagem, redução da autoestima e dificuldade de aceitação afetam diretamente na sexualidade.
No caso de deficiências físicas adquiridas não podem afetar a ejaculação e nem a fertilidade, mas pode interferir no orgulho, criar problemas emocionais e dificultar os relacionamentos íntimos.
A influência direta da deficiência na autoestima e na autoimagem altera a relação do sujeito com seu comportamento sexual.
A libido se dá através de meios psicológicos, desta forma, mesmo depois de adquirir uma deficiência física, ela tende a continuar existindo.
6. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(    ) As famílias que têm um membro com algum tipo de deficiência, seja ela física ou de outra ordem, sofrem, junto com seu familiar deficiente, os efeitos do processo de estigmatização, discriminação e exclusão
(    ) Chama de deficiência primária, esta entendida como uma produção social que valoriza, respeita, inclui e, portanto, gera soluções para a promoção do desenvolvimento
(    ) A orientação familiar é importante para facilitar o enfrentamento das angústias e medos parentais que emergem no processo de significação da deficiência da criança, a fim de que a família não produza barreiras, simbólicas e reais, para o desenvolvimento do sujeito
(    ) Compreende-se que o âmbito social apresenta limitações fracas para o envolvimento das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
V – F – V – F
F – V – F – V
V – V – V – F
F – F – V – F
7. Quanto aos aspectos psicológicos da pessoa com deficiência e as relações sociais, familiares e afetivas pode-se afirmar que:
Para os adultos, a deficiência física não afeta o convívio social, o que pode elevar à autoestima e as relações familiares podem ajudar a reconstruir a autoconfiança.
As relações familiares sempre são benéficas para os indivíduos, ao contrário do muitos pensam, jamais, podem ser prejudiciais, a superproteção nunca interferiu na reintegração na sociedade.
Na sociedade, a deficiência não é vista como uma limitação, o indivíduo é livre para se locomover e tem capacidade para se cuidar, e não precisa de ajuda dos outros o tempo todo.
O preconceito e o estigma contra as deficiências físicas tornaram-se barreiras para a aceitação social e têm um impacto negativo no estabelecimento e manutenção dos vínculos das pessoas com deficiência.
8. A profissão é aplicável apenas ao ambiente de trabalho, não podendo atribuí-la a identificação pessoal, caso contrário as atividades passariam a abranger quem é a pessoa. Embora a deficiência tenha um significado negativo no início, existem alguns fatores que podem afetar de forma ainda mais negativa na superação com relação a sociedade. Pode-se dizer que esta afirmativa é:
Verdadeira
Falsa
9. No que se refere a intervenção do Psicólogo junto à pessoa com deficiência, é INCORRETO afirmar:
Ter sensibilidade de perceber os sentidos atribuídos para cada um em particular do que é conviver com uma pessoa com deficiência.
Identificar as histórias de vida, principalmente a história da relação familiar, pois cada família é única assim como cada sujeito.
Orientar as escolas sobre outras alternativas de atendimentos inapropriado independente da queixa do sujeito.
Ajudar no esclarecimento de dúvidas acerca das limitações e possibilidades de desenvolvimento da criança com deficiência.
10. A inclusão ocorre não apenas nas placas indicativas em filas preferenciais, mas por meio de ações que contribuem de fato para o reconhecimento das pessoas com deficiência. Entre essas ações, você pode considerar, exceto:
O ensino de Libras para todos, independentemente do curso ou da vivência, para que essa língua seja disseminada no Brasil, tendo em vista que é a segunda língua oficial do país.
O uso de piso tátil e de placas indicativas, de semáforo sonoro, materiais e móveis em Braille para os cegos.
O uso da comunicação alternativa exclusivo para crianças diagnosticadas com TEA.
A adaptação da arquitetura dos imóveis, dos carros, dos transportes públicos e das calçadas para os deficientes físicos.

Outros materiais