Buscar

COMERCIO INTERNACIONAL - APOL 1 - SEGUNDA TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“No decorrer da disciplina Comércio Internacional foi possível observar que todas as operações de comércio exterior devem obrigatoriamente passar pelo controle aduaneiro em recintos alfandegados; nenhuma exportação nem importação está isenta dessa obrigação”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 2 – Material para a Impressão. Tema 4: “Legislação Aduaneira”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que explica, corretamente, no que consistem os recintos alfandegados:
Nota: 10.0
	
	A
	Os recintos alfandegados são os armazéns privados destinados a armazenagem de equipamentos utilizados no transporte de mercadorias para o exterior.
	
	B
	Os recintos alfandegados são arquivos da Receita Federal utilizados para armazenar os documentos necessários para a realização de transações internacionais.
	
	C
	Os recintos alfandegados são os locais autorizados pela Receita Federal, para se realizar o controle aduaneiro sobre a movimentação de cargas de exportação e importação.
Você acertou!
Os recintos alfandegados, também conhecidos como recintos aduaneiros, são locais autorizados declarados pela Receita Federal para controle aduaneiro, movimentação de cargas de exportação e importação, armazenagem, bagagens e correios internacionais. No Brasil podemos citar o Porto de Santos, Aeroporto Internacional de Guarulhos, Aduana de Fronteira em Foz do Iguaçu e Porto de Paranaguá.
Referências: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 2 – Material para a Impressão. Tema 4: “Legislação Aduaneira”.
	
	D
	Os recintos alfandegados são espaços, controlados pelo Ministério da Economia, que se destinam ao controle da entrada de mercadorias e pessoas nos aeroportos brasileiros.
	
	E
	Os recintos alfandegados são estruturas alugadas pelas empresas exportadoras e importadoras para armazenar e proteger as mercadorias que estão sendo negociadas.
Questão 2/10 - Comércio Internacional
Leio o texto a seguir:
“Na disciplina de Comércio Internacional observou-se que a importação é parte relevante do comércio exterior, consistindo em um processo que pode ser realizado por pessoa física ou jurídica, seguindo as normas da Receita Federal e considerando a devida carga de impostos”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 1 – Material para a Impressão. Tema 1: “Introdução à Terminologia Técnica de Comércio Exterior”.
Tendo como base o texto citado acima e os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de importação:
Nota: 10.0
	
	A
	Importação refere-se à entrada temporária ou definitiva, em território nacional, de bens ou serviços originários ou procedentes de outros países.
Você acertou!
Conforme os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, observou-se que segundo a Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais, “A importação compreende a entrada temporária ou definitiva em território nacional de bens ou serviços originários ou procedentes de outros países, a título oneroso ou gratuito” (Brasil, 2015).
Referência: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 1 – Material para a Impressão. Tema 1: “Introdução à Terminologia Técnica de Comércio Exterior”.
	
	B
	Importação refere-se à saída constante de capitais de uma país específico com destino aos grandes centros desenvolvidos do capitalismo.
	
	C
	Importação refere-se à entrada temporária de insumos essenciais para o processo de industrialização de um país.
	
	D
	Importação refere-se à saída esporádica de conhecimento e tecnologia de uma país mais desenvolvido para outro.
	
	E
	Importação refere-se à entrada definitiva de moeda estrangeira em uma economia nacional por meio de investimentos.
Questão 3/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“Organizações internacionais são instituições criadas por países com um fim específico, que podem ser da área financeira, de saúde, política, ambiental, entre outros. Sobre o comércio exterior, podemos citar três organizações: 1) Organização Mundial do Comércio (OMC); 2) Fundo Monetário Internacional (FMI); 3) e Banco Mundial (BM) ”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 1 – Material para a Impressão. Tema 2: “Organizações Internacionais”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional e a importância do Banco Mundial (BM) para o comércio internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é a principal função do Banco Mundial:
Nota: 10.0
	
	A
	Fomento do desenvolvimento dos seus países-membros
Você acertou!
O Banco Mundial é uma agência independente das Nações Unidas e auxilia os países rumo ao desenvolvimento. São 60 bilhões de dólares anuais em empréstimos para os 187 países-membros. Dentro do Banco Mundial existe o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que atua como uma cooperativa. Conforme as Nações Unidas, o BIRD atua como uma cooperativa de países, que disponibiliza seus recursos financeiros, o seu pessoal altamente treinado e a sua ampla base de conhecimentos para apoiar os esforços das nações em desenvolvimento para atingir um crescimento duradouro, sustentável e equitativo. O objetivo principal é a redução da pobreza e das desigualdades. (Brasil,2011).
Referência: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 1 – Material para a Impressão. Tema 2: “Organizações Internacionais”.
	
	B
	Ampliação dos lucros e dividendos dos bancos transnacionais.
	
	C
	Gerenciamento das taxas de juros internacionais e das dívidas externas.
	
	D
	Financiamento dos processos de reconstrução de países que foram colônias.
	
	E
	Geração de receita para a manutenção dos órgãos e agências das Nações Unidos.
Questão 4/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“Conforme o conteúdo estudado e discutido na disciplina de Comércio Internacional, foi possível observar que a nacionalização de uma carga que está sendo importada está diretamente relacionada ao registro da Declaração de Importação.”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 5: “Sistemática de Importação”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é a importância da Declaração de Importação:
Nota: 10.0
	
	A
	É o documento por meio do qual são apresentados os principais dados fiscais da empresa ou representante legal que está realizando a operação de importação, possibilitando o controle dos seus ativos comerciais.
	
	B
	É o documento por meio do qual são formalizadas as principais informações vinculadas à operação de importação, indicando dados de natureza comercial, fiscal e cambial sobre as mercadorias.
Você acertou!
A Declaração de Importação (DI) é o documento registrado pelo importador ou representante legal que lhe atribui numeração automática única, sequencial e nacional, reiniciada a cada ano e que consiste na prestação das informações correspondentes à operação de importação, contendo dados de natureza comercial, fiscal e cambial sobre as mercadorias. O registro da DI caracteriza o início do despacho de importação.
Referências: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 5: “Sistemática de Importação”.
	
	C
	É o documento por meio do qual é certificada a origem do produto que está sendo importado por uma empresa brasileira e os dados referentes à qualidade e ao estado das mercadorias que irão entrar no país.
	
	D
	É o documento por meio do qual são disponibilizadas as principais referências de preços internacionais para cada uma das mercadorias que estão sendo importadas por uma empresa específica.
	
	E
	É o documento por meio do qual é garantida a segurança sanitária das mercadorias que estão sendo trazidas ao país por meio de um processo de importação.
Questão 5/10 - Comércio InternacionalLeia o texto abaixo:
“Visto que os negociadores utilizam as mais diversas estratégias para negociar, é possível que muitos cometam deslizes. No decorrer da disciplina, observamos que podemos elencar alguns dos erros mais frequentes em uma negociação”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 1: “Negociação Internacional”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, dois erros que são cometidos com mais frequência em uma negociação:
Nota: 10.0
	
	A
	Assumir a liderança da negociação e liberar apenas as informações que estão sendo solicitadas pela outra parte.
	
	B
	Se comportar como um cliente durante a negociação e estudar a outra parte para conhecê-la melhor.
	
	C
	Ter calma durante a negociação e apresentar concessões pré-definidas durante a negociação.
	
	D
	Assumir um compromisso que não pode ser cumprido e blefar sem possuir uma alternativa.
Você acertou!
Conforme o livro Negociando Racionalmente, de Max H. Bazerman, podemos citar alguns dos erros cometidos com mais frequência em uma negociação: 1) O negociador se compromete com algo que não pode cumprir e não tem como voltar atrás; 2) O desejo de sempre vencer pode destruir a estratégia racional de negociação; 3) Desconhecer o outro negociador e sua área de atuação ou estar despreparado para negociar; 4) Blefar sem ter alternativa; 5) Não se comportar como cliente em uma compra; 5) Abrir muitas informações que não foram solicitadas.
Referências: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 1: “Negociação Internacional”
	
	E
	Elogiar de forma demasiada a outra parte e se comportar como se você quisesse ganhar.
Questão 6/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“Organizações internacionais são instituições criadas por países com um fim específico, que podem ser da área financeira, de saúde, política, ambiental, entre outros. Sobre o comércio exterior, podemos citar três organizações: 1) Organização Mundial do Comércio (OMC); 2) Fundo Monetário Internacional (FMI); 3) e Banco Mundial (BM) ”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 1 – Material para a Impressão. Tema 2: “Organizações Internacionais”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional e a importância do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o comércio internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, três funções exercidas pelo FMI na economia política internacional:
Nota: 10.0
	
	A
	Controle do valor internacional do dólar; Captação de recursos voltados à erradicação da fome; e Gestão Fiscal Internacional.
	
	B
	Ampliação do alcance das políticas capitalistas no mundo; Contenção do Desenvolvimento Chinês; e Monitoramento de avanços imperialistas.
	
	C
	Gerenciamento das divisas internacionais; Imposição das normas de funcionamento da economia global; e Fomento de redes de desenvolvimento.
	
	D
	Prestação de contas sobre a economia internacional; Organização das políticas econômicas globais; e Criação de Programas de assistências aos países pobres.
	
	E
	Monitoramento do sistema monetário internacional; Empréstimos a países-membros; e Promoção de programas de capacitação de países-membros.
Você acertou!
O FMI é uma agência especializada das Nações Unidas que tem por objetivo “promover a cooperação monetária global, garantir a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover o alto nível de emprego e o crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo” (Brasil, 2017). Atualmente o FMI tem 189 países-membros, e sua missão é exercida de três maneiras: 1. Monitoramento do sistema monetário internacional, processo pelo qual o FMI controla as políticas econômicas e os sistemas monetários dos países-membros; 2. Empréstimos aos países-membros, é responsabilidade central do FMI dar empréstimos a países-membros que enfrentem problemas (atuais ou potenciais) de balanço de pagamentos; 3. Capacitação, programa que auxilia os países-membros a implementar políticas econômicas para promover a estabilidade e o crescimento.
Referência: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 1 – Material para a Impressão. Tema 2: “Organizações Internacionais”.
Questão 7/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“No decorrer da disciplina Comércio Internacional foi possível observar que todas as operações de comércio exterior devem obrigatoriamente passar pelo controle aduaneiro em recintos alfandegados; nenhuma exportação nem importação está isenta dessa obrigação”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 2 – Material para a Impressão. Tema 4: “Legislação Aduaneira”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, onde se localizam os recintos alfandegados:
Nota: 10.0
	
	A
	Os recintos alfandegados estão localizados, mais costumeiramente, nas prefeituras dos municípios brasileiros.
	
	B
	Os recintos alfandegados estão localizados, obrigatoriamente, em todas as embaixadas e consulados brasileiros fixados no exterior.
	
	C
	Os recintos alfandegados estão localizados, de forma mandatória, apenas nos grandes portos brasileiros, pois eles possuem maior capacidade de armazenagem.
	
	D
	Os recintos alfandegados estão localizados, mais frequentemente, nos aeroportos, portos e fronteiras; mas também existem os recintos de interior, também chamados de portos secos.
Você acertou!
Via de regra, os recintos aduaneiros se localizam nos aeroportos, portos e fronteiras, mas também existem os recintos de interior, chamados de estação aduaneira interior (Eadi), ou porto seco – um recinto aduaneiro público é normalmente utilizado por estar mais próximo aos portos convencionais, facilitando o acompanhamento do processo aduaneiro.
Referências: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 2 – Material para a Impressão. Tema 4: “Legislação Aduaneira”.
	
	E
	Os recintos alfandegados estão localizados, de maneira mais comum, nas cidades mais populosas e ricas dos estados brasileiros; mas também existem recintos no interior amazônico.
Questão 8/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“Os Termos Internacionais de Comércio ou os Incoterms não são imposições, mas, sim, uma forma de facilitar a negociação [...] Também não é necessário que se use o Incoterm vigente, porém, é preciso lembrar de indicar qual versão das regras está sendo usada, por exemplo, FOB Santos, Incoterm 2010”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 4: “International Commercial Terms (Incoterms) ”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é a principal função dos Inconterms no comércio exterior:
Nota: 0.0
	
	A
	Eles são responsáveis por estabelecer e detalhar a tabela dos juros cobrados por um governo para a entrada de mercadorias no país.
	
	B
	Eles são responsáveis por delimitar e especificar quais são as mercadorias e os serviços que podem ser importados ou exportados em uma zona de livre comércio determinada.
	
	C
	Eles são responsáveis por descrever quais são as funções e limitações dos órgãos alfandegários com relação aos processos de importação de mercadorias.
	
	D
	Eles são responsáveis por organizar e determinar quais são as responsabilidades do exportador e do importador no processo de transferência física da mercadoria e do seguro de transporte
Os Termos Internacionais de Comércio, conhecidos como Incoterms, organizam e determinam as responsabilidades do exportador e do importador nas questões que se referem à transferência física da mercadoria e do seguro de transporte, ou seja, regram o que tange a logística internacional. Essas responsabilidades também incluem riscos logísticos, incertezas, complexidades dos processos e empresas terceirizadasenvolvidas.
Referências: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 4: “International Commercial Terms (Incoterms) ”.
	
	E
	Eles são responsáveis por fixar um quadro de câmbio mais estável, de modo que exportadores e importadores possam ter maiores garantias de que não serão prejudicados pela ampla flexibilidade cambial.
Questão 9/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“As operações com moeda estrangeira são reguladas pelo Bacen, por meio do Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI). É possível encontrá-lo no site do Bacen, ainda que prevaleçam sobre ele as últimas atualizações no Diário Oficial da União”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 2 – Material para a Impressão. Tema 1: “Operações com Moeda Estrangeira”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as três áreas mais centrais do Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais do Bacen:
Nota: 10.0
	
	A
	Macroeconomia, Microeconomia e Economia comunitária.
	
	B
	Mercado Financeiro Privado, Mercado Monetário Público e Capitais Mistos.
	
	C
	Acordo Unificado de Tarifas do Mercosul, Política Cambial e Distribuição de Renda.
	
	D
	Mercado de Câmbio, Capitais Brasileiros no Exterior e Capitais Estrangeiros no Brasil.
Você acertou!
O Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais se divide em três títulos: 1. Mercado de câmbio: abrange as operações de compra e venda de moeda estrangeira, as transferências internacionais em reais e as operações que envolvem ouro-instrumento cambial, bem como as matérias necessárias ao seu funcionamento regular; 2. Capitais brasileiros no exterior: contemplam os valores de qualquer natureza, os ativos em moeda, os bens e os direitos fora do território nacional por pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no Brasil; 3. Capitais estrangeiros no país: tratam dos investimentos externos ingressados no Brasil e de outros recursos captados no exterior na forma da legislação e regulamentação em vigor.
Referências: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 2 – Material para a Impressão. Tema 1: “Operações com Moeda Estrangeira”.
	
	E
	Limitações do Estado na Economia, Mercado Privado de Ações e Desenvolvimento Sustentável.
Questão 10/10 - Comércio Internacional
Leia o texto abaixo:
“Conforme observamos no decorrer da disciplina de Comércio Internacional, o Certificado de Origem garante a procedência de um produto e faz jus ao direito de utilização dos benefícios em acordos bilaterais ou por meio de blocos econômicos”.
Fonte: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 2: “Acordos Internacionais”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Comércio Internacional, assinale a alternativa que indica, corretamente, os dois requisitos que são analisados no momento da Emissão do Certificado de Origem:
Nota: 0.0
	
	A
	Qualidade do produto e preço da etiqueta.
	
	B
	Insumos originários e insumos não-originários.
O Certificado de Origem (CO) é um documento emitido por órgãos autorizados pelo governo de um país que garantem a procedência e confirmam a chamada Regra de Origem, na qual se estipula o percentual de produção nacional e não apenas a origem do produto a ser exportado, evitando, assim, beneficiar países que não fazem parte do acordo. Para conhecer entidades autorizadas a emitir o certificado, basta fazer uma consulta simples no portal do Ministério da Economia (MDIC). Os requisitos analisados para emissão do Certificado estão contidos nas regras gerais e podem ser resumidos da seguinte maneira: 1) Insumos originários: totalmente obtidos, integralmente elaborados ou totalmente produzidos. Exemplo: molho de pimenta produzido com matéria-prima brasileira; 2) Insumos não-originários: há critérios de qualificação de origem, que são o salto tarifário, o valor de conteúdo regional e os requisitos produtivos.
Referências: Rota de Aprendizagem de Comércio Internacional. Aula 3 – Material para a Impressão. Tema 2: “Acordos Internacionais”.
	
	C
	Validade do produto e precificação dos insumos.
	
	D
	Processo de produção e qualidade da embalagem.
	
	E
	Situação fiscal da empresa e taxa de lucro na venda.

Continue navegando