Buscar

Rochas Magmáticas

Prévia do material em texto

Rochas Magmáticas
Rochas magmáticas ou ígneas são as rochas próprias do planeta terra, ou seja, quando a terra se formou, as primeiras rochas a se formarem foram as rochas magmáticas. Nos dias atuais, as rochas ígneas são classificadas pela textura e também pela composição mineralógica e química. A primeira divisão das rochas ígneas foi feita com base na textura, método que começou cerca de 200 anos atrás, e com base nesse método, os geólogos classificavam as rochas como cristalina grossa ou fina.
Através de observações de rochas vulcânicas, os geólogos se deram conta de que quando as lavas vulcânicas se resfriavam rapidamente, formavam rochas com presença de cristais fina (também conhecida como rocha vítrea), no entanto, quando as lavas se resfriavam mais lentamente, estavam presentes cristais maiores nas rochas.
Com isso, as classes de rochas ígneas foram divididas em duas categorias: Rochas intrusivas e extrusivas.
Rochas como gabro e granito se encaixam no tipo intrusivo, pois os seus resfriamentos foram mais lentos, o que acarreta em maior tempo o crescimento e formação dos cristais. Com isso, formando cristais mais grosso em relação aos cristais de rochas extrusivas.
Por outro lado, o basalto e o riolito são uns dos exemplos de rochas extrusivas, essas rochas sofreram resfriamentos súbitos, e consequentemente os seus cristais são mais finos.
No começo do século xx, geólogos descobriram que uma rocha nunca se funde por completo, independentemente de sua temperatura. Esse fenômeno é chamado de fusão parcial e acontece porque os minerais que constitui uma determinada rocha fundem-se em diferentes temperaturas, desse modo, foi definido de como os diferentes tipos de magmas formam-se em distintas temperaturas e em diversas regiões do interior do planeta, ou seja, os vários tipos de magmas são resultados de diferentes proporções de fusão parcial. E essa fusão é controlada por três parâmetros físicos: A sua temperatura, a pressão e a sua composição.
Além disso, existe a teoria da diferenciação magmática, que basicamente ocorre porque distinto minerais cristalizam-se em diferentes temperaturas e que quando o magma se solidifica por completo, os últimos minerais
a cristalizarem-se são os que se fundiram primeiro. E dessa forma o mesmo magma paternal dar origem a diferentes rochas ígneas.

Continue navegando