Buscar

o direito de recesso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Falar sobre o direito de recesso:
R:Direito de recesso ou direito de retirada, consiste na faculdade assegurada aos acionistas minoritários de, caso discordem de certas deliberações da assembleia geral, nas hipóteses expressamente previstas em lei, retirar-se da companhia,recebendo o valor das ações de sua propriedade.
Sua função é a de proteger o acionista minoritário contra determinadas modificações substanciais na estrutura da companhia ou contra a redução dos direitos assegurados por suas ações. Desobrigando-o de permanecer sócio de uma companhia substancialmente diversa daquela a qual se associou ao adquirir as ações.
 2-Diferenciar incorporação de cisão 
R: Cisão
A cisão de uma sociedade é a operação pela qual a sociedade transfere todo ou somente uma parcela do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes.
Incorporação (direito)
Incorporação é a operação societária por meio da qual uma ou mais sociedades comerciais têm seus patrimônios absorvidos por uma outra sociedade comercial.
 3-qual é o prazo de retirada para os debenturistas quando é realizada a oferta OPA?
R:30 dias.
 3-Diferença entre fusão e OPA. 
A fusão é o instrumento jurídico quando duas ou mais empresas se unificam, criando uma nova empresa, e as mesmas deixando juridicamente de existir, a opa é uma oferta publica de ação onde um acionista ou uma sociedade pretende comprar uma participação na totalidade das ações de uma empresa cotada em bolsa, ou seja, na fusão as empresas deixam de existir e se cria uma nova empresa, na OPA não,fora isso a OPA é a compra de ações e ambas empresas continuam existindo., já na fusão a empresa se unifica a outra , criando uma nova empresa e deixando as duas de existir.
4- Qual estrutura e função do tag along e quanto tempo tem o credor para recorrer do prejuízo sofrido pela incorporação .
R: O Tag Along é previsto na legislação brasileira e assegura que a alienação, direta ou indireta, do controle acionário de uma companhia somente poderá ocorrer sob condição de que o acionista adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das demais ações ordinárias, de modo a assegurar a seus detentores o preço mínimo de 80% do valor pago pelas ações integrantes do bloco de controle.
O CREDOR TEM PRAZO DE ATÉ 90 DIAS APÓS PUBLICADOS OS ATOS RELATIVOS A INCORPORAÇÃO,FUSÃO OU CISÃO.

Outros materiais