Buscar

AD1- Português Instrumental

Prévia do material em texto

NOME: Gabrielle Andrade Ferreira
MATRÍCULA: 22112080401
CURSO: Pedagogia
POLO: Itaguaí 
Liberdade de expressão, redes sociais e democracia
A liberdade de expressão é um direito garantido aos cidadãos brasileiros, é uma forma de expor sua opinião de forma livre, sem medo de retaliação ou censura do governo ou de outros membros da sociedade. Entretanto a liberdade de expressão vem sido usada para atacar, difamar e caluniar. As redes sociais se tornaram um tribunal de julgamento para formadores de opinião, em apenas 10 minutos no Facebook é possível encontrar diversos usuários atacando e ridicularizando pessoas por uma foto ou publicação.
Diversas vezes, esse direito é usado de forma inconsequente e irresponsável, ocasionando e causando desconforto e revolta por aquele que venha se sentir ofendido. Que democracia é essa que permite que o direito de se expressar seja utilizado para ser intolerante, racista e incitante do ódio. Podemos citar conteúdos nazistas e racistas que são desagradáveis e inaceitáveis que por diversas vezes são enfatizados, partindo do direito de liberdade de expressão. Existem também diversos casos de suicídios de pessoas que foram ridicularizadas, expostas e humilhadas por indivíduos que utilizam do seu direito de liberdade de expressão para ser intolerante e preconceituoso. 
Nos tempos atuais de tecnologia, as redes sociais se tornaram o local de maior expressão que por muitas das vezes são desagradáveis e desrespeitosas, sempre acompanhando uma ofensa ou critica agressiva. O direito de se expressar deve partir do dever de respeitar. 
Vale ressaltar que a liberdade de expressão não é um direito absoluto, sendo assim é preciso ter cuidado, para que não se torne calúnia, difamação ou injúria, resultando em processo em resposta do que foi dito. O bom senso nunca cairá em desuso, é extremamente bem-vindo em qualquer situação não sendo diferente em questões morais. A liberdade de expressão não deve ser confundida com degradação, inversão de valores ou banalização, o que tem virado habito e rotineiro por causa das redes sociais.

Continue navegando