Buscar

CAMOMILA NO TRATAMENTO DE DIABETES

Prévia do material em texto

ALDREY RAINE DE MORAIS
CAMOMILA NO TRATAMENTO
DE DIABETES
Sumário
DEFINIÇÃO DA ESPÉCIE
Características da planta
Cultivo e Habitat
Formas e Uso
DIABETES
Introdução
Tipos
Importância do tratamento
Alguns compostos da camomila podem auxiliar na modulação da glicose sanguínea, sugerindo um possível mecanismo protetivo do chá de camomila em indivíduos com tendência a diabetes, sendo esta, um alvo interessante para a busca de novos métodos de tratamento com a possibilidade do uso de várias espécies de plantas medicinais.
Definição
Reino: Plantae
Ordem: Isifonus 
Família: Asteraceae
Gênero: Matricaria
Espécie: M. recutita
Cultivo e Habitat
A camomila é bem adaptada a climas temperados, tendo originado-se no sul e leste da Europa, norte da África e oeste da Ásia. Esta espécie se prolifera naturalmente em diversos países dessa região, com floradas anuais ou bianuais. Se propaga bem em locais de temperatura amena, com sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis.
Características
A camomila é conhecida pelas suas pequenas flores brancas que lembram margaridas. Entretanto, sua principal característica é seu aroma intenso e doce, capaz de perfumar grandes ambientes. Possui uma haste ereta e cresce de 25 cm a 50 cm com folhas delgadas e bem recortadas.
Formas de Uso
Óleos Essenciais
Bochecho
Chá
Diabetes
O diabetes mellitus (DM) consiste em um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina, na ação de insulina, ou em ambas, que acomete cerca de 7,6% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade.
Tipos
Diabetes Tipo 1
DM imunomediada
DM idiopática
Diabetes tipo 2
Diabetes gestacional
Outros tipos específicos de diabetes
Defeitos genéticos da função das células
Defeitos genéticos da ação da insulina
Doenças do pâncreas exócrino
Endocrinopatias induzidas por fármacos ou químicos e infecções
Imuno-relacionada
Importância do tratamento
Camomila há séculos tem sido usada pela humanidade (é possível encontrar evidências de uso em outros povos como os romanos, gregos e egípcios) devido a várias propriedades medicinais que tem, além de cosméticas e trazer aroma ao ambiente.
Pode-se extrair óleos para fabricar essências, além de extratos que são itens úteis para produção de cosméticos, medicamentos, perfumes, balas, etc. Mas, há pouco tempo, cientistas perceberam que o chá traz benefícios à saúde de diabéticos, minimizando as taxas de açúcar para portadores da diabetes tipo 2.
Referências
Zemestani M, Rafraf M, Asghari-Jafarabadi M. Chamomile Tea Improves Glycemic Indices and Antioxidants Status in Patients with Type 2 Diabetes Mellitus. Nutrition, 2015.
SILVA, C.; RIBEIRO, A.; FERREIRA, D.; VEIGA, F. Administração oral depeptídeos e proteínas III. Aplicação à insulina. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, São Paulo, v. 39, p. 21-40, 2003.
Utilização de fitoterápicos nas unidades básicas de atenção à saúde da família no município de Maracanaú (CE). Revista Brasileira deFarmacognosia, Curitiba, v. 4, p. 455-62, 2006.
SILVA, S. M. C. S.; MURA, J. D. P. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia, São Paulo: Roca, 2007, 1122 p. 97.

Continue navegando