Buscar

Hipercortisolismo

Prévia do material em texto

DIURÉTICOS E BLOQUEADORES DOS CANAIS DE CÁLCIOHIPERCORTISOLISMO
Liz Schettini
· Que hormônios são secretados pelo sistema hipotálamo-hipofisário?
· O que é hipercortisolismo?
· Como saber qual a causa do hipercortisolismo pela dosagem hormonal do eixo?
· Qual a função do eixo?
· Quais as manifestações clínicas do hipercortisolismo?
· Quais os tipos de hipercortisolismo?
· Explique os tipos de hipercortisolismo endógeno?
 Sistema hipotálamo-hipofisário -> o hipotálamo secreta TRH, GnRH (gonadotropina), somatostatina, GHRH (crescimento), dopamina e CRH. A adenohipófise secreta ACTH, GH, prolactina, FSH, LH, TSH e alfa-MSH (melanotrópico). A neuro-hipófise secreta ocitocina e ADH (produzidos no hipotálamo)
 O hipercortisolismo é definido como qualquer condição que produz uma elevação dos níveis de glicocorticoides. Tem curso lento com manifestações suaves nos estágios precoces. O diagnóstio é feito pelo aumento da concentração de cortisol livre na urina por 24h e pela perda do padrão diurno normal de secreção de cortisol.
 OBS.: se só o cortisol está elevado é causa primária (problema na adrenal), se o ACTH e cortisol estiver elevado é causa secundária (problema na hipófise) e se o CNRH, ACTH e cortisol estiverem elevados a causa é terciária (problema no hipotálamo)
 Em condições normais, esses hormônios modulam o balanço eletrolítico (mineralocorticoides), metabolismo proteico/lipídico e de carboidratos (cortisol), características sexuais secundárias (esteroides sexuais) e participam ativamente em estados de estresse e reações imunes.
 Manifestações -> HAS, ganho de peso com obesidade do tronco, rosto arredondado, corcova de búfalo (gordura atrás do pescoço e nas costas), redução de massa muscular e fraqueza nos membros proximais, DM secundária (hiperglicemia, glicosúria e polidipsia), pele fina e frágil, cicatrização comprometida, estrias abdominais, osteoporose, distúrbios mentais e anormalidades menstruais.
 Ele pode ser: 
· Exógeno: (iatrogênico) na maior parte dos casos, por administração de glicocorticoides exógenos. Ocorre atrofia cortical devido ao feedback negativo
· Endógeno: 
· Dependente de ACTH: adenomas hipofisários secretores de ACTH. Corresponde a cerca de 70% dos casos endógenos, sendo mais frequente em mulheres e adultos jovens. Na maioria das vezes é um microadenoma hipofisário produtor de ACTH, mas pode ser um macroadenoma. Pode ocorrer, mais raramente, hiperplasia celular corticotrófica da adeno-hipófise, sem a formação de um adenoma. Pode ser primária ou secundária ao estímulo de liberação do ACTH pela liberação excessiva de hormônio liberador de corticotrofina (HLC), geralmente causada por um tumor no hipotálamo. Cursa com hiperplasia cortical nodular da suprarrenal, causada pelos altos níveis de ACTH. 
Pode ocorrer também pela secreção ectópica de ACTH -> 10% dos casos endógenos. Mais comum em homens, entre 40-50 anos. Normalmente causada por tumores não hipofisários (carcinoma de célula pequena do pulmão). Além dos tumores que produzem o ACTH, pode também ocorrer devido à presença de tumores neuroendócrinos que produzem o HLC, que leva à produção do ACTH, e consequentemente ao hipercortisolismo. Tem curso rápido.
· Independente de ACTH: adenomas (10%) e carcinomas (5%). Mais acentuada nos carcinomas do que nos adenomas. Em casos unilaterais, o córtex não envolvido e o da glândula oposta sofrem atrofia compensatória (feedback negativo do ACTH). Caracterizada pelos altos níveis séricos de cortisol e baixos níveis de ACTH transplante, DPOC· O que caracteriza a doença de Cushing?
· Qual a relação entre Cushing e carcinoma?
· Que tipo de hipercortisolismo a hiperplasia cortical causa?
· Descreva as características da hiperplasia cortical.
· ( ) Hiperplasia cortical é uma síndrome causada pela superexpressão de receptores hormonais não ACTH.
· Quais as manifestações clínicas da hiperplasia cortical primária?
 A doença de Cushing é caracterizada por um hipercortisolismo persistente, por hipersecreção de ACTH por adenoma da hipófise secretante ou por outra alteração hipofisária que leve a uma hipersecreção de ACTH (ex.: hiperplasia de células corticotróficas). Ele leva a uma hiperplasia difusa da cortical da adrenal.
 OBS.: carcinoma -> a neoplasia se assemelha córtex adrenal normal, sendo difícil determinar malignidade em neoplasias endócrinas base na citologia apenas. Assim, a invasão e metástases são os indicadores mais confiáveis. Há pleomorfismo celular com hipercromia nuclear. Neoplasias benignas e malignas endócrinas demonstram algum grau de pleomorfismo celular, por isso não é fácil diferenciar as benignas das malignas apenas pela análise citológica. Quanto maior for a neoplasia, mais provável que seja maligna.
 Uma das causas de hipercortisolismo independente de ACTH é a hiperplasia cortical primária. É incomum, podendo ser macronodular (>3mm, condição esporádica me adultos – NÃO É UMA SÍNDROME – causada pela superexpressão de receptores hormonais não ACTH) ou micronodular (doença familiar. Os nódulos são pigmentados, sendo conhecida como Doença suprarrenal nodular pigmentada primária. Geralmente associada à hiperatividade em órgãos endócrinos como pituitária, tireoide e gônadas). Outra variação dessa hiperplasia é a Síndrome de McCune-Albright, uma hiperplasia macronodular causada por mutação em GNAS, que codifica uma proteína de ligação ao nucleotídeo guanina. A proteína se torna hiper-reativa e controla crescimento anornmal.
 Manifestações da hiperplasia cortical primária -> 
· Pele: pele atrófica (com gordura subcutânea reduzida), acanthosis nigricans, abdômen/áreas de deposição de gordura proeminentes alongando a pele fina e produzindo estrias arroxeadas. 
· Sistema musculoesquelético: reabsorção óssea (osteoporose), emaranhamento muscular proximal (miopatia esteroide) causando fraqueza
· Sistema cardiovascular: HAS (pela atividade de mineralocorticoide excessiva). Pacientes mais velhos podem ter ICC
· Características sexuais secundárias: em homens -> disfunção erétil. Em mulheres -> virilização, com pelos faciais aumentados, queda de cabelo no couro cabeludo, acne e oligomenorreia. Ambos os sexos têm diminuição da libido.
· Olhos: aumento da pressão intraocular, podendo ser um problema se houver glaucoma preexistente.

Continue navegando