Buscar

PROVA N3 FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E MEDOLÓGICOS NO SERVIÇO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social (SES46)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669450) ( peso.:4,00)
	Prova:
	29052816
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	No método funcionalista, na sociedade cada pessoa tem uma função determinada, e seu sistema organizacional se relaciona entre elas.  Este sistema é bastante complexo, tanto em grupo como de forma individual, e mostra que a sociedade funciona de forma específica. Na visão sociológica, não se tinha a perspectiva de a sociedade ter alguma transformação, e na visão dos assistentes sociais os conflitos se apresentavam e eram causados quando o indivíduo não estava ajustado ou em sintonia com a sociedade em que estava inserido.  Partindo deste pressuposto, disserte sobre a corrente positivista e a corrente neotomismo.
	Resposta Esperada:
A corrente positivista se fortaleceu no século XIX, baseando-se nos fatos em si e buscando pontuar de que forma se dão as relações entre esses fatos, com significativa influência da Igreja e com as primeiras bases filosóficas pautadas no tomismo e no neotomismo.
A corrente neotomismo se dá pela corrente filosófica que está relacionada ao tomismo de Santo Tomás de Aquino (1225). O movimento do neotomismo passou por influência da Encíclica do Papa Leão XIII, em  1879, no século XIX.
	2.
	A prática profissional do Serviço Social pode ser avaliada sob diversos fatores que estão interligados, os quais podem ser caracterizados por fatores internos e/ou externos. Com base nisso, explique o que são os fatores internos e externos da prática profissional do assistente social.
	Resposta Esperada:
Quanto aos fatores internos, entende-se que são as competências metodológicas e técnicas utilizadas para desenvolver uma compreensão da realidade do sujeito em questão e da realidade que o cerca. São os conhecimentos adquiridos na graduação, na teoria.
Já aos fatores externos da profissão considera-se a prática do conhecimento dessa realidade, na qual o profissional vai a campo em busca de entender as demandas dos sujeitos. É a observação de como se dão as relações, tanto no campo empresarial quanto em instituições, para poder oferecer um trabalho profissional que atenda aos objetivos do empregador.
Parte inferior do formulário

Continue navegando