Logo Passei Direto
Buscar

Luiz Henrique Pereira dos Santos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que se refere à justificativa de existência do controle de constitucionalidade é correto afirmar:
Somente a supremacia constitucional é premissa imprescindível para a sua operacionalização.
A rigidez constitucional fica suplantada em razão da operacionalização do controle de constitucionalidade.
O controle de constitucionalidade é mecanismo hábil a garantir as premissas de supremacia e rigidez constitucionais.
Para a ordem constitucional brasileira as premissas de supremacia e rigidez constitucionais existem somente para manutenção das competências do Supremo Tribunal Federal.
A supremacia constitucional decorre da existência do controle de constitucionalidade.

Sebastião contratou um plano de minutos com a operadora de telefonia fixa da região em que mora, no Distrito Federal. Ocorre que ao pedir o detalhamento das contas, ficou surpreso com o valor, já que a empresa alegava o consumo de pulsos além da franquia contratada, sem esclarecer o tempo gasto nas ligações excedentes. Sentindo-se lesado, procurou seu advogado para propor uma ação visando anular aquela cobrança, além de exigir o detalhamento do consumo, sob pena de multa. Fundamentou seu pedido na lei distrital 3426/2004, que obriga as concessionárias prestadoras de telefonia o detalhamento sob pena de multa.
Com relação ao enunciado, podemos entender que:
a questão referente à inconstitucionalidade da lei só poderia ser discutida perante o Supremo Tribunal Federal.
a empresa ré não pode arguir na contestação, a inconstitucionalidade do referido diploma, uma vez que o controle só poderia se dar perante o Supremo Tribunal Federal.
a empresa ré pode arguir na contestação, a inconstitucionalidade do referido diploma.
só o autor poderia dizer sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei.
o juiz pode decidir acerca da inconstitucionalidade da lei, declarando-a inconstitucional, porque a questão constitucional é a questão principal da ação.

Acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão é correto afirmar:
Presença de norma constitucional de eficácia contida e ausência de norma infraconstitucional regulamentadora.
Ausência de norma constitucional de eficácia limitada e presença de norma infraconstitucional regulamentadora.
Ausência de norma constitucional de eficácia contida e presença de norma infraconstitucional regulamentadora.
Presença de norma constitucional de eficácia limitada e ausência de norma infraconstitucional regulamentadora.
Violação de omissão constitucional por meio de norma constitucional de eficácia limitada.

Declarando o Supremo Tribunal Federal, incidentalmente, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal em face da Constituição do Brasil, caberá:
ao Advogado-Geral da União interpor o recurso cabível para impedir que a União seja compelida a cumprir a referida decisão.
ao Presidente da República editar decreto para tornar inválida a lei no âmbito da administração pública.
ao Senado Federal suspender a execução da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja definitiva.
ao Congresso Nacional suspender a execução da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja definitiva.
ao Procurador-Geral da República, como chefe do Ministério Público da União, expedir atos para o cumprimento da decisão pelos membros do Ministério Público Federal e dos Estados.

O controle abstrato serve para aferir a inconstitucionalidade em tese de um determinado ato normativo. Entretanto, a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal não admite a chamada inconstitucionalidade indireta ou reflexa, ou seja, a inconstitucionalidade de ato infralegal (ato secundário), na medida em que se caracteriza aqui a ilegalidade e não a inconstitucionalidade.
Diante de tais considerações, é firme a jurisprudência de nossa Corte Suprema no sentido de que a modalidade de controle abstrato adequada para julgar in abstracto a inconstitucionalidade de decreto-lei editado na ordem constitucional anterior é:
Ação declaratória de constitucionalidade.
Ação direta de inconstitucionalidade.
Mandado de Injunção.
Arguição de descumprimento de preceito fundamental.
Ação direta de inconstitucionalidade por omissão.

Com relação ao habeas corpus, assinale a alternativa errada:
a impetração com a devida identificação, mas sem a assinatura confirmatória ao final da petição inicial, portanto apócrifa, é admitida, em homenagem à magnitude do direito que o instrumento busca resguardar e, ainda, em conformidade com jurisprudência emanada do Supremo Tribunal Federal.
neste tipo de writ, é dispensada a presença do advogado, admitindo-se sua impetração até mesmo via fax. Mas, um mínimo de formalidade é indispensável a qualquer instrumento processual e, sendo assim, um dos requisitos de observância obrigatória, mesmo que em sede de habeas corpus, refere-se à identificação do impetrante, na petição inicial. A impetração sem qualquer identificação é tida por anônima e, portanto, inadmissível.
o habeas corpus é garantia constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXVIII, da CF, com finalidade específica: proteção à liberdade de locomoção, à liberdade individual de ir, vir e ficar.
o habeas corpus deverá ser impetrado contra ato do coator, que poderá ser tanto de autoridade (delegado de polícia, promotor de justiça, juiz de direito, tribunal etc.) como particular. No primeiro caso, nas hipóteses de ilegalidade e abuso de poder, enquanto que, no segundo caso, somente nas hipóteses de ilegalidade.
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar habeas corpus contra ato de membro dos Tribunais Superiores.

Após o final da segunda guerra mundial surgem as constituições supremas e com força normativa, que buscam em razão máxima a concretização dos direitos fundamentais. A relevância do código (legalismo) cede definitivamente seu espaço à constituição (aferição da constitucionalidade), e a completude legal à unidade constitucional. Por estas razões, o eixo vinculante se deslocou do presente (legislador ordinário) para o passado (obra do constituinte originário). A fiscalização exercida pela corte constitucional somada à lenta produção legislativa reforçou o esvaziamento do Poder Legislativo que passou a conviver com crises diversas, bem como questionamentos relativos à representatividade.
Após breve introito assinale a alternativa que mais se coaduna ao Estado Contemporâneo:
Permanência forte ainda de mero exercício de subsunção pelo intérprete para a resolução de conflitos principiológicos.
Interpretação constitucional ainda pelos métodos tradicionais analisando somente critérios cronológicos, de especificidade e de hierarquia para a resolução dos conflitos constitucionais.
Jurisdição constitucional sem desenvolvimento expressivo, pois ainda prevalece o exercício de estrita legalidade.
Presença da teoria filosófica do positivismo jurídico.
Construção do neoconstitucionalismo, fenômeno que representa a doutrina filosófica do pós-positivismo, onde propõe-se uma aproximação entre Direito e Ética.

Quando se diz ser da competência de todos os componentes do Poder Judiciário o exercício do controle da compatibilidade vertical das normas da ordenação jurídica de um país, está se falando em:
jurisdição constitucional difusa, por via de exceção.
jurisdição constitucional concentrada, por via de exceção.
controle constitucional difuso, por via de ação.
jurisdição constitucional mista, por via de ação.
controle constitucional concentrado, por via de ação.

Levando em conta as demandas sociais atuais, os professores do ensino superior devem apresentar novas posturas; que ele rompa com o apriorismo técnico, com o modelo tradicional e conservador de ensino, adotando uma postura mais autônoma, sobretudo, se desejar se comprometer com um projeto transformador de sociedade. Sendo assim, cabe ao professor compreender que a informação vai para todos os lugares em forma de rede e não rota, reta, conforme Marco Silva (2010). Isso significa dizer que o conhecimento, hoje, se encontra:
sequenciado, hierarquizado, determinado, fragmentado, desterritorializado.

Na perspectiva construtivista, progressista, crítica da educação, a avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação.
Em relação à reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira: O professor concentra sua atenção:
na quantidade de informação assimilada pelo aluno.
no domínio cognitivo do aluno
no rendimento e resultado do aluno.
na classificação e aprovação do aluno.
na formação integral do aluno.

A perspectiva didático-pedagógica crítica e intercultural concebe o processo de ensino-aprendizagem como multidimensional, dessa forma podemos apontar que ele deve, marque a resposta certa:
Apostar na teoria independente da prática.
Trabalhar com metodologias individuais.
Preponderar com ações de memorização.
Promover a autonomia e a emancipação alunos;
Apostar na construção individual.

Libâneo (2000) nos informa que o professor atual precisa: 'conhecer e compreender motivações, interesses, necessidades de alunos diferentes entre si, ajudá-los na capacidade de comunicação com o mundo do outro, ter sensibilidade para situar a relação docente no contexto físico, social e cultural do aluno'. Nesse caso ele se refere, marque a resposta certa:
Ao desenvolvimento estrito de habilidades profissionais.
A necessária a articulação entre o cognitivo, o social e o afetivo.
A necessidade de ajuste da universidade às novas tecnologias.
Às etapas psicológicas do desenvolvimento do estudante.
A responsabilidade na educação que antes era somente da religião.

No modelo do constitucionalismo da pós-modernidade na versão neoliberal, tendencialmente, a ciência do direito deveria buscar um método que garantisse a: I ¿ Flexibilização das leis trabalhistas e dos direitos sociais. II ¿ Intervenção estatal na área privada. III ¿ Desregulamentação jurídica da economia. Somente é CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I e III.
III.
II e III.
I, II e III.

Leia o texto abaixo retirado de voto proferido no âmbito do STF: A leitura do acórdão da apelação revela que a regra acima transcrita foi integralmente obedecida, porém ela foi afastada em homenagem ao princípio da ampla defesa. Entendo que as associações privadas têm liberdade para se organizar e estabelecer normas de funcionamento e de relacionamento entre os sócios, desde que respeitem a legislação em vigor. Cada indivíduo, ao ingressar numa sociedade, conhece suas regras e seus objetivos, aderindo a eles. Controvérsia envolvendo a exclusão de um sócio de entidade privada resolve-se a partir das regras do estatuto social e da legislação civil em vigor. Com base no texto acima, podemos dizer que houve a aplicação:
da doutrina do state action.
da teoria dualista.
teoria da eficácia indireta.
da teoria da vedação de retrocesso.
das duas teorias simultaneamente. monista e dualista.
da teoria monista. teoria da eficácia direta.

"A dogmática jurídica brasileira sofreu, nos últimos anos, o impacto de um conjunto novo e denso de ideias, identificadas sob o rótulo genérico de pós-positivismo ou principialismo." A partir desta afirmação, assinale a afirmação que NÃO se coaduna com a visão pós-positivista:
Trata-se de um esforço de superação do legalismo estrito, característico do positivismo normativista.
Auxilia no desenvolvimento de uma teoria dos direitos fundamentais edificada sob a ideia de dignidade da pessoa.
A inteligência sistêmica pode ser construída a partir de uma perspectiva principialista.
O principialismo faz uso das categorias metafísicas do jusnaturalismo.
Reabilita a argumentação jurídica e a formação de uma nova hermenêutica constitucional.

Analise as afirmacoes abaixo formuladas: I) na perspectiva civil-constitucional, os subsistemas jurídicos deixam de ser autônomos e sua interpretação passa a ficar subordinada à Constituição. II) a perspectiva civil-constitucional restaura a unidade do sistema jurídico a partir da supremacia material e formal da Constituição. III) a perspectiva civil-constitucional vai sendo abandonada pouco-a-pouco com o gradual fortalecimento do método de reunificação das matérias de natureza civil nos chamados ¿códigos¿ Está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
A assertiva II
A assertiva III
A assertiva I
As assertivas II e III
As assertivas I e II

Analise as assertivas sobre o fenômeno da judicialização da (geo)política: I) os problemas do fenômeno da judicialização da (geo) política não ocorrem apenas por força de fatores internos, mas pelas tensões advindas do jogo geopolítico mundial e seu complexo quadro de desregulamentação jurídica do mercado global. II) no plano epistemológico do constitucionalismo da pós-modernidade, as grandes questões estratégicas mundiais devem ser solucionadas no âmbito interno estatal, resguardando a insuperável soberania nacional. III) a invasão do direito sobre a geopolítica somente vem sendo aceita nas situações em que o juiz se impõe autolimite, abrindo o espaço normativo para a vontade majoritária democraticamente respaldada. Segundo nossos estudos, está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
A assertiva I
As assertivas I e II
A assertiva II
A assertiva III
As assertivas I e III

A respeito das teorias que tratam da eficácia vertical e horizontal dos direitos fundamentais, é certo afirmar que:
A teoria do monista representa, em regra, apenas a eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
A teoria do monista representa, em regra, apenas a eficácia vertical dos direitos fundamentais.
A teoria do state action representa, em regra, apenas a eficácia vertical dos direitos fundamentais.
A teoria monista representa a eficácia direta, tanto vertical como horizontal, dos direitos fundamentais.
A teoria do dualista representa a eficácia direta, tanto vertical como horizontal, dos direitos fundamentais.

Analise as assertivas abaixo: I) uma das características do neoconstitucionalismo é proporcional a filtragem do sistema jurídico pela constituição. II) o neoconstitucionalismo entende ser necessária a conexão entre direito e moral. III) o fenômeno que denominamos neoconstitucionalismo já era observável no Estado Legislativo de Direito do Século XIX. Está (ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
I e III
I e II
alsa e a assertiva II é verdadeira.
a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II que é falsa.
a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
as duas assertivas são falsas.

Analise as assertivas: I) nos dias atuais o juiz constitucional se limita a aplicar mecanicamente a lei posta previamente no ordenamento jurídico. II) hodiernamente juiz exegeta incorpora categorias éticas e filosóficas na aferição das escolhas valorativas do poder político. III) a atual estrutura neoconstitucional tem procurado enfatizar o trabalho do juiz como complementar ao trabalho realizado pelo legislador, locupletando, no processo de produção da decisão, os espaços vazios da legislação. Está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
As assertivas II e III
A assertiva II
A assertiva I
As assertivas I e II
A assertiva III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No que se refere à justificativa de existência do controle de constitucionalidade é correto afirmar:
Somente a supremacia constitucional é premissa imprescindível para a sua operacionalização.
A rigidez constitucional fica suplantada em razão da operacionalização do controle de constitucionalidade.
O controle de constitucionalidade é mecanismo hábil a garantir as premissas de supremacia e rigidez constitucionais.
Para a ordem constitucional brasileira as premissas de supremacia e rigidez constitucionais existem somente para manutenção das competências do Supremo Tribunal Federal.
A supremacia constitucional decorre da existência do controle de constitucionalidade.

Sebastião contratou um plano de minutos com a operadora de telefonia fixa da região em que mora, no Distrito Federal. Ocorre que ao pedir o detalhamento das contas, ficou surpreso com o valor, já que a empresa alegava o consumo de pulsos além da franquia contratada, sem esclarecer o tempo gasto nas ligações excedentes. Sentindo-se lesado, procurou seu advogado para propor uma ação visando anular aquela cobrança, além de exigir o detalhamento do consumo, sob pena de multa. Fundamentou seu pedido na lei distrital 3426/2004, que obriga as concessionárias prestadoras de telefonia o detalhamento sob pena de multa.
Com relação ao enunciado, podemos entender que:
a questão referente à inconstitucionalidade da lei só poderia ser discutida perante o Supremo Tribunal Federal.
a empresa ré não pode arguir na contestação, a inconstitucionalidade do referido diploma, uma vez que o controle só poderia se dar perante o Supremo Tribunal Federal.
a empresa ré pode arguir na contestação, a inconstitucionalidade do referido diploma.
só o autor poderia dizer sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei.
o juiz pode decidir acerca da inconstitucionalidade da lei, declarando-a inconstitucional, porque a questão constitucional é a questão principal da ação.

Acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão é correto afirmar:
Presença de norma constitucional de eficácia contida e ausência de norma infraconstitucional regulamentadora.
Ausência de norma constitucional de eficácia limitada e presença de norma infraconstitucional regulamentadora.
Ausência de norma constitucional de eficácia contida e presença de norma infraconstitucional regulamentadora.
Presença de norma constitucional de eficácia limitada e ausência de norma infraconstitucional regulamentadora.
Violação de omissão constitucional por meio de norma constitucional de eficácia limitada.

Declarando o Supremo Tribunal Federal, incidentalmente, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal em face da Constituição do Brasil, caberá:
ao Advogado-Geral da União interpor o recurso cabível para impedir que a União seja compelida a cumprir a referida decisão.
ao Presidente da República editar decreto para tornar inválida a lei no âmbito da administração pública.
ao Senado Federal suspender a execução da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja definitiva.
ao Congresso Nacional suspender a execução da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja definitiva.
ao Procurador-Geral da República, como chefe do Ministério Público da União, expedir atos para o cumprimento da decisão pelos membros do Ministério Público Federal e dos Estados.

O controle abstrato serve para aferir a inconstitucionalidade em tese de um determinado ato normativo. Entretanto, a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal não admite a chamada inconstitucionalidade indireta ou reflexa, ou seja, a inconstitucionalidade de ato infralegal (ato secundário), na medida em que se caracteriza aqui a ilegalidade e não a inconstitucionalidade.
Diante de tais considerações, é firme a jurisprudência de nossa Corte Suprema no sentido de que a modalidade de controle abstrato adequada para julgar in abstracto a inconstitucionalidade de decreto-lei editado na ordem constitucional anterior é:
Ação declaratória de constitucionalidade.
Ação direta de inconstitucionalidade.
Mandado de Injunção.
Arguição de descumprimento de preceito fundamental.
Ação direta de inconstitucionalidade por omissão.

Com relação ao habeas corpus, assinale a alternativa errada:
a impetração com a devida identificação, mas sem a assinatura confirmatória ao final da petição inicial, portanto apócrifa, é admitida, em homenagem à magnitude do direito que o instrumento busca resguardar e, ainda, em conformidade com jurisprudência emanada do Supremo Tribunal Federal.
neste tipo de writ, é dispensada a presença do advogado, admitindo-se sua impetração até mesmo via fax. Mas, um mínimo de formalidade é indispensável a qualquer instrumento processual e, sendo assim, um dos requisitos de observância obrigatória, mesmo que em sede de habeas corpus, refere-se à identificação do impetrante, na petição inicial. A impetração sem qualquer identificação é tida por anônima e, portanto, inadmissível.
o habeas corpus é garantia constitucional prevista no artigo 5º, inciso LXVIII, da CF, com finalidade específica: proteção à liberdade de locomoção, à liberdade individual de ir, vir e ficar.
o habeas corpus deverá ser impetrado contra ato do coator, que poderá ser tanto de autoridade (delegado de polícia, promotor de justiça, juiz de direito, tribunal etc.) como particular. No primeiro caso, nas hipóteses de ilegalidade e abuso de poder, enquanto que, no segundo caso, somente nas hipóteses de ilegalidade.
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar habeas corpus contra ato de membro dos Tribunais Superiores.

Após o final da segunda guerra mundial surgem as constituições supremas e com força normativa, que buscam em razão máxima a concretização dos direitos fundamentais. A relevância do código (legalismo) cede definitivamente seu espaço à constituição (aferição da constitucionalidade), e a completude legal à unidade constitucional. Por estas razões, o eixo vinculante se deslocou do presente (legislador ordinário) para o passado (obra do constituinte originário). A fiscalização exercida pela corte constitucional somada à lenta produção legislativa reforçou o esvaziamento do Poder Legislativo que passou a conviver com crises diversas, bem como questionamentos relativos à representatividade.
Após breve introito assinale a alternativa que mais se coaduna ao Estado Contemporâneo:
Permanência forte ainda de mero exercício de subsunção pelo intérprete para a resolução de conflitos principiológicos.
Interpretação constitucional ainda pelos métodos tradicionais analisando somente critérios cronológicos, de especificidade e de hierarquia para a resolução dos conflitos constitucionais.
Jurisdição constitucional sem desenvolvimento expressivo, pois ainda prevalece o exercício de estrita legalidade.
Presença da teoria filosófica do positivismo jurídico.
Construção do neoconstitucionalismo, fenômeno que representa a doutrina filosófica do pós-positivismo, onde propõe-se uma aproximação entre Direito e Ética.

Quando se diz ser da competência de todos os componentes do Poder Judiciário o exercício do controle da compatibilidade vertical das normas da ordenação jurídica de um país, está se falando em:
jurisdição constitucional difusa, por via de exceção.
jurisdição constitucional concentrada, por via de exceção.
controle constitucional difuso, por via de ação.
jurisdição constitucional mista, por via de ação.
controle constitucional concentrado, por via de ação.

Levando em conta as demandas sociais atuais, os professores do ensino superior devem apresentar novas posturas; que ele rompa com o apriorismo técnico, com o modelo tradicional e conservador de ensino, adotando uma postura mais autônoma, sobretudo, se desejar se comprometer com um projeto transformador de sociedade. Sendo assim, cabe ao professor compreender que a informação vai para todos os lugares em forma de rede e não rota, reta, conforme Marco Silva (2010). Isso significa dizer que o conhecimento, hoje, se encontra:
sequenciado, hierarquizado, determinado, fragmentado, desterritorializado.

Na perspectiva construtivista, progressista, crítica da educação, a avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação.
Em relação à reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira: O professor concentra sua atenção:
na quantidade de informação assimilada pelo aluno.
no domínio cognitivo do aluno
no rendimento e resultado do aluno.
na classificação e aprovação do aluno.
na formação integral do aluno.

A perspectiva didático-pedagógica crítica e intercultural concebe o processo de ensino-aprendizagem como multidimensional, dessa forma podemos apontar que ele deve, marque a resposta certa:
Apostar na teoria independente da prática.
Trabalhar com metodologias individuais.
Preponderar com ações de memorização.
Promover a autonomia e a emancipação alunos;
Apostar na construção individual.

Libâneo (2000) nos informa que o professor atual precisa: 'conhecer e compreender motivações, interesses, necessidades de alunos diferentes entre si, ajudá-los na capacidade de comunicação com o mundo do outro, ter sensibilidade para situar a relação docente no contexto físico, social e cultural do aluno'. Nesse caso ele se refere, marque a resposta certa:
Ao desenvolvimento estrito de habilidades profissionais.
A necessária a articulação entre o cognitivo, o social e o afetivo.
A necessidade de ajuste da universidade às novas tecnologias.
Às etapas psicológicas do desenvolvimento do estudante.
A responsabilidade na educação que antes era somente da religião.

No modelo do constitucionalismo da pós-modernidade na versão neoliberal, tendencialmente, a ciência do direito deveria buscar um método que garantisse a: I ¿ Flexibilização das leis trabalhistas e dos direitos sociais. II ¿ Intervenção estatal na área privada. III ¿ Desregulamentação jurídica da economia. Somente é CORRETO o que se afirma em:
I e II.
I e III.
III.
II e III.
I, II e III.

Leia o texto abaixo retirado de voto proferido no âmbito do STF: A leitura do acórdão da apelação revela que a regra acima transcrita foi integralmente obedecida, porém ela foi afastada em homenagem ao princípio da ampla defesa. Entendo que as associações privadas têm liberdade para se organizar e estabelecer normas de funcionamento e de relacionamento entre os sócios, desde que respeitem a legislação em vigor. Cada indivíduo, ao ingressar numa sociedade, conhece suas regras e seus objetivos, aderindo a eles. Controvérsia envolvendo a exclusão de um sócio de entidade privada resolve-se a partir das regras do estatuto social e da legislação civil em vigor. Com base no texto acima, podemos dizer que houve a aplicação:
da doutrina do state action.
da teoria dualista.
teoria da eficácia indireta.
da teoria da vedação de retrocesso.
das duas teorias simultaneamente. monista e dualista.
da teoria monista. teoria da eficácia direta.

"A dogmática jurídica brasileira sofreu, nos últimos anos, o impacto de um conjunto novo e denso de ideias, identificadas sob o rótulo genérico de pós-positivismo ou principialismo." A partir desta afirmação, assinale a afirmação que NÃO se coaduna com a visão pós-positivista:
Trata-se de um esforço de superação do legalismo estrito, característico do positivismo normativista.
Auxilia no desenvolvimento de uma teoria dos direitos fundamentais edificada sob a ideia de dignidade da pessoa.
A inteligência sistêmica pode ser construída a partir de uma perspectiva principialista.
O principialismo faz uso das categorias metafísicas do jusnaturalismo.
Reabilita a argumentação jurídica e a formação de uma nova hermenêutica constitucional.

Analise as afirmacoes abaixo formuladas: I) na perspectiva civil-constitucional, os subsistemas jurídicos deixam de ser autônomos e sua interpretação passa a ficar subordinada à Constituição. II) a perspectiva civil-constitucional restaura a unidade do sistema jurídico a partir da supremacia material e formal da Constituição. III) a perspectiva civil-constitucional vai sendo abandonada pouco-a-pouco com o gradual fortalecimento do método de reunificação das matérias de natureza civil nos chamados ¿códigos¿ Está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
A assertiva II
A assertiva III
A assertiva I
As assertivas II e III
As assertivas I e II

Analise as assertivas sobre o fenômeno da judicialização da (geo)política: I) os problemas do fenômeno da judicialização da (geo) política não ocorrem apenas por força de fatores internos, mas pelas tensões advindas do jogo geopolítico mundial e seu complexo quadro de desregulamentação jurídica do mercado global. II) no plano epistemológico do constitucionalismo da pós-modernidade, as grandes questões estratégicas mundiais devem ser solucionadas no âmbito interno estatal, resguardando a insuperável soberania nacional. III) a invasão do direito sobre a geopolítica somente vem sendo aceita nas situações em que o juiz se impõe autolimite, abrindo o espaço normativo para a vontade majoritária democraticamente respaldada. Segundo nossos estudos, está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
A assertiva I
As assertivas I e II
A assertiva II
A assertiva III
As assertivas I e III

A respeito das teorias que tratam da eficácia vertical e horizontal dos direitos fundamentais, é certo afirmar que:
A teoria do monista representa, em regra, apenas a eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
A teoria do monista representa, em regra, apenas a eficácia vertical dos direitos fundamentais.
A teoria do state action representa, em regra, apenas a eficácia vertical dos direitos fundamentais.
A teoria monista representa a eficácia direta, tanto vertical como horizontal, dos direitos fundamentais.
A teoria do dualista representa a eficácia direta, tanto vertical como horizontal, dos direitos fundamentais.

Analise as assertivas abaixo: I) uma das características do neoconstitucionalismo é proporcional a filtragem do sistema jurídico pela constituição. II) o neoconstitucionalismo entende ser necessária a conexão entre direito e moral. III) o fenômeno que denominamos neoconstitucionalismo já era observável no Estado Legislativo de Direito do Século XIX. Está (ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
I e III
I e II
alsa e a assertiva II é verdadeira.
a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II que é falsa.
a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
as duas assertivas são falsas.

Analise as assertivas: I) nos dias atuais o juiz constitucional se limita a aplicar mecanicamente a lei posta previamente no ordenamento jurídico. II) hodiernamente juiz exegeta incorpora categorias éticas e filosóficas na aferição das escolhas valorativas do poder político. III) a atual estrutura neoconstitucional tem procurado enfatizar o trabalho do juiz como complementar ao trabalho realizado pelo legislador, locupletando, no processo de produção da decisão, os espaços vazios da legislação. Está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
As assertivas II e III
A assertiva II
A assertiva I
As assertivas I e II
A assertiva III

Prévia do material em texto

Luiz Henrique Pereira dos Santos
	202106121498       POLO VILA VITÓRIA - MAGÉ - RJ
	 
	 O resultado desta avaliação ficará disponível após o dia 20/09/2021.
	
	  DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
	
	Simulado: NPG1070_AV_202106121498 (AG) 
	Aluno(a): LUIZ HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS
	Matrícula: 202106121498
	
	Data: 20/09/2021 09:30:24 (Finalizada)
	
	 1a Questão
	
	Acerca da ação popular, analise as assertivas abaixo e marque a resposta correta: I) A prova da cidadania, para ingresso em juízo, será feita com o título eleitoral. Não estão legitimados a propor ação popular: estrangeiros, apátridas, pessoas jurídicas, menores de 16 anos, demais incapazes e os que não estejam no pleno exercício de seus direitos políticos. II) Em sede de ação popular, Se o autor desistir da ação ou der motivo à absolvição da instância, serão publicados editais nos prazos e condições previstos no art. 7º, II, ficando assegurado a qualquer cidadão bem como ao representante do Ministério Público, dentro do prazo de 90 (noventa) dias da última publicação feita, promover o prosseguimento da ação. III) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	II e III. III. I, II e III.
	
	III.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	I e III.
	
	
	
	 2a Questão
	
	No que se refere à justificativa de existência do controle de constitucionalidade é correto afirmar:
		
	
	Somente a supremacia constitucional é premissa imprescindível para a sua operacionalização.
	
	A rigidez constitucional fica suplantada em razão da operacionalização do controle de constitucionalidade.
	
	O controle de constitucionalidade é mecanismo hábil a garantir as premissas de supremacia e rigidez constitucionais.
	
	Para a ordem constitucional brasileira as premissas de supremacia e rigidez constitucionais existem somente para manutenção das competências do Supremo Tribunal Federal.
	
	A supremacia constitucional decorre da existência do controle de constitucionalidade.
	
	
	
	 3a Questão
	
	Sebastião contratou um plano de minutos com a operadora de telefonia fixa da região em que mora, no Distrito Federal. Ocorre que ao pedir o detalhamento das contas, ficou surpreso com o valor, já que a empresa alegava o consumo de pulsos além da franquia contratada, sem esclarecer o tempo gasto nas ligações excedentes. Sentindo-se lesado, procurou seu advogado para propor uma ação visando anular aquela cobrança, além de exigir o detalhamento do consumo, sob pena de multa. Fundamentou seu pedido na lei distrital 3426/2004, que obriga as concessionárias prestadoras de telefonia o detalhamento sob pena de multa. Com relação ao enunciado, podemos entender que:
		
	
	a questão referente à inconstitucionalidade da lei só poderia ser discutida perante o Supremo Tribunal Federal.
	
	a empresa ré não pode arguir na contestação, a inconstitucionalidade do referido diploma, uma vez que o controle só poderia se dar perante o Supremo Tribunal Federal.
	
	a empresa ré pode arguir na contestação, a inconstitucionalidade do referido diploma.
	
	só o autor poderia dizer sobre a constitucionalidade ou inconstitucionalidade da lei.
	
	o juiz pode decidir acerca da inconstitucionalidade da lei, declarando-a inconstitucional, porque a questão constitucional é a questão principal da ação.
	
	
	
	 4a Questão
	
	Com relação ao controle concentrado nos estados-membros e a ação direta de inconstitucionalidade interventiva, assinale a opção CORRETA:
		
	
	Compete ao Advogado-Geral da União a formulação da representação interventiva contra o Estado-membro, no caso de eventual lesão aos princípios constitucionais sensíveis.
	
	Os atos tipicamente regulamentares são passíveis de impugnação em controle abstrato de normas no âmbito estadual.
	
	Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, em regra, cabe recurso extraordinário contra decisão do Tribunal de Justiça proferida em controle abstrato de normas.
	
	A Constituição estadual pode atribuir ao Chefe da Advocacia do Estado a competência para propor a representação interventiva contra os municípios.
	
	A Constituição estadual pode atribuir ao Procurador Geral de Justiça a competência para propor a representação de inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça local para o controle em relação à Constituição Estadual.
	
	
	
	 5a Questão
	
	Acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão é correto afirmar:
		
	
	Presença de norma constitucional de eficácia contida e ausência de norma infraconstitucional regulamentadora.
	
	Ausência de norma constitucional de eficácia limitada e presença de norma infraconstitucional regulamentadora.
	
	Ausência de norma constitucional de eficácia contida e presença de norma infraconstitucional regulamentadora.
	
	Presença de norma constitucional de eficácia limitada e ausência de norma infraconstitucional regulamentadora.
	
	Violação de omissão constitucional por meio de norma constitucional de eficácia limitada.
	
	
	
	 6a Questão
	
	Declarando o Supremo Tribunal Federal, incidentalmente, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal em face da Constituição do Brasil, caberá:
		
	
	ao Advogado-Geral da União interpor o recurso cabível para impedir que a União seja compelida a cumprir a referida decisão.
	
	ao Presidente da República editar decreto para tornar inválida a lei no âmbito da administração pública.
	
	ao Senado Federal suspender a execução da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja definitiva.
	
	ao Congresso Nacional suspender a execução da lei, total ou parcialmente, conforme o caso, desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal seja definitiva.
	
	ao Procurador-Geral da República, como chefe do Ministério Público da União, expedir atos para o cumprimento da decisão pelos membros do Ministério Público Federal e dos Estados.
	
	
	
	 7a Questão
	
	O controle abstrato serve para aferir a inconstitucionalidade em tese de um determinado ato normativo. Entretanto, a jurisprudência consolidada do Supremo Tribunal Federal não admite a chamada inconstitucionalidade indireta ou reflexa, ou seja, a inconstitucionalidade de ato infralegal (ato secundário), na medida em que se caracteriza aqui a ilegalidade e não a inconstitucionalidade. Diante de tais considerações, é firme a jurisprudência de nossa Corte Suprema no sentido de que a modalidade de controle abstrato adequada para julgar in abstracto a inconstitucionalidade de decreto-lei editado na ordem constitucional anterior é:
		
	
	Ação declaratória de constitucionalidade.
	
	Ação direta de inconstitucionalidade.
	
	Mandado de Injunção
	
	Arguição de descumprimento de preceito fundamental.
	
	Ação direta de inconstitucionalidade por omissão.
	
	
	
	 8a Questão
	
	Com relação ao habeas corpus, assinale a alternativa errada:
		
	
	a impetração com a devida identificação, mas sem a assinatura confirmatória ao final da petição inicial, portanto apócrifa, é admitida, em homenagem à magnitude do direito que o instrumento busca resguardar e, ainda, em conformidade com jurisprudência emanada do Supremo Tribunal Federal.
	
	neste tipo de writ, é dispensada a presença do advogado, admitindo-se sua impetração até mesmo via fax. Mas, um mínimo de formalidade é indispensável a qualquer instrumento processual e, sendo assim, um dos requisitos de observância obrigatória, mesmo que em sede de habeas corpus, refere-se à identificação do impetrante, na petição inicial. A impetração sem qualquer identificação é tida por anônima e, portanto, inadmissível.
	
	o habeas corpus é garantia constitucional prevista no artigo5º, inciso LXVIII, da CF, com finalidade específica: proteção à liberdade de locomoção, à liberdade individual de ir, vir e ficar.
	
	o habeas corpus deverá ser impetrado contra ato do coator, que poderá ser tanto de autoridade (delegado de polícia, promotor de justiça, juiz de direito, tribunal etc.) como particular. No primeiro caso, nas hipóteses de ilegalidade e abuso de poder, enquanto que, no segundo caso, somente nas hipóteses de ilegalidade.
	
	Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar habeas corpus contra ato de membro dos Tribunais Superiores.
	
	
	
	 9a Questão
	
	Após o final da segunda guerra mundial surgem as constituições supremas e com força normativa, que buscam em razão máxima a concretização dos direitos fundamentais. A relevância do código (legalismo) cede definitivamente seu espaço à constituição (aferição da constitucionalidade), e a completude legal à unidade constitucional. Por estas razões, o eixo vinculante se deslocou do presente (legislador ordinário) para o passado (obra do constituinte originário). A fiscalização exercida pela corte constitucional somada à lenta produção legislativa reforçou o esvaziamento do Poder Legislativo que passou a conviver com crises diversas, bem como questionamentos relativos à representatividade. Após breve introito assinale a alternativa que mais se coaduna ao Estado Contemporâneo:
		
	
	Permanência forte ainda de mero exercício de subsunção pelo intérprete para a resolução de conflitos principiológicos.
	
	Interpretação constitucional ainda pelos métodos tradicionais analisando somente critérios cronológicos, de especificidade e de hierarquia para a resolução dos conflitos constitucionais.
	
	Jurisdição constitucional sem desenvolvimento expressivo, pois ainda prevalece o exercício de estrita legalidade.
	
	Presença da teoria filosófica do positivismo jurídico.
	
	Construção do neoconstitucoinalismo, fenômeno que representa a doutrina filosófica do pós-positivismo, onde propõe-se uma aproximação entre Direito e Ética.
	
	
	
	 10a Questão
	
	Quando se diz ser da competência de todos os componentes do Poder Judiciário o exercício do controle da compatibilidade vertical das normas da ordenação jurídica de um país, está se falando em:
		
	
	jurisdição constitucional difusa, por via de exceção.
	
	jurisdição constitucional concentrada, por via de exceção.
	
	controle constitucional difuso, por via de ação.
	
	jurisdição constitucional mista, por via de ação.
	
	controle constitucional concentrado, por via de ação.
	
	
	 
				Luiz Henrique Pereira dos Santos
	202106121498       POLO VILA VITÓRIA - MAGÉ - RJ
	 
	 O resultado desta avaliação ficará disponível após o dia 20/09/2021.
	
	  DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
	
	Simulado: NPG1009_AV_202106121498 (AG) 
	Aluno(a): LUIZ HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS
	Matrícula: 202106121498
	
	Data: 18/09/2021 13:54:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão
	
	Ter consciência das características e dos significados das abordagens pedagógicas podem nos ajudar a fazer nossas próprias opções como docentes. Dessa forma, marque a opção que apresenta características da abordagem tradicional:
		
	
	Transmissão do saber onde o professor é modelo.
	
	Dá ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que dela resulta.
 
	
	Desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos pessoais de construção e organização da realidade.
	
	Privilegia a dimensão psicológica, emocional e afetiva do indivíduo.
	
	Conteúdos de ensino são construídos a partir das experiências dos alunos, aprende-se a fazer fazendo.
	
	
	
	 2a Questão
	
	Mizukami (1986) afirma que o homem chegará a ser sujeito por meio da reflexão sobre seu ambiente concreto: quanto mais ele reflete sobre a realidade, sobre a sua própria situação concreta, torna-se consciente, comprometido a intervir na realidade para mudá-la. Para o autor, o homem cria a cultura, resultado de sua atividade, na medida em que se integrando no seu contexto de vida, reflete sobre as condições desse contexto e responde aos seus desafios. Diante disso, podemos dizer que uma prática pedagógica respaldada nessa linha de pensamento, é uma prática comprometida com:
Marque a INCORRETA:
		
	
	a negação dos conflitos sociais;
	
	 a construção de uma nova ordem social;
	
	 a defesa de uma gestão democrática e participativa dos sujeitos da comunidade acadêmica;
	
	 a emancipação e transformação social;
	
	 o rompimento  do status quo;
	
	
	
	 3a Questão
	
	Podemos afirmar que o trabalho docente:
		
	
	Trabalha com objeto passivo, facilitando a realização do trabalho
	
	Nunca enfrenta resistência por parte dos alunos
	
	É sempre agradável e dificilmente mediado pelas relações humanas 
	
	Envolve questões afetivas, dificultando o trabalho
	
	Envolve questões de poder e valores
	
	
	
	 4a Questão
	
	Tendo como pressupostos a necessidade de uma postura respeitosa dos profissionais da educação com a realidade sócio-cognitiva dos educandos e considerando-os sujeitos ativos, críticos e criativos do processo ensino-avaliação-aprendizagem, é incorreto afirmar que a avaliação:
		
	
	considera os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem, proporcionando ao discente e ao professor verificação dos objetivos e resultados alcançados durante o desenvolvimento das atividades propostas.
	
	 é  caracterizada pelo espaço de mediação, aproximação e diálogo entre as formas de ensinar dos professores (as), exigindo preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos
	
	é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, sendo um dos elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem.
	
	entatiza a autoavaliação,  é formativa e diagnóstica porque tem caráter de feedback / de retroalimentação, com a finalidade principal de ser mais um recurso para motivar e promover aprendizagens significativas.  Uma avaliação mais inclusiva, a serviço das aprendizagens do que excludente e apenas para classificar e/ou selecionar.
	
	significa adotar vários instrumentos aleatoriamente durante o período letivo,  independente da intencionalidade da avaliação.
	
	
	
	 5a Questão
	
	A ênfase na aprendizagem como paradigma para o Ensino Superior alterará o papel dos participantes do processo: ao aprendiz cabe papel central. Mas, sem dúvida, essas ações são realizadas com os outros participantes do processo: os professores, os colegas, etc. Dessa forma podemos afirmar que de acordo com o paradigma atual, marque a alternativa correta:
		
	
	O aprender é um ato isolado e não cabe distribuição.
	
	A aprendizagem não se faz isoladamente, mas em parceria, em contato com os outros e com o mundo.
	
	O aluno deve aprender sozinho, buscando sua autonomia.
	
	É preciso divergir do modelo novo e construir um mais focado no antigo.
	
	O processo de aprendizagem deve partir da análise política do professor.
 
	
	
	
	 6a Questão
	
	O projeto político-pedagógico deve ir além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não deve ser algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. O que deve ser levado em conta em se tratando de um projeto político pedagógico cuja elaboração é participativa? Isso significa que o projeto político pedagógico deve: ANALISE AS ALTERNATIVAS E MARQUE A RESPOSTA CORRETA:
I. ser construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
II.ultrapassar a mera formalidade e cumprimento de burocracia como preencher documentos;
III. envolver ação-reflexão-ação; pensar no que se está fazendo e o porquê está fazendo;
IV. considerar as dimensões técnica, política e humana;
V. ser responsabilidade da Direção geral e dos Órgãos governamentais competentes;
		
	
	A ÚNICA ALTERNATIVAINCORRETA É A V
	
	TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS
	
	A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA É A V
	
	APENAS AS ALTERNATIVAS I, III E V ESTÃO CORRETAS
	
	APENAS AS ALTERNATIVAS II E IV ESTÃO CORRETAS
	
	
	
	 7a Questão
	
	Levando em conta as demandas sociais atuais, os professores do ensino superior devem apresentar novas posturas; que ele rompa com o apriorismo técnico, com o modelo tradicional e conservador de ensino, adotando uma postura mais autônoma, sobretudo, se desejar se comprometer com um projeto transformador de sociedade. Sendo assim, cabe ao professor compreender que a informação vai para todos os lugares em forma de rede e não rota, reta, conforme Marco Silva (2010). Isso significa dizer que o conhecimento, hoje, se encontra:
		
	
	sequenciado
	
	determinado
	
	hierarquizado
	
	fragmentado
	
	desterritorializado
	
	
	
	 8a Questão
	
	Na perspectiva construtivista, progressista, crítica da educação, a avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação. Em relação à reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira: O professor concentra sua atenção:
		
	
	no domínio cognitivo do aluno
	
	no rendimento e resultado do aluno.
	
	na formação integral do aluno.
	
	na quantidade de informação assimilada pelo aluno.
	
	na classificação e aprovação do aluno.
	
	
	
	 9a Questão
	
	A perspectiva didático-pedagógica crítica e intercultural concebe o processo de ensino-aprendizagem como multidimensional, dessa forma podemos apontar que ele deve, marque a resposta certa:
		
	
	Apostar na teoria independente da prática.
 
	
	Trabalhar com metodologias individuais.
	
	Preponderar com ações de memorização.
	
	Promover a autonomia e a emancipação alunos;
	
	Apostar na construção individual.
	
	
	
	 10a Questão
	
	Libâneo (2000) nos informa que o professor atual precisa: 'conhecer e compreender motivações, interesses, necessidades de alunos diferentes entre si, ajudá-los na capacidade de comunicação com o mundo do outro, ter sensibilidade para situar a relação docente no contexto físico, social e cultural do aluno'. Nesse caso ele se refere, marque a resposta certa:
		
	
	Ao desenvolvimento estrito de habilidades profissionais.
	
	A necessária a articulação entre o cognitivo, o social e o afetivo.
	
	A necessidade de ajuste da universidade às novas tecnologias.
	
	Às etapas psicológicas do desenvolvimento do estudante.
	
	A responsabilidade na educação que antes era somente da religião.
 
	
	
	 
				Luiz Henrique Pereira dos Santos
	202106121498       POLO VILA VITÓRIA - MAGÉ - RJ
	 
	 O resultado desta avaliação ficará disponível após o dia 20/09/2021.
	
	  CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO
	
	Simulado: NPG1072_AV_202106121498 (AG) 
	Aluno(a): LUIZ HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS
	Matrícula: 202106121498
	
	Data: 15/09/2021 10:29:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão
	
	No modelo do constitucionalismo da pós-modernidade na versão neoliberal, tendencialmente, a ciência do direito deveria buscar um método que garantisse a: I ¿ Flexibilização das leis trabalhistas e dos direitos sociais. II ¿ Intervenção estatal na área privada. III ¿ Desregulamentação jurídica da economia. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	III.
	
	II e III.
	
	I, II e III.
	
	
	
	 2a Questão
	
	Leia o texto abaixo retirado de voto proferido no âmbito do STF: A leitura do acórdão da apelação revela que a regra acima transcrita foi integralmente obedecida, porém ela foi afastada em homenagem ao princípio da ampla defesa. Entendo que as associações privadas têm liberdade para se organizar e estabelecer normas de funcionamento e de relacionamento entre os sócios, desde que respeitem a legislação em vigor. Cada indivíduo, ao ingressar numa sociedade, conhece suas regras e seus objetivos, aderindo a eles. Controvérsia envolvendo a exclusão de um sócio de entidade privada resolve-se a partir das regras do estatuto social e da legislação civil em vigor. Com base no texto acima, podemos dizer que houve a aplicação:
		
	
	da doutrina do state action.
	
	da teoria dualista. teoria da eficácia indireta.
	
	da teoria da vedação de retrocesso.
	
	das duas teorias simultaneamente. monista e dualista.
	
	da teoria monista. teoria da eficácia direta.
	
	
	
	 3a Questão
	
	"A dogmática jurídica brasileira sofreu, nos últimos anos, o impacto de um conjunto novo e denso de ideias, identificadas sob o rótulo genérico de pós-positivismo ou principialismo." A partir desta afirmação, assinale a afirmação que NÃO se coaduna com a visão pós-positivista:
		
	
	O principialismo faz uso das categorias metafísicas do jusnaturalismo.
	
	Reabilita a argumentação jurídica e a formação de uma nova hermenêutica constitucional.
	
	Trata-se de um esforço de superação do legalismo estrito, característico do positivismo normativista.
	
	Auxilia no desenvolvimento de uma teoria dos direitos fundamentais edificada sob a ideia de dignidade da pessoa.
	
	A inteligência sistêmica pode ser construída a partir de uma perspectiva principialista.
	
	
	
	 4a Questão
	
	Analise as afirmações abaixo formuladas: I) na perspectiva civil-constitucional, os subsistemas jurídicos deixam de ser autônomos e sua interpretação passa a ficar subordinada à Constituição. II) a perspectiva civil-constitucional restaura a unidade do sistema jurídico a partir da supremacia material e formal da Constituição. III) a perspectiva civil-constitucional vai sendo abandonada pouco-a-pouco com o gradual fortalecimento do método de reunificação das matérias de natureza civil nos chamados ¿códigos¿ Está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
		
	
	As assertivas I e II
	
	A assertiva II
	
	A assertiva III
	
	As assertivas II e III
	
	A assertiva I
	
	
	
	 5a Questão
	
	Analise as assertivas sobre o fenômeno da judicialização da (geo)política: I) os problemas do fenômeno da judicialização da (geo) política não ocorrem apenas por força de fatores internos, mas pelas tensões advindas do jogo geopolítico mundial e seu complexo quadro de desregulamentação jurídica do mercado global. II) no plano epistemológico do constitucionalismo da pós-modernidade, as grandes questões estratégicas mundiais devem ser solucionadas no âmbito interno estatal, resguardando a insuperável soberania nacional. III) a invasão do direito sobre a geopolítica somente vem sendo aceita nas situações em que o juiz se impõe autolimite, abrindo o espaço normativo para a vontade majoritária democraticamente respaldada. Segundo nossos estudos, está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
		
	
	A assertiva I
	
	As assertivas I e II
	
	A assertiva II
	
	A assertiva III
	
	As assertivas I e III
	
	
	
	 6a Questão
	
	A respeito das teorias que tratam da eficácia vertical e horizontal dos direitos fundamentais, é certo afirmar que:
		
	
	A teoria do monista representa, em regra, apenas a eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
	
	A teoria do monista representa, em regra, apenas a eficácia vertical dos direitos fundamentais.
	
	A teoria do state action representa, em regra, apenas a eficácia vertical dos direitos fundamentais.
	
	A teoria monista representa a eficácia direta, tanto vertical como horizontal, dos direitos fundamentais.
	
	A teoria do dualista representa a eficácia direta, tanto vertical como horizontal, dos direitos fundamentais.
	
	
	
	 7a Questão
	
	Analise as assertivas abaixo: I) uma das características do neoconstitucionalismo é proporcional a filtragem do sistema jurídico pela constituição. II) o neoconstitucionalismo entende ser necessária a conexão entre direito e moral. III) o fenômeno que denominamos neoconstitucionalismo já era observável no Estado Legislativode Direito do Século XIX. Está (ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
		
	
	I e III
	
	I e II
	
	II e III
	
	Somente a assertiva I
	
	Somente a assertiva II
	
	
	
	 8a Questão
	
	Com relação às bases teóricas da constitucionalização do direito, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. O pós-positivismo ou principialismo simboliza o esforço de superação do legalismo estrito, característico do positivismo normativista, sem recorrer às categorias metafísicas do jusnaturalismo. II. Com o objetivo de realizar a Constituição, o exegeta contemporâneo não pode mais ficar adstrito à norma-dado (prius da interpretação constitucional), mas, sim captar seu verdadeiro sentido e alcance a partir da incidência dos elementos fáticos do caso concreto (fatos portadores de juridicidade).
		
	
	ambas as assertivas são verdadeiras.
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II que é falsa.
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	as duas assertivas são falsas.
	
	
	
	 9a Questão
	
	Analise as assertivas: I) nos dias atuais o juiz constitucional se limita a aplicar mecanicamente a lei posta previamente no ordenamento jurídico. II) hodiernamente juiz exegeta incorpora categorias éticas e filosóficas na aferição das escolhas valorativas do poder político. III) a atual estrutura neoconstitucional tem procurado enfatizar o trabalho do juiz como complementar ao trabalho realizado pelo legislador, locupletando, no processo de produção da decisão, os espaços vazios da legislação. Está(ão) correta(s) as seguintes assertivas:
		
	
	As assertivas II e III
	
	A assertiva II
	
	A assertiva I
	
	As assertivas I e II
	
	A assertiva III
	
	
	
	 10a Questão
	
	Analise as assertivas abaixo: I - o neoliberalismo busca reforçar a cosmovisão "welfarista" de Estado forte. II - Estado Positivista é derivado do welfare state, forte, positivo e prestigiado. III - Estado Mínimo é derivado do neoliberalismo, garantista, absenteísta, negativo e garantidor das liberdades individuais. Está (ão) correta(s) a(s) seguinte(s) assertiva(s):
		
	
	II e III
	
	I e II
	
	I e III
	
	Apenas a assertiva I
	
	Apenas a assertiva II
	
	
	 
				Luiz Henrique Pereira dos Santos
	202106121498       POLO VILA VITÓRIA - MAGÉ - RJ
	 
	 O resultado desta avaliação ficará disponível após o dia 20/09/2021.
	
	  DIREITO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL
	
	Simulado: NPG1071_AV_202106121498 (AG) 
	Aluno(a): LUIZ HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS
	Matrícula: 202106121498
	
	Data: 15/09/2021 10:36:42 (Finalizada)
	
	 1a Questão
	
	Sobre o instituto da Nacionalidade no Brasil leia as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA: I Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor dos brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição. II. São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira III Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que tiver cancelada sua naturalização por sentença judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. IV. Serão brasileiros naturalizados os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
		
	
	Todas são falsas
	
	I e III são falsas e II e IV são verdadeiras
	
	I e II são verdadeiras e III e IV são falsas
	
	I e IV são verdadeiras e III e II são falsas
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	
	 2a Questão
	
	A Canção do exílio, de Gonçalves Dias, transcrita abaixo, abre o livro Primeiros Cantos e marca a obra do autor como um dos mais conhecidos poemas da língua portuguesa no Brasil. Foi escrita em julho de 1843, em Coimbra, Portugal. O poema, por conta de sua contenção e de sua alusão à pátria distante, tema tão próximo do ideário do Romantismo, tornou-se emblemático na cultura brasileira. "Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, à noite - Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá." O Direito Internacional costuma distinguir duas dimensões de nacionalidade. Levando-se em consideração o poema de Gonçalves Dias, pode-se dizer que a dimensão mais próxima do sentido do texto é:
		
	
	dimensão oblíqua
	
	dimensão vertical
	
	dimensão política
	
	dimensão horizontal
	
	dimensão diagonal
	
	
	
	 3a Questão
	
	O Tribunal Penal Internacional tem jurisdição sobre pessoas responsáveis pelos crimes de maior gravidade com alcance internacional (art. 1º do Estatuto de Roma, 1998). São crimes de competência desse tribunal:
		
	
	Crime de agressão, tráfico de crianças e mulheres e atos de terrorismo.
	
	Tráfico de drogas, crime organizado transnacional e crimes contra a humanidade.
	
	Crimes de guerra, violação dos direitos humanos e tráfico de drogas.
	
	Crimes políticos e conexos.
	
	Genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.
	
	
	
	 4a Questão
	
	Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal. Tal fenômeno denomina-se:
		
	
	Avocação constitucional estadual.
	
	Justiça universal.
	
	Federalização das causas de direitos humanos.
	
	Federalização de crimes transnacionais.
	
	Avocação de jurisdição internacional.
	
	
	
	 5a Questão
	
	Assinale a opção correta segundo a orientação jurisprudencial do STF:
		
	
	Os tratados sobre direitos humanos celebrados pelo Brasil, a qualquer tempo, são equivalentes às emendas constitucionais.
	
	Os tratados sobre direitos humanos tem natureza de supraconstitucionalidade.
	
	Existe paridade entre a norma brasileira de produção doméstica e a norma brasileira de produção internacional.
	
	Os tratados genéricos são equivalentes às emendas constitucionais.
	
	O tratado genérico equivale a lei ordinária.
	
	
	
	 6a Questão
	
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, independentemente de qualificações profissionais que a lei vier a estabelecer.
	
	O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os estrangeiros residentes do País, os conscritos, durante o período de serviço militar obrigatório, e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
	
	Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros domiciliados há, pelo menos, um ano ininterrupto no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
	
	São privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Deputado Federal, de Senador, de Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de oficialdas Forças Armadas e de Ministro de Estado da Defesa.
	
	É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados, dentre outros preceitos, o caráter nacional e o funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
	
	
	
	 7a Questão
	
	Assinale a alternativa falsa:
		
	
	O STF entende que o tratado internacional equivale, ou seja, tem status de lei ordinária e, portanto, segue o princípio de que lei posterior derroga lei anterior.
	
	O STF entende que o caso de o Brasil ratificar um tratado internacional que conflite com a Constituição, esta deverá prevalecer.
	
	Os tratados de direitos humanos devem passar pelo processo de incorporação ao direito interno.
	
	Com a vigência da EC45/04, os tratados de direitos humanos ao serem incorporados pelo ordenamento jurídico brasileiro adquirem o status de norma constitucional, se aprovados em cada casa do Congresso, em dois turnos, por 3/5 de seus membros.
	
	Após a EC 45/04, todos os tratados de direitos humanos em que a República Federativa do Brasil for parte equivalem à norma constitucional.
	
	
	
	 8a Questão
	
	São brasileiros, nos termos da CF/88: I - os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, que estejam a serviço de seu país. II - os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; III - os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil; IV - os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira; V - os portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros. A opção verdadeira a respeito deste conjunto de afirmativas é:
		
	
	Nenhum item está certo.
	
	Somente dois itens estão certos.
	
	Somente um item está certo.
	
	Somente três itens estão certos.
	
	Somente quatro itens estão certos.
	
	
	
	 9a Questão
	
	Com relação ao Tribunal Penal Internacional, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Tem como sujeitos os Estados e as Organizações Internacionais.
	
	É independente e permanente, voltado para o julgamento de crimes contra a humanidade, de genocídio e de guerra.
	
	Ainda não se encontra em funcionamento.
	
	Tem como objetivo julgar os crimes cometidos durante as guerras de independência na ex-Iugoslávia e no genocídio de Ruanda.
	
	Trata-se de tribunal "ad hoc".
	
	
	
	 10a Questão
	
	São brasileiros naturalizados:
		
	
	Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
	
	Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição consular brasileira situada no exterior.
	
	Os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
	
	Os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
	
	Os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.

Mais conteúdos dessa disciplina