Buscar

Manual configuração academica

Prévia do material em texto

Tutorial: Como Configurar Página no Word 2010
O Word é um dos melhores editores de texto que eu conheço, ele oferece várias possibilidades para que seu trabalho se apresente limpo, claro e metodologicamente impecável. Porém, nem todo mundo sabe como utilizar as ferramentas deste programa do Office, por falta de tempo, paciência ou vontade de aprender mesmo. E é aí que algumas notas verdinhas vão sendo repassadas a quem conhece de cabo a rabo o programa! E você - sabe trabalhar no Word? Vou mostrar pra vocês como começar seu trabalho, com procedimentos que só precisam ser feitos UMA VEZ e daí em diante não precisar mais se preocupar em configurar nada, ok? Vamos começar com a Configuração de Página, que deve ser o primeiro passo ao começar um trabalho.
Passo 1 - Entre na janela "Configurar Página" e dê um duplo clique no espaço bem ao lado da régua:
Se você não sabe como colocar a régua, siga estes procedimentos:
1. Vá até a aba da Ferramenta "Exibição"
2. Marque a opção "Régua"
Passo 2 - Para configurar as margens do papel, siga estes passos:
1. Na janela "Configuração da Página", clique na aba "Margens"
2. Digite os valores referents a cada margem. Você também pode ir clicando nas setinhas ao lado de cada opção de margem, pra cima ou pra baixo, até chegar no valor desejado.
3. Na opção "Orientação", marque "Retrato". Esta opção mostra o papel "de pé". A opção "Paisagem" mostra o papel "deitado"
4. Na opção "Papel" marque "Normal". Geralmente esta opção já se encontra marcada, se assim for é só deixar como está.
5. Na opção "Visualização" marque "No documento inteiro". Isso vai fazer com que todas as configurações que você está fazendo sejam aplicadas a todo o documento.
Passo 3 - Para confgurar o tamanho do papel, siga os seguites passos:
1. Clique na aba "Papel"
2. Marque a opção "A4". Automaticamente vai aparecer logo embaixo o tamanho deste papel: 21 x 29,7 cm. Este é o tamanho de papel determinado pela ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas) para todo trabalho acadêmico.
Passo 4 - Para configurar o layout do papel, siga os seguintes passos:
1. Vá na aba "Layout"
2. Digite os valores referentes a Cabeçalho e Rodapé. Estes valores irão determinar, por exemplo, a posição onde ficarão os números de página do seu trabalho
3. Clique em OK e pronto, todas as suas configurações estarão salvas e toda vez que vc abrir o seu documento elas já estarão funcionando perfeitamente e você não vai mais precisar se preocupar com isso.
 
Criar um sumário automático no Microsoft Word 2007 é mais fácil do que você imagina. Aqui você poderá acompanhar, passo-a-passo, como criar um sumário personalizado para seu trabalho.
1. Primeiro de tudo abra o seu texto no Microsoft Word 2010.
2. Caso a aba Início esteja selecionada, você verá que, no canto da tela, há um local com separações chamado Estilo. Lá você pode visualizar todos os tipos de título que podem ser utilizados em seu texto para que depois tudo seja adicionado em seu sumário.
3. Talvez o processo a seguir seja um pouco mais “chato”, de certa forma. Você precisará classificar o seu texto, com os itens que você deseja que apareçam no sumário. Ou seja, os títulos importantes como Título, os menos importantes como Título 1, 2 etc.
Para fazer isso, basta selecionar o título dentro de seu documento e clicar no canto da tela na opção desejada, para o tipo de seu título.
4. Se você já terminou de classificar os títulos, verá como é muito simples gerar o seu sumário. Clique na aba Referências e depois no botão Sumário. Diversos modelos aparecerão e, basta escolher o seu modelo e clicar. Pronto! Agora seu sumário já está funcionando.
Observação importante: sempre que você modificar alguma coisa no documento, clique com o botão direito em seu sumário e selecione “Atualizar Campos”. Desta forma, você terá certeza de que os itens estão correspondendo corretamente às páginas. Por isso, assim que você finalizar seu trabalho, a última coisa a ser feita é atualizar os campos do sumário. 
Personalizando os tipos de título: como o Word traz os estilos pré-definidos, talvez você não goste da mudança de fonte ou de cor que ocorre ao definir como Título 1, 2 etc. Você pode modificar os títulos clicando com o botão direito neles e indo em Modificar.
Quebra de Seção
A quebra de seção no Word faz que seja possível dividir o documento em partes, como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através dessa função que podemos colocar as numerações nas páginas desejadas. E não fica restrito só a numeração, mas sim em colocar cabeçalhos e roda pés diferentes em um mesmo documento.
Abra o arquivo desejado no Word 2010 Entre no Guia de menu Inserir e escolha o menu Cabeçalho;
E opção Editar Cabeçalho.
Note que na guia de menus aparecerá um menu Design especifico para Cabeçaho e Rodapé. 
Na mesma guia clique em Número de Página e escolha a opção que mais se indentifica a sua formatação.
Após esse procedimento, feche as opções de cabeçalho e rodapé;
Bom, agora você já inseriu as numerações de página do seu documento, agora vamos editar essa numeração com a famosa Quebra de seção.
Clique em qualquer página desejada, e entre na guia Layout de Página, e escolha o menu Quebra que abrirá as opções de Quebra de Seção, escolha a opção Próxima Página;
Após esse procedimento retorne as opções de Cabeçalho, dando um duplo clique em cima do número da página ou cabeçalho da folha desejada onde necessita que dê inicio a contagem de páginas do documento.
Abrirá novamente as opções de Cabeçalho e Rodapé.
Desmarque a opção Vincular ao documento anterior;
Na mesma guia de Design de propriedades de Cabeçalho e Rodapé, escolha a opção Números de página, e en seguida a opção Formatar números de página. Marque a opção Iniciar em: e insira o número de página que deseja que comece a contagem das páginas do documento.
Clique em OK e apague os números das páginas anteriores a escolhida para começar a contagem.
Feche as opções de Cabeçalho e Rodapé, e salve o arquivo.
Prontinho pessoal! Seu documento está formatado com a numeração de página de acordo com o que você deseja. Espero te ajudado com esse tutorial e deixe o seu comentário!rs
Inserir um índice de figuras no Word
Em trabalhos acadêmicos extensos, com muitas imagens, às vezes é necessário fazer um índice de figuras. Esse tutorial te ensina, em poucos passos, a demarcar suas imagens para inserir um índice de figuras no Word.
Passo 1. Abra o documento no Word. Vá em inserir e, em seguida, em “Imagem”. Escolha o arquivo em seu computador e insira a imagem desejada no documento.
Insira a imagem no word (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)
Passo 2. Com a imagem selecionada, vá em “Referências” e clique em “Inserir Legenda”. Escreva uma legenda e clique em “Ok”.
Insira uma legenda à sua foto (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)
Passo 3. A legenda irá aparecer abaixo da sua imagem. Desse jeito, o programa já reconhece a figura. Repita a operação com todas as imagens do documento.
Adicione legendas a todas as imagens (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)
Passo 4. Com as figuras já legendadas, vamos agora montar o índice. Posicione o cursor na altura do documento em que deseja inserir o sumário. Agora selecione “Referências” e depois “Inserir Índice de Ilustrações”.
Crie o índice de ilustrações (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)
Passo 5. Configure a janela do índice de ilustrações e clique em “OK”. O Word vai criar a lista automaticamente baseado nas legendas de suas figuras.
Índice de figuras pronto (Foto: Reprodução/Mariana Coutinho)
Seu índice de figuras está pronto!

Continue navegando