Buscar

AVALIAÇÃO 1- TEORIA GERAL DO PROCESSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVAVALIAÇÃO 1 – TEORIA GERAL DO PROCESSO
1-Direito processual penal é o ramo do direito público dedicado ao estudo da aplicação jurisdicional do direito penal, sistematizando os órgãos relacionados e seus respectivos auxiliares. Assim, quanto à aplicação da lei processual penal no tempo e no espaço e aos princípios processuais penais constitucionais, assinale a alternativa CORRETA:
B- A lei processual penal possui aplicação imediata, sendo aplicável nos processos iniciados após a sua vigência, bem como nos processos em curso no ato da sua vigência.v
iola peonstitucional.
2-Ao longo dos tempos, foram apresentadas diversas denominações sobre ao conjunto de conhecimentos relativos ao processo judicial, a expressão atualmente dominante é Direito Processual, que se difundiu por influência do Direito Alemão. Sobre o conceito de direito processual, analise as sentenças a seguir: I- É uma ciência autônoma no campo da dogmática jurídica, uma vez que possui normas e princípios próprios que decorrem da função do processo, que possui objetivo específico. II- São frutos da atividade legislativa, uma vez que, em regra, decorrem de leis que emanam do Poder Legislativo. III- É o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público. IV- É a parte do ordenamento jurídico que define as infrações penais (crimes e contravenções) e comina as respectivas sanções. Assinale a alternativa CORRETA:
C- As sentenças I e II estão corretas.
3-Ressalvadas as competências da Justiça Federal e a competência originária dos Tribunais Superiores, as ações cíveis fundadas em interesses difusos, coletivos, individuais indisponíveis ou homogêneos dos idosos serão propostas em qual foro?
D- No foro do domicílio do idoso.
4- São princípios gerais do processo civil na Constituição Federal de 1988 o devido processo legal, a isonomia, o contraditório, a inafastabilidade do controle jurisdicional, a imparcialidade do juiz, a publicidade dos atos processuais, o duplo grau de jurisdição e a duração razoável do processo. Dessa forma, como podemos definir direito material?
A- Conjunto de normas que regulam a vida entre as pessoas em sociedade, isto é, normas que disciplinam relações jurídicas sobre bens e utilidades da vida.
5- São princípios gerais do processo civil na Constituição Federal de 1988 o devido processo legal, a isonomia, o contraditório, a inafastabilidade do controle jurisdicional, a imparcialidade do juiz, a publicidade dos atos processuais, o duplo grau de jurisdição e a duração razoável do processo. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Critério em razão da matéria.
II- Critério em razão da pessoa.
III- Critério funcional. 
(    ) Não possui relação com a matéria ou com as partes. Relaciona-se com as diversas funções que um ou mais órgãos jurisdicionais exercem em um processo. É a competência para exercer dentro de um processo.  (    ) Significa que a competência é determinada pela matéria de objeto no processo. (    ) Determina que a competência é fixada a partir da pessoa de uma das partes, independentemente da matéria.  Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
B- III - I - II.
6- O Poder Judiciário tem a função de interpretar e aplicar a lei nos litígios entre os cidadãos e entre cidadãos e Estado. A respeito da competência territorial, analise as sentenças a seguir: I- É competente o foro da residência da mulher, para a ação de separação dos cônjuges. II- É competente o foro do domicílio do devedor, para a ação de títulos extraviados. III- Havendo dois ou mais réus, com diferentes domicílios, serão demandados no foro do domicílio do autor. IV- A competência em razão do território fixada por lei não pode ser modificada por convenção das partes para eleger foro em que serão propostas as ações oriundas de direitos e obrigações. Assinale a alternativa CORRETA:
A- As sentenças I e II estão corretas.
7- Jurisdição é o território onde uma autoridade exerce o Poder Judiciário, ou seja, existe um fórum que julga ações para cada localidade. Quanto aos aspectos da competência territorial, assinale a alternativa CORRETA:
D - As mudanças de domicílio do réu, depois de ajuizada a demanda, não alteram a competência, já estabilizada com a propositura da ação.
8- Após a reformulação dos serviços de assistência judiciária, o movimento enfrentou outro obstáculo, em razão do surgimento de novos direitos, ou seja, a proteção de interesses coletivos, difusos e individuais homogêneos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um direito difuso:
A- Direito ao meio ambiente saudável.
9- "Ninguém será privado da liberdade ou dos seus bens sem o devido processo legal”. Assinale a alternativa CORRETA que denomina esse princípio processual:
A -Devido processo legal.
10- Jurisdição pode ser considerada um poder legal no qual são investidos certos órgãos e pessoas de aplicar o direito nos casos concretos. Assim, em relação à natureza declaratória da jurisdição, assinale a alternativa CORRETA:
A -Significa que ela não cria direitos subjetivos, mas se limita ao reconhecimento de direitos preexistentes e previstos pelo direito objetivo.

Continue navegando