Buscar

SIMULADO 1 SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO PÚBLICA
	
	Simulado: GST0837_SM_201404047115 V.2
	 
	Aluno(a): ANA L C CH RAMOS
	
	Desempenho: 8,0 de 8,0
	Data: 05/07/2015 18:59:33 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404255406)
	
	Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? ...Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades de renda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que deem suporte à sua resposta.
		
	
Sua Resposta: Resposta: Educação de qualidade e moradia digna. Argumento: Educação de qualidade é o direito social que pode diminuir a desigualdade social. Com moradia digna o cidadão poderá sentir se incluído no meio social de qualidade e não sentir se marginalizado.
	
Compare com a sua resposta: O estudante poderá propor: - Acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, o que favorece ao cidadão ocupar postos de trabalho que exigem maior qualificação e, consequentemente, maior remuneração; - Permanência do estudante na escola, em todos os níveis escolares ¿ da educação infantil a educação superior ¿ o que possibilita o cidadão se qualificar profissionalmente e ter acesso a melhores condições de trabalho e remuneração e, consequentemente, de vida; - Condições dignas de trabalho, com remuneração que garanta qualidade de vida do indivíduo, fruto de reivindicação daquele que tem condições de trabalhar com qualidade, como consequência de seu preparo cultural e profissional; - Assistência à saúde, em seu contexto mais amplo, o que favorece uma renda familiar não comprometida com a suspensão de enfermidades e, até mesmo, caracterizada pela redução de gastos com portadores de necessidades especiais; - Ser proprietário do imóvel em que se reside, o que se reduz os gastos com aluguel e promove o equilíbrio financeiro familiar
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404256217)
	
	Ao se Planejar um Curso Superior, deve-se fazer constar de seu Projeto Pedagógico, os objetivos Gerais e Específicos que norteiam a convergência e Complementaridade das disciplinas e saberes contidos na sua estrutura curricular. Descreva o objetivo geral e cite pelo menos dois objetivos específicos do Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública.
		
	
Sua Resposta: Objetivo geral do curso em Gestão Pública - contribuir para o aprimoramento da administração pública nacional por meio da formação de quadros de alta competência técnica e tecnológica, que assumam uma postura ética e responsável e sejam hábeis nas técnicas e tecnologias disponíveis à gestão pública. Objetivo específico - analisar de forma crítica a administração pública brasileira, especialmente nas esferas dos Estados e Municípios; Propor soluções técnicas a problemas da administração pública, no escopo de sua competência e formação.
	
Compare com a sua resposta: Objetivo Geral do Curso em Gestão Pública Contribuir para o aprimoramento da administração pública nacional por meio da formação de quadros de alta competência técnica e tecnológica, que assumam uma postura ética e responsável e sejam hábeis nas técnicas e tecnologias disponíveis à gestão pública, de forma a propiciar o correspondente desenvolvimento do país no contexto da defesa da cidadania e da qualidade dos serviços públicos. Objetivos Específicos do Curso CST Gestão PúblicaCompreender o papel do Estado Brasileiro, no desenvolvimento do País;Reconhecer os mecanismos legais e as dimensões institucionais da organização do Estado no Brasil; Analisar criticamente a administração pública brasileira, especialmente nas esferas dos Estados e Municípios; Propor soluções técnicas a problemas da administração pública, no escopo de sua competência e formação;Reconhecer as diferentes formas de atuação estatal;Saber aplicar as principais ferramentas de gestão; Atuar nas diferentes organizações do setor público;Saber usar os mecanismos de planejamento, controle e execução das políticas públicas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404255469)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Bombeiros e policiais militares e civis do Rio de Janeiro decidiram encerrar a greve iniciada antes do carnaval sem que a paralisação tenha atingido seu principal objetivo: a adoção de um piso salarial de R$ 3,5 mil.Com um saldo de PMs e bombeiros presos no complexo penitenciário de Bangu, o fim da greve foi anunciado após uma assembleia realizada a portas fechadas. Os grevistas temiam a prisão de mais militares e, por isso, designaram, para anunciar a decisão, as mulheres dos servidores presos em Bangu e o inspetor da Polícia Civil, presidente do Sindicato de Policiais Civis do Rio (Sinpol). Para justificar a reunião a portas fechadas, os grevistas alegaram que o local estava cercado de P-2 (homens do serviço de inteligência da PM) que, segundo eles, poderiam prender os servidores envolvidos na paralisação. Com base no tema em questão, analise as duas afirmações a seguir. I - Aos membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares são proibidas a sindicalização e a greve. PORQUE II - Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
		
	
	Somente a afirmação II está correta
	 
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II é uma justificativa correta da primeira
	
	As afirmações I e II estão corretas e a afirmação II não é uma justificativa correta da primeira
	
	As afirmações I e III não estão corretas
	
	Somente a afirmação I está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404255623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A experiência que tenho de lidar com aldeias de diversas nações me tem feito ver, que nunca índio fez grande confiança de branco e, se isto sucede com os que estão já civilizados, como não sucederá o mesmo com esses que estão ainda brutos. NORONHA, M. Carta a J. Caldeira Brant. 2 jan.1751. Apud CHAIM, M. M. Aldeamentos indígenas (Goiás: 1749-1811). São Paulo: Nobel, Brasília: INL, 1983 (adaptado).Em 1749, ao separar-se de São Paulo, a capitania deGoiás foi governada por D. Marcos de Noronha, que atendeu às diretrizes da política indigenista pombalina que incentivava a criação de aldeamentos em função.
		
	 
	da necessidade de controle dos brancos sobre a população indígena, objetivando sua adaptação às exigências do trabalho regular.
	
	do empenho das ordens religiosas em proteger o indígena da exploração, o que garantiu a sua supremacia na administração colonial.
	
	da propagação de doenças originadas do contato com os colonizadores, que dizimaram boa parte da população indígena.
	
	da política racista da Coroa Portuguesa, contrária à miscigenação, que organizava a sociedade em uma hierarquia dominada pelos brancos.
	
	das constantes rebeliões indígenas contra os brancos colonizadores, que ameaçavam a produção de ouro nas regiões mineradoras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404255634)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão ca usa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes
		
	
	o terraceamento.
	
	o pousio.
	
	a drenagem.
	
	a aração.
	 
	o desmatamento.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201404622984)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cidadania se dá com a participação eficiente e criativa no contexto social, oexercício concreto de direitos e deveres [...] O conceito de cidadania se estende a todos indivíduos na sociedade, sem discriminação de raça, gênero, idade, credo religioso [...] De acordo com as ideias acima, cidadania exige
		
	
	compreensão de seus deveres junto a todos os membros de sua comunidade.
	 
	consciência de pertença a uma comunidade e também de responsabilidade partilhada, tendo em vista a vida em comum.
	
	o cumprimento das determinações legais da Constituição do país, por parte de todos os membros de uma sociedade, indistintamente.
	
	compromisso do indivíduo frente às necessidades de seu grupo social, desconsiderando as suas necessidades.
	
	obediência às regras coletivas de cada comunidade, de acordo com a regulamentação jurídica formal.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201404673136)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Relativamente às políticas públicas voltadas para as áreas de educação e saúde, em face das mudanças demográficas verificadas contemporaneamente no Brasil, assinale a opção correta.
		
	
	Acompanhando a tendência demográfica apresentada pelo país nas últimas décadas, o poder público obteve a grande vitória de ter universalizado o acesso da juventude à etapa final da educação básica, o ensino médio.
	
	Há consenso entre os especialistas de que os problemas do Sistema Único de Saúde, o SUS, vinculam-se, prioritariamente, aos entraves estabelecidos pela Constituição de 1988 à universalização desses serviços.
	
	No que se refere ao sistema público de ensino, evidencia-se a necessidade de construção de prédios escolares para atender à crescente demanda por vagas nos três níveis da educação básica.
	 
	Melhoria nas condições de vida, programas de vacinação em massa, aumento dos índices de escolaridade e de acesso à informação são importantes fatores para a ampliação do tempo de vida médio da população.
	
	Bem mais do que na educação infantil e no ensino médio, a maior fragilidade do sistema educacional público brasileiro consiste na incapacidade de matricular todas as crianças em idade de escolaridade obrigatória, o ensino fundamental.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201404673129)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Pode-se apontar como um dos efeitos positivos da globalização a ampliação do campo em que atuam organismos e instituições comprometidos com a defesa do meio ambiente. Disso também decorre a crescente afirmação do conceito de "desenvolvimento sustentável", que pode ser entendido como:
		
	
	Esforço de se permitir apenas a produção em indústrias que façam uso de fontes alternativas de energia, como o petróleo e o carvão vegetal, para diminuir os efeitos poluentes de suas chaminés.
	
	Abolição gradual do uso de máquinas e implementos agrícolas e utilização intensiva de produtos orgânicos na adubação do solo, de modo a preservá-los das erosões.
	
	O retorno às práticas econômicas anteriores à Revolução Industrial, como forma de reduzir drasticamente os impactos negativos sobre a natureza.
	 
	A preocupação de, não detendo o progresso, promover o desenvolvimento de maneira mais equilibrada, tendo por horizonte preservar a natureza como fonte de vida para as futuras gerações.
	
	Eliminação de qualquer forma de produção que implique, de alguma forma, a interação do homem com a natureza por saber que, nesse caso, a natureza sempre sairá derrotada.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201404673177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. Considerando as propostas do texto, avalie cada afirmativa se é verdadeira ou falsa e identifique a(s) verdadeira(s): I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital. II. O uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) podem cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica. III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento. IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
		
	 
	Somente I, III e IV.
	
	Somente II e IV.
	
	Somente III.
	
	Todas.
	
	Somente I e II.
		  
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201404256066)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico. TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado). Uma vacina eficiente contra o HIV deveria :
		
	
	ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos
	
	ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras
	
	estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva
	
	produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano
	 
	induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral

Outros materiais