Buscar

Saúde mental dentro do ambiente escolar

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
A instituição escolar tem por objetivo primordial inserir a criança na cultura letrada, ensinando os conteúdos formais produzidos ao longo da história da humanidade. Todavia, o desenvolvimento humano é inter-relacionado, e não é possível ensinar uma criança a ler e a escrever sem considerar o seu desenvolvimento de forma integral. Em 2021, considerando a condição da saúde mental de crianças e jovens no mundo todo, a Sociedade Brasileira de Pediatria (2021) emitiu uma nota de alerta pontuando que:
“Crianças e adolescentes estão experimentando e sentindo o impacto da Covid-19 de várias maneiras diferentes: mudanças na relação com a escola, maior permanência em casa com as famílias, aumento do tempo de uso de telas, assim como mudanças em sua saúde física, emocional e bem-estar. Pesquisadores em todo o mundo ainda tentam estimar os impactos emocionais, físicos e cognitivos do longo tempo de isolamento decorrente da pandemia e do estresse dentro das famílias. Uma metanálise que avaliou dados de 29 estudos, incluindo 80.879 jovens de todo o mundo, concluiu que as estimativas de incidência de depressão e ansiedade infantil e no adolescente, durante a pandemia de Covid-19 são da ordem de 25,2% e 20,5%, respectivamente. O estudo concluiu ainda que a prevalência de sintomas de depressão e ansiedade durante a Covid-19 dobrou, em comparação com as estimativas pré-pandêmicas”.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). O papel da natureza na recuperação da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes durante e após a pandemia de COVID-19. Nota de Alerta. 7 out. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23207d-NA_-Papel_Natureza_na_recuper_saude_BEstar_cr_e_adl.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.
O retorno às aulas evidenciou esta nova condição, destacando a importância da instituição escolar para a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes. Considerando o exposto, você deverá elaborar um texto (mínimo de 20 e máximo de 30 linhas) que contemple os seguintes aspectos:
- A definição de saúde mental. 
- A importância da escola na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes.
- Apresentar 3 (três) indicativos de alerta comportamental que podem sinalizar que a criança ou o adolescente necessita de um suporte diferencial no que tange à sua saúde mental.
Para fundamentar o seu texto, insira 1 (uma) citação direta de até 3 linhas. A citação pode ser do livro da disciplina ou outros materiais (livros e artigos) que tratam sobre o tema.
Saúde mental dentro do ambiente escolar
	A definição de saúde mental proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo percebe as suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera, sendo capaz de dar uma contribuição para sua comunidade (WHO, 2005).
A escola tem por responsabilidade se tornar um ambiente acolhedor, prezando pelo respeito a diversidade, e auxiliando os jovens na construção da sua identidade e na socialização. Guzzo (2016) afirma:
A escola necessita ter um papel muito mais abrangente do que apenas transmissão de conhecimentos. Sua função é dar oportunidades e subsídios para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, sendo assim necessário também promover seu bem-estar (GUZZO, pg. 23, 2016). 	
	Dentro do ambiente escolar, devido ao convido diário, é preciso estar atendo aos aspectos relacionados a saúde mental das crianças e jovens, para assim prevenir possíveis agravantes. Os principais alertas estão relacionados com irritabilidade frequente, queda no desempenho escolar e oscilação constante de humor.
 Quando estes sinais são identificados no ambiente escolar, não cabe aos educadores ou a gestão escolar fazer o diagnóstico, mas sim a função de relatar estes comportamentos e suas percepções, orientando a família a encaminhar a criança ou adolescente para profissionais especializados, fornecendo a ajuda e tratamento necessário, se for o caso. Sabe-se que a infância e a adolescência são etapas cruciais para intervenções precoces tanto para ações de prevenção como de promoção em saúde mental.
REFERENCIAS:
Guzzo, R. S. L. (2016). Risco e proteção: análise crítica de indicadores para uma intervenção preventiva na escola. In M. N. Viana & R. Francischini (Orgs.). Psicologia escolar: que fazer é esse? (pp. 9-26). Brasília, Conselho Federal de Psicologia.
Maraína Gomes Pires Fernandes Dias et al. A ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REVISÃO INTEGRATIVA. In: ANAIS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES EM SAúDE MENTAL, ENCONTRO DE ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM PSIQUIáTRICA, 2016, . Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2016. Disponível em: <https://proceedings.science/saude-mental/papers/a-escola-na-promocao-da-saude-mental-de-criancas-e-adolescentes--revisao-integrativa>. Acesso em: 05 ago. 2022.
World Health Organization (2005). Promoting Mental Health. Geneva: WHO Press.

Continue navegando