Buscar

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO EM SERVIÇO SOCIAL
	
	
	 
	 
	
	
	 
		
	
		1.
		CEV-URCA - 2019.Em planejamento, o (a) _______________________________ é o instrumento de apoio e racionalização da execução, no sentido de assegurar a observância ao programado, prevenindo os desvios. Pode ser definido como a fase em que se processam o acompanhamento sistemático, a mensuração e o registro das atividades executadas, dos recursos utilizados, no tempo dispendido em cada fase, dos resultados alcançados. Nesse acompanhamento, a ação programada é mensurada em termos de seu processo, de seus meios e de seu produto¿ (Baptista, 2007). Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
 
	
	
	
	Implementação
	
	
	Controle
	
	
	Avaliação
	
	
	Planificação
	
	
	Plano
	
Explicação:
A planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. (BAPTISTA, 2002, p. 97).
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Abaixo estão algumas questões básicas do planejamento estratégico, EXCETO:
	
	
	
	Avaliamos os fatores externos?
	
	
	Como atingiremos nossos objetivos?
	
	
	Como atingir a burocracia?
	
	
	Quem somos?
	
	
	Onde queremos chegar?
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Vale ressaltar que o planejamento é considerado um método contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações, EXCETO:
	
	
	
	Intencionais.
	
	
	Orientadas para tornar realidade um objetivo futuro.
	
	
	Coordenadas.
	
	
	Integradas.
	
	
	Não intencionais.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É o principal impasse para o planejamento e formulação de políticas sociais no capitalismo/neoliberalismo?
	
	
	
	Implementar ações de cunho assistencial.
	
	
	O poder de decisão está nas mãos da população.
	
	
	Não aceitar participação da população.
	
	
	Enfrentar forças sociais antagônicas
	
	
	Respeitar as diretrizes da gestão pública.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A pratica de planejamento está presente no mundo desde tempos imemoriais, para Habermas (2002), o planejamento é produto da modernidade, entretanto, Tatiwa (2004), vê sinais de planejamento desde as construções da pirâmides do Egito, passando pelas estratégias de guerra. Contextualizando o planejamento, enquanto estratégias governamental, explicitado em planos, programas ou politicas, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	O primeiro plano de desenvolvimento feito no mundo aconteceu no Japão em 1884, e foi intitulado de Kogyio Tken- Plano decenal japonês.
	
	
	Em nível global, podemos inferir que o planejamento estatal e empresarial, sofreram muita influencia do desenvolvimento tecnológico alcançado no pós-segunda guerra mundial.
	
	
	Nos Governos de Tancredo Neves e José Sarney, no Brasil, pós-redemocratização, os planos estatais estavam limitados aos Planos mais monetários, em virtude dos altos índices de inflação e juros, dentre eles se destacam: plano cruzado e cruzeiro.
	
	
	No Brasil, a primeira experiência estatal se deu nos governo do presidente Lula e da presidenta Dilma, por meio do Plano de Aceleração de Crescimento.
	
	
	Uma das grandes contribuições sobre planejamento estatal, foi elaborada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1920, inspirando muitos outros países.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O processo de universalização da política social no Brasil encontrou nos anos de 1990 inúmeras barreiras, configuradas como estratégias neoliberais limitadoras da proteção social. Identifique como verdadeiras (V) as características que segundo Behring e Boschetti (2006) correspondem a essas estratégias neoliberais e (F) para as falsas: ( )Estímulo à política de pleno emprego. ( ) Ampliação do processo de privatização da saúde pública. ( )Reforma previdenciária. ( )Flexibilização das relações de trabalho e dos direitos. ( )Universalização da política de assistência social
	
	
	
	FFFVV
	
	
	FVFVV
	
	
	VVFFF
	
	
	FVVVF
	
	
	VFVFV
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Abaixo estão alguns princípios do planejamento, EXCETO:
	
	
	
	O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade.
	
	
	O princípio da contribuição aos objetivos;
	
	
	O princípio da precedência do planejamento.
	
	
	O princípio da maior penetração e abrangência.
	
	
	O princípio da menor penetração e abrangência.

Continue navegando