Buscar

Análise do Artigo - Gastos com internações psiquiátricas no estado de São Paulo estudo ecológico descritivo- 2014 e 2019

Prévia do material em texto

O artigo analisado tem sua modalidade em Artigo Original, por se tratar de produto inédito de pesquisa inserido na área da temática “prevenção e agravos de interesse da saúde pública”, que no caso trás o título de Gastos com internações psiquiátricas no estado de São Paulo: estudo ecológico descritivo, 2014 e 2019.
O artigo foi descrito com siglas e acrônimos que são consagrados na literatura, utilizando-se do Siglário Eletrônico do Ministério da Saúde.
	Para a folha de rosto do artigo, analisamos que atende a modalidade de artigo original, encontra-se os títulos na versão português, inglês e espanhol, mas possui o título resumido em português ao lado esquerdo do artigo, no cabeçalho. Apresenta de forma adequada o nome completo, ORCID, e-mail, correspondência e instituição dos autores. 
	Não há informação sobre o trabalho acadêmico, se é TCC, monografia, dissertação ou tese, se algum outro trabalho originou este artigo. Não há descritores sobre financiamento ou suportes. 
	Quanto ao Resumo/Abstract/Resumen, foi apresentada ao final do artigo nas línguas inglês e espanhol e na folha de rosto em português. Foram selecionadas 6 palavras chaves, no máximo permitido. No final do artigo também foi mencionado a contribuições do estudo “Dias BM contribuiu na concepção e delineamento do estudo, análise e interpretação dos resultados”, mas não alcançou 250 palavras, não apresentou os principais resultados, implicações e perspectivas. 
	O artigo possui o texto completo, seguindo os aspectos da ISSN 1679-4974 e e-ISSN 2337-9622 que são: introdução, métodos, resultados, discussão, contribuição dos autores e referências. No texto foi adotado o sistema numérico segundo a ordem de citação no texto, números sobrescritos sem parênteses ao final da passagem do texto, se números sequenciais, separados por hífen. Para referência com mais de seis autores, foram utilizadas a expressão et al. Os títulos de livros e nomes editoras constam por extenso. Os documentos que possuem DOI foram referenciados com o respectivo link. 
	O artigo possui 2.544 palavras, possui apenas 1 figura e 2 tabelas, devidamente, o resumo atende ao limite de 150 palavras e possui 27 referências. Os autores precisaram utilizar a declaração de responsabilidade, o formulário de conformidade com a ciência aberta e a folha de rosto juntamente com o texto manuscrito foi enviado utilizando o template de submissão da SciELO. 
	Conclui-se que o artigo está de acordo com o que é solicitado aos autores da revista escolhida, que é a Revista do SUS. Houve aderência total às normas da revista, seguindo a ISSN 1679-4974 e e-ISSN 2337-9622. Houve total relação entre o artigo e o que se refere ao título, resumo e palavras-chave. O diferencial foi que os autores optaram em colocar o Resumen e Abstract ao final do artigo, em vez da folha de rosto. Índice H5 (Google Scholar Metrics): 40 Qualis B2 em Saúde Coletiva.

Continue navegando