Buscar

Relações Internacionais_AD1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Relações Internacionais
Prof Msc Jesus Rosa
Nome da Atividade: AD1
Nome do aluno: Nevton Ferreira Leite
Polo: Campo Grande
Matrícula: 18113110373
RUCHEL, Gabriela; GABRIELA, Maria. Afeganistão em Guerra: Invasão e Insurgência (2001-2020). Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional da Unesp (GEDES).Observatório de Conflitos. Dossiê de Conflitos Contemporâneos. Volume 2. Número 2. fev./maio 2021. ISSN 2763-6518. 
O artigo acadêmico tem o escopo de apresentar os múltiplos fatores que podem justificar o clima de tensão no Afeganistão e as suas conturbadas relações internacionais.
O documento ocupa nove páginas e 18 parágrafos, todos sem subtítulos, presentes na edição de fevereiro a maio de 2021 da revista acadêmica Dossiê de Conflitos Contemporâneos.
 Os autores analisaram fatos históricos relevantes, desde a formação do Estado afegão até os confrontos entre as forças internacionais e o Talibã.
Em seguida, a obra prossegue com a análise da morte de Osama Bin Laden no Paquistão, finalizando com as perspectivas de se alcançar um acordo de paz para o Afeganistão.
 De acordo com a ótica do artigo do jornalista Guga Chacra (2021), publicado na edição de 2 de setembro de 2021 do Jornal O GLOBO, os extremistas religiosos preferem o radicalismo do Talibã à ocupação estrangeira. 
É lícito inferir que os conhecimentos abordados no artigo são relevantes para os acadêmicos da área de relações internacionais e, também, para todos os indivíduos que desejam entender as nuances deste complexo tema.
Sobre os autores do artigo, Gabriel Ruchel é Mestranda em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS e Pesquisadora assistente no Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais. Maria Gabriela de O. Vieira é mestranda em Relações Internacionais no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais ‘San Tiago Dantas’ e pesquisadora do Núcleo de Estudos Transnacionais da Segurança (NETS).
Nevton Ferreira Leite, aluno do Curso de Administração Pública UFF/Volta redonda.

Continue navegando