Buscar

APS - Pinacoteca

Prévia do material em texto

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ARIANE CRISTINA PEDRACI - RA: N687GB5
IAGO NATUBA MONTEIRO - RA: G1366J5
PESQUISA CULTURAL HISTÓRICO GEOGRÁFICO
SÃO PAULO – SP
2022
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
ARIANE CRISTINA PEDRACI - RA: N687GB5
IAGO NATUBA MONTEIRO - RA: G1366J5
PESQUISA CULTURAL HISTÓRICO GEOGRÁFICO
Trabalho de atividades práticas supervisionadas para conclusão de semestre e obtenção do título de graduação em Pedagogia apresentado à universidade Paulista – UNIP.
Orientação: Profª Gláucia
SÃO PAULO - SP
2022
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	7
2	OBJETIVO	8
2.1 GERAL	8
2.2 ESPECÍFICOS	8
3	JUSTIFICATIVA	9
4	DESENVOLVIMENTO	10
5	CONCLUSÃO	56
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	57
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Pinacoteca de São Paulo	22
Figura 2 - Pinacoteca de São Paulo	23
Figura 3 - Pinacoteca de São Paulo	24
Figura 4 - Pinacoteca de São Paulo	25
Figura 5 - Pinacoteca de São Paulo	26
Figura 6 - Pinacoteca de São Paulo	27
Figura 7 - Pinacoteca de São Paulo	28
Figura 8 - Pinacoteca de São Paulo	29
Figura 9 - Pinacoteca de São Paulo	30
Figura 10 - Pinacoteca de São Paulo	31
Figura 11 - Pinacoteca de São Paulo	32
Figura 12 - Pinacoteca de São Paulo	33
Figura 13 - Pinacoteca de São Paulo	34
Figura 14 - Pinacoteca de São Paulo	35
Figura 15 - Pinacoteca de São Paulo	36
Figura 16 - Pinacoteca de São Paulo	37
Figura 17 - Pinacoteca de São Paulo	38
Figura 18 - Pinacoteca de São Paulo	39
Figura 19 - Pinacoteca de São Paulo	40
Figura 20 - Pinacoteca de São Paulo	40
Figura 21 - Pinacoteca de São Paulo	41
Figura 22 - Pinacoteca de São Paulo	42
Figura 23 - Pinacoteca de São Paulo	43
Figura 24 - Pinacoteca de São Paulo	43
Figura 25 - Pinacoteca de São Paulo	44
Figura 26 - Pinacoteca de São Paulo	44
Figura 27 - Pinacoteca de São Paulo	45
Figura 28 - Pinacoteca de São Paulo	46
Figura 29 - Pinacoteca de São Paulo	47
Figura 30 - Pinacoteca de São Paulo	48
Figura 31 - Pinacoteca de São Paulo	49
Figura 32 - Pinacoteca de São Paulo	49
Figura 33 - Pinacoteca de São Paulo	50
Figura 34 - Pinacoteca de São Paulo	51
Figura 35 - Pinacoteca de São Paulo	52
Figura 36 - Pinacoteca de São Paulo	52
Figura 37 - Pinacoteca de São Paulo	53
Figura 38 - Pinacoteca de São Paulo	53
Figura 39 - Pinacoteca de São Paulo	54
Figura 40 - Pinacoteca de São Paulo	54
Figura 41 - Pinacoteca de São Paulo	55
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - História 1º ano	10
Tabela 2 - História 2º ano	11
Tabela 3 - História 3º ano	12
Tabela 4 - História 4º ano	13
Tabela 5 - História 5º ano	14
Tabela 6 - Geografia 1º ano	15
Tabela 7 - Geografia 2º ano	16
Tabela 8 - Geografia 3º ano	17
Tabela 9 - Geografia 4º ano	18
Tabela 10 - Geografia 5º ano	19
INTRODUÇÃO
Como parte metodológica do trabalho, discorreremos sobre a visita técnica realizada no museu Pinacoteca de São Paulo, que fica localizado no centro da cidade, na Praça da Luz, Nº 2 – CEP:01120-10.
Tendo como requisito principal à visita técnica, utilizaremos imagens fotográficas tiradas ao longo do passeio, a partir dos espaços, das exposições e da interação do visitante com o local.
Ter contato com ambientes culturais traz um novo olhar para a vida pessoal e profissional, fazendo-nos refletir sobre novas perspectivas metodológicas ativas e objetivas para os paradigmas que existem dentro da educação. Como futuros professores, a partir dessa prerrogativa reflexiva sobre o ensino-aprendizagem dentro da história e geografia é fundamental para formar alunos mais conscientes e críticos, onde eles podem ter aprendizados significativos para seu desenvolvimento como pessoa e ser social.
Através desta visita técnica mostraremos como a história e a geografia está presente em nosso dia a dia de forma direta ou indireta, em diversos espaços de tempos de nossa sociedade, e como ela é apresentada ao longo dos séculos de diferentes aspectos.
 	
OBJETIVO
2.1 GERAL
Este trabalho tem como objetivo geral compreender a importância do acervo histórico e geográfico, bem como investigar questões inerentes ao ensino da história e geografia e sua grande relevância dentro da formação de futuros professores.
2.2 ESPECÍFICOS
Abordaremos como objetivos específicos tratar e relacionar a grande relevância do ensino da história e geografia na formação docente. Contudo, através dessas experiências aumentar o repertório de conhecimentos e a visão do professor em novas metodologias de ensino-aprendizado para esses componentes curriculares que estarão presentes dentro de nossa prática profissional.
 Relataremos a visita técnica realizada na Pinacoteca de São Paulo e sua importância no contexto cultural, histórico e geográfico. 
Vamos também destacar o ensino de História e Geografia como componentes curriculares na formação docente.
JUSTIFICATIVA
Para nós, futuros professores, é essencial procurar meios que visam promover de forma lúdica o ensino-aprendizado dos alunos dentro da sala de aula, mais especificamente nas aulas de história e geografia, onde o ensino tradicional prevalece e que compromete significantemente o aprendizado do aluno.
Utilizar-se de metodologias ativas que proporcionam a ampliação da compreensão do aluno se torna um elemento fundamental dentro e fora da sala de aula. Para isso, na formação docente precisa também existir componentes que favoreçam e incentivem o desenvolvimento profissional saudável e crítico.
Dentro do ensino de história e geografia, conhecer novos ambientes de aprendizados como museu, teatro, eventos e outras atividades culturais, permite que os estudantes aprendam de forma lúdica os conteúdos através de uma nova perspectiva metodológica, onde se torna um processo alternativo dos modelos tradicionais, e promova a interação e compartilhamento de ideias.
Promover atividades que estimulem os alunos a refletir, deduzir, compartilhar e interagir, permite que tenham um desempenho maior, bem como auxilia em seu desenvolvimento escolar.
Ninguém escapa da educação. Em casa. Na rua, na Igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou conviver, todos os dias misturamos a vida com educação. Com uma ou com várias: educação? Educações [...] não há uma única forma nem um único modelo de educação, a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor, o ensino escolar não é a única prática e o professor não é o seu único praticante (BRANDÃO,1981 apud LIBANÊO, 1998). 
Perante tais reflexões, justifica-se o tema pela reconhecida importância dele no ensino te tais componentes curriculares.
DESENVOLVIMENTO
O ensino de História e Geografia com o tempo vem se tornando cada vez mais essencial para a formação das crianças em sua integralidade, e para tal objetivo torna-se imprescindível a atuação do professor como mediador e transmissor do conhecimento.
Neste sentido, discorreremos o que se espera que os alunos desenvolvam nos primeiros anos de ensino, segundo a BNCC, para a partir desta análise relatar o principal objetivo que tem a visita técnica ao Museu da Pinacoteca.
A BNCC propõe dentro do ensino de história e geografia que os alunos precisam desenvolver nos primeiros anos as seguintes habilidades e objetivos de conhecimentos:
Tabela 1 - História 1º ano
Fonte 1: BNCC
Tabela 2 - História 2º ano
Fonte 2: BNCC
Tabela 3 - História 3º ano
Fonte 3: BNCC
Tabela 4 - História 4º ano
Fonte 4: BNCC
Tabela 5 - História 5º ano
Fonte 5: BNCC
Tabela 6 - Geografia 1º ano
Fonte 6: BNCC
Tabela 7 - Geografia 2º ano
Fonte 7: BNCC
Tabela 8 - Geografia 3º ano
Fonte 8: BNCC
Tabela 9 - Geografia 4º ano
Fonte 9: BNCC
Tabela 10 - Geografia 5º ano
Fonte 10: BNCC
A partir de todos os aprendizados que o aluno deve desenvolver ao longo de sua jornada acadêmica, o professor deve proporcionar novas vivências e meios mais interativos onde os alunos terão a oportunidade de ampliar seu repertório e sua visão de mundo.
É através da interação com o meio e com o entornoque o aluno se desenvolve melhor e aprende a se reconhecer e conhecer suas potencialidades. E por que não o estimular durante as aulas de História e Geografia? Contudo, enfatizamos a importância de passeios e ambientes onde o aluno aprenderá através de sua vivência, como em museus, espetáculos, apresentações, entre muitas outras atividades.
“[...] O museu desenvolve ações científicas, culturais e educativas, tornando-se, assim, um espaço privilegiado para o envolvimento dos cursos de formação docente, reforçando o componente educacional que a referida instituição vem assumindo na atualidade (OVIGLI, 2011, p. 147).”
Desta maneira e como parte metodológica deste trabalho, relataremos sobre a história do museu Pinacoteca e a visita técnica realizada no mesmo.
No dia 25 de março de 2022, foi realizado uma visita técnica no Museu Pinacoteca de São Paulo às 13:00 pelo horário de Brasília. 
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. É o museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.
Seu acervo original foi formado com a transferência de 26 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo e conta hoje com cerca de 11 mil peças. Entre elas, trabalhos de autoria de importantes artistas brasileiros como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari, Oscar Pereira da Silva, e outros.
Possui dois edifícios abertos ao público e com intensa programação: a Pinacoteca Luz e a Pinacoteca Estação. A primeira é conhecida pelos visitantes como Pina Luz, antiga sede do Liceu de Artes e Ofícios. Projetada no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, passou por uma ampla reforma, no final da década de 1990, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O edifício comporta ainda um dos principais laboratórios de conservação e restauro do país.
Já a Pinacoteca Estação, ou Pina Estação, inaugurada em 2004, originalmente abrigou os armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. Seu edifício, também projetado por Ramos de Azevedo, foi totalmente reformado pelo arquiteto paulistano Haron Cohen para receber parte do programa de exposições temporárias e do acervo do museu.
No primeiro andar da Pina Estação, está localizado o Centro de Documentação e Memória (CEDOC) e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de publicações de artes visuais disponível para consulta pública. E, no térreo e no terceiro andar, está situado o Memorial da Resistência de São Paulo, no edifício que um dia sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS/SP), entre os anos 1940 e 1983.
Durante a visita foi observado exposições com quadros de artes sobre diversas épocas e movimentos artísticos, como o modernismo, pós-modernismo, renascentismo, abstracionismo entre outros disponíveis para o público em geral.
No subsolo do prédio fica localizado um espaço onde os visitantes podem se alimentar e também um memorial com displays que contam a história do museu em diferentes épocas, e para ilustrar as mudanças que ocorreram no prédio ao longo do tempo havia maquetes expostas. Além disso, havia estátuas e espaços para rodas de conversas e apresentações.
No primeiro andar é onde fica localizada a entrada principal dos visitantes, bem como o acesso à uma das exposições que mostrava diversas obras pintadas à óleo que permitiam os visitantes a viajar no tempo, como na 1ª Bienal de Arte Moderna de São Paulo, na Revolução Industrial e que chamavam a atenção sobre o clima global, o uso consciente da água e o desmatamento da floresta amazônica.
Uma das obras disponíveis para interação, era uma produção em relevo criada por Arthur Timótheo da Costa em 1908, feita especialmente para pessoas que possuem deficiência visual.
Outra exposição disponível no segundo andar retratava o modernismo e o mundo contemporâneo de hoje, onde acentuavam sobre o consumismo exagerado, as diversas opiniões sobre os corpos femininos, extinção de animais e objetos que fizeram história antigamente.
Dentre as mais diversas obras, uma que me chamou a atenção foi a que nos remetiam reflexões acerca das diferentes religiões matrizes africanas que estão presentes na cultura brasileira.
Já no último pavimento e não menos importante, diversas estátuas e esculturas enfeitavam o andar, e um espaço onde pode ter uma visão privilegiada da praça da luz e da parte interna da Pinacoteca. Em uma das salas neste andar continha imagens e páginas de livros com formas geométricas e escritas antigas.
Como critério obrigatório da parte do trabalho e para compartilhar a vivência durante a visita técnica, apresentaremos algumas imagens tiradas de dentro do museu ao longo da visita.
Figura 1 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 11: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 2 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 12: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 3 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 13: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 4 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 14: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 5 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 15: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 6 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 16: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 7 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 17: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 8 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 18: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 9 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 19: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 10 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 20: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 11 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 21: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 12 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 22: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 13 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 23: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 14 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 24: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 15 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 25: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 16 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 26: Foto tirada pela Ariane Pedraci
Figura 17 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 27: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 18 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 28: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 19 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 29: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 20 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 30: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 21 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 31: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 22 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 32: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 23 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 33: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 24 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 34: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 25 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 35: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 26 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 36: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 27 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 37: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 28 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 38: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 29 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 39: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 30 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 40: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 31 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 41: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 32 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 42: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 33 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 43: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 34 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 44: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 35 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 45: Foto tirada pelo aluno Iago NatubaFigura 36 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 46: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 37 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 47: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 38 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 48: Foto tirada pela aluna Ariane Pedraci
Figura 39 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 49: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 40 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 50: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
Figura 41 - Pinacoteca de São Paulo
Fonte 51: Foto tirada pelo aluno Iago Natuba
CONCLUSÃO
Conclui-se com este trabalho a importância da utilização de métodos mais alternativos e interativos no ensino de História e Geografia, que por se tratar de matérias mais complexas e teóricas, pode facilitar no aprendizado e absorção do conteúdo.
O fato de contar com recursos auxiliares no ensino-aprendizado dos alunos que sejam dentro ou fora das salas de aula pode incentivar e fazer com que esse aprendizado seja mais interessante e significativo.
Ao levar o aluno para conhecer espaços históricos ou culturais, faz com que ele se sinta parte da história, se aproprie e se ligue cada vez mais com a possibilidade de se identificar como ser pensante e parte do meio em que vive, pode fazer com que o aluno crie consciência da sua realidade e se torne crítico, sabendo cada vez mais de onde veio e o que esses locais têm para oferecer.
Pensando em novas perspectivas e o uso de estratégias que incentivem o aluno, acreditamos que o fato de levá-los para conhecer o local onde mora ou os locais históricos de sua cidade, proporciona um novo modo de dinamizar o aprendizado e contribuir para um avanço contínuo quando se fala de curiosidade e vontade de saber mais para poder se impor mais.
Nos dias atuais com a tecnologia disponível tornou-se mais fácil buscar informações e conhecimentos que gostaríamos de adquirir. No contexto escolar a tecnologia aproximou os alunos a espaços antes inacessíveis e pouco conhecidos, no ensino de história e geografia as metodologias foram se aperfeiçoando ao longo do tempo, embora ainda exista o ensino tradicional.
Com isso, estimular e aproximar a história e geografia ao dia a dia e cotidiano do aluno, faz com que os conteúdos façam mais sentido para ele, desta forma seu aproveitamento e entendimento renderiam muito mais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OVIGLI, D. F. B. Prática de Ensino de Ciências: o museu como espaço formativo. Rev. Ensaio, v. 13, n. 3, set-dez, 2011, p. 133-149. Acesso em: 11 de maio de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Acesso em 01 de maio de 2022. 
2
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e 
interações entre pessoas
(EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar 
os motivos que aproximam e separam as pessoas em 
diferentes grupos sociais ou de parentesco.
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e 
interações entre pessoas.
(EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais 
que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e 
interações entre pessoas.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à 
percepção de mudança, pertencimento e memória.
A noção do “Eu” e do “Outro”: registros de experiências 
pessoais e da comunidade no tempo e no espaço.
(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos 
e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias 
nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
Formas de registrar e narrar histórias (marcos de memória 
materiais e imateriais).
(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de 
grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, 
seu uso e seu significado.
O tempo como medida.
(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da 
vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, 
durante, ao mesmo tempo e depois).
O tempo como medida.
(EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do 
tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, 
vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e 
comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços 
sociais.
(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade 
registradas em diferentes fontes.
As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, 
vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e 
comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços 
sociais.
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que 
remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da 
comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos 
são preservados e outros são descartados.
A sobrevivência e a relação com a natureza.
(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes 
na comunidade em que vive, seus significados, suas 
especificidades e importância.
A sobrevivência e a relação com a natureza.
(EF02HI11) Identificar impactos no ambiente causados pelas 
diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em 
que vive.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que 
compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, 
culturais e ambientais do lugar onde vive.
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a 
cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre 
eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como 
fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), 
desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que 
compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, 
culturais e ambientais do lugar onde vive.
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de 
diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao 
longo do tempo na cidade ou região em que vive.
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que 
compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, 
culturais e ambientais do lugar onde vive.
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a 
eventos significativos do local em que vive, aspectos 
relacionados a condições sociais e à presença de diferentes 
grupos sociais e culturais, com especial destaque para as 
culturas africanas, indígenas e de migrantes.
Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do 
município em que vive.
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de 
sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e 
políticas para que assim sejam considerados.
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória 
(ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que 
vive e compreender seus significados.
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória 
(ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade 
(nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os 
critérios que explicam a escolha desses nomes.
A produção dos marcos da memória: formação cultural da 
população.
(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes 
entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o 
papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, 
aproximações e diferenças.
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no 
presente, comparando-os com os do passado.
A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de 
conservação ambiental.
(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive 
(ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da 
Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de 
conservação ambiental.
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, 
os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, 
compreendendoa importância dessa distinção.
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer.
(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho 
realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso 
da tecnologia nesses diferentes contextos.
A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer.
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do 
presente com as de outros tempos e espaços, analisando 
mudanças e permanências.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo 
e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, 
indústria, entre outras
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do 
ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação 
de mudanças e permanências ao longo do tempo.
A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo 
e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, 
indústria, entre outras.
(EF04HI02) Identificar mudanças e permanências ao longo do 
tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história 
da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e 
do pastoreio, criação da indústria etc.).
O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas 
transformações sociais e culturais.
(EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade 
ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de 
vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o 
presente.
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural.
(EF04HI04) Identificar as relações entre os indivíduos e a 
natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação 
das primeiras comunidades humanas.
A circulação de pessoas e as transformações no meio natural.
(EF04HI05) Relacionar os processos de ocupação do campo a 
intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas 
intervenções.
A invenção do comércio e a circulação de produtos.
(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos 
processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, 
analisando as formas de adaptação ou marginalização.
As rotas terrestres, fluviais e marítimas e seus impactos para a 
formação de cidades e as transformações do meio natural.
(EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos 
terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida 
comercial.
O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as 
exclusões sociais e culturais
(EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios 
de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, 
cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e 
comunicação) e discutir seus significados para os diferentes 
grupos ou estratos sociais.
O surgimento da espécie humana no continente africano e sua 
expansão pelo mundo
(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos 
migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel 
desempenhado pela migração nas regiões de destino.
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os 
grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada 
dos africanos
Os processos migratórios do final do século XIX e início do 
século XX no Brasil
As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 
1960
(EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas 
contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Os processos migratórios para a formação do Brasil: os 
grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada 
dos africanos
Os processos migratórios do final do século XIX e início do 
século XX no Brasil
As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 
1960
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência 
ou não de mudanças associadas à migração (interna e 
internacional).
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos 
sedentarizados.
(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas 
e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico 
ocupado.
As formas de organização social e política: a noção de Estado.
(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do 
poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado 
e/ou de outras formas de ordenação social.
O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos 
antigos.
(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na 
composição identitária dos povos antigos.
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças 
sociais, culturais e históricas.
(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios 
de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos 
humanos.
Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças 
sociais, culturais e históricas.
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de 
direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como 
conquista histórica.
As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento 
da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, 
culturas e histórias.
(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e 
tecnologias no processo de comunicação e avaliar os 
significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento 
da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, 
culturas e histórias.
(EF05HI07) Identificar os processos de produção, 
hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a 
presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem 
a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento 
da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, 
culturas e histórias.
(EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do 
tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas 
originários e os povos africanos.
As tradições orais e a valorização da memória. O surgimento 
da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, 
culturas e histórias.
(EF05HI09) Comparar pontos de vista sobre temas que 
impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do 
acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade.
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da 
humanidade e analisar mudanças e permanências desses 
patrimônios ao longo do tempo.
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
O modo de vida das crianças em diferentes lugares.
(EF01GE01)Descrevercaracterísticasobservadasdeseus
lugaresdevivência(moradia,escolaetc.)eidentificar
semelhanças e diferenças entre esses lugares.
O modo de vida das crianças em diferentes lugares.
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e 
brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
Situações de convívio em diferentes lugares.
(EF01GE03)Identificarerelatarsemelhançasediferençasde
usosdoespaçopúblico(praças,parques)paraolazere
diferentes manifestações.
Situações de convívio em diferentes lugares.
(EF01GE04)Discutireelaborar,coletivamente,regrasde
convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Ciclos naturais e a vida cotidiana.
(EF01GE05)Observaredescreverritmosnaturais(diaenoite,
variaçãodetemperaturaeumidadeetc.)emdiferentesescalas
espaciaisetemporais,comparandoasuarealidadecom
outras.
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
(EF01GE06)Descreverecomparardiferentestiposde
moradiaouobjetosdeusocotidiano(brinquedos,roupas,
mobiliários),considerandotécnicasemateriaisutilizadosem
sua produção.
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia.
(EF01GE07)Descreveratividadesdetrabalhorelacionadas
com o dia a dia da sua comunidade.
Pontos de referência.
(EF01GE08)Criarmapasmentaisedesenhoscombaseem
itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.
Pontos de referência.
(EF01GE09)Elaborareutilizarmapassimplesparalocalizar
elementosdolocaldevivência,considerandoreferenciais
espaciais(frenteeatrás,esquerdaedireita,emcimae
embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Condições de vida nos lugares de vivência.
(EF01GE10)Descrevercaracterísticasdeseuslugaresde
vivênciarelacionadasaosritmosdanatureza(chuva,vento,calor etc.).
Condições de vida nos lugares de vivência.
(EF01GE11)Associarmudançasdevestuárioehábitos
alimentaresemsuacomunidadeaolongodoano,decorrentes
da variação de temperatura e umidade no ambiente.
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
Convivência e interações entre pessoas na comunidade.
(EF02GE01)Descreverahistóriadasmigraçõesnobairroou
comunidade em que vive.
Convivência e interações entre pessoas na comunidade.
(EF02GE02)Compararcostumesetradiçõesdediferentes
populaçõesinseridasnobairrooucomunidadeemquevive,
reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação.
(EF02GE03)Comparardiferentesmeiosdetransporteede
comunicação,indicandooseupapelnaconexãoentrelugares,
ediscutirosriscosparaavidaeparaoambienteeseuuso
responsável.
Experiências da comunidade no tempo e no espaço.
(EF02GE04)Reconhecersemelhançasediferençasnos
hábitos,nasrelaçõescomanaturezaenomododeviverde
pessoas em diferentes lugares.
Mudanças e permanências.
(EF02GE05)Analisarmudançasepermanências,comparando
imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes.
(EF02GE06)Relacionarodiaeanoiteadiferentestiposde
atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes.
(EF02GE07)Descreverasatividadesextrativas(minerais,
agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando 
os impactos ambientais.
Localização, orientação e representação espacial.
(EF02GE08)Identificareelaborardiferentesformasde
representação(desenhos,mapasmentais,maquetes)para
representarcomponentesdapaisagemdoslugaresde
vivência.
Localização, orientação e representação espacial.
(EF02GE09)Identificarobjetoselugaresdevivência(escolae
moradia)emimagensaéreasemapas(visãovertical)e
fotografias (visão oblíqua).
Localização, orientação e representação espacial.
(EF02GE10)Aplicarprincípiosdelocalizaçãoeposiçãode
objetos(referenciaisespaciais,comofrenteeatrás,esquerda
edireita,emcimaeembaixo,dentroefora)pormeiode
representações espaciais da sala de aula e da escola.
Osusosdosrecursosnaturais:soloeáguanocampoena
cidade.
(EF02GE11)Reconheceraimportânciadosoloedaágua
paraavida,identificandoseusdiferentesusos(plantaçãoe
extraçãodemateriais,entreoutraspossibilidades)eos
impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo.
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
A cidade e o campo: aproximações e diferenças.
(EF03GE01)Identificarecompararaspectosculturaisdos
grupossociaisdeseuslugaresdevivência,sejanacidade,
seja no campo.
A cidade e o campo: aproximações e diferenças.
(EF03GE02)Identificar,emseuslugaresdevivência,marcas
decontribuiçãoculturaleeconômicadegruposdediferentes
origens.
A cidade e o campo: aproximações e diferenças.
(EF03GE03)Reconhecerosdiferentesmodosdevidade
povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.
Paisagens naturais e antrópicas em transformação.
(EF03GE04)Explicarcomoosprocessosnaturaisehistóricos
atuamnaproduçãoenamudançadaspaisagensnaturaise
antrópicasnosseuslugaresdevivência,comparando-osa
outros lugares.
Matéria-prima e indústria.
(EF03GE05)Identificaralimentos,mineraiseoutrosprodutos
cultivadoseextraídosdanatureza,comparandoasatividades
de trabalho em diferentes lugares.
Representações cartográficas.
(EF03GE06)Identificareinterpretarimagensbidimensionaise
tridimensionaisemdiferentestiposderepresentação
cartográfica.
Representações cartográficas.
(EF03GE07)Reconhecereelaborarlegendascomsímbolos
dediversostiposderepresentaçõesemdiferentesescalas
cartográficas.
Produção, circulação e consumo.
(EF03GE08)Relacionaraproduçãodelixodomésticoouda
escolaaosproblemascausadospeloconsumoexcessivoe
construirpropostasparaoconsumoconsciente,considerando
aampliaçãodehábitosderedução,reúsoereciclagem/
descartedemateriaisconsumidosemcasa,naescolae/ouno
entorno.
Impactos das atividades humanas.
(EF03GE09)Investigarosusosdosrecursosnaturais,com
destaqueparaosusosdaáguaematividadescotidianas
(alimentação,higiene,cultivodeplantasetc.),ediscutiros
problemas ambientais provocados por esses usos.
Impactos das atividades humanas.
(EF03GE10)Identificaroscuidadosnecessáriospara
utilizaçãodaáguanaagriculturaenageraçãodeenergiade
modo a garantir a manutenção do provimento de água potável.
Impactos das atividades humanas.
(EF03GE11)Compararimpactosdasatividadeseconômicas
urbanaseruraissobreoambientefísiconatural,assimcomo
os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
Território e diversidade cultural
(EF04GE01)Selecionar,emseuslugaresdevivênciaeem
suashistóriasfamiliarese/oudacomunidade,elementosde
distintasculturas(indígenas,afro-brasileiras,deoutrasregiões
dopaís,latino-americanas,europeias,asiáticasetc.),
valorizandooqueépróprioemcadaumadelasesua
contribuiçãoparaaformaçãodaculturalocal,regionale
brasileira.
Processos migratórios no Brasil
(EF04GE02)Descreverprocessosmigratóriosesuas
contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Instâncias do poder público e canais de participação social
(EF04GE03)Distinguirfunçõesepapéisdosórgãosdopoder
públicomunicipalecanaisdeparticipaçãosocialnagestãodo
Município,incluindoaCâmaradeVereadoreseConselhos
Municipais.
Relação campo e cidade
(EF04GE04)Reconhecerespecificidadeseanalisara
interdependênciadocampoedacidade,considerandofluxos
econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.
Unidades político-administrativas do Brasil
(EF04GE05)Distinguirunidadespolítico-administrativas
oficiaisnacionais(Distrito,Município,UnidadedaFederaçãoe
granderegião),suasfronteirasesuahierarquia,localizando
seus lugares de vivência.
Territórios étnico-culturais.
(EF04GE06)Identificaredescreverterritóriosétnico-culturais
existentesnoBrasil,taiscomoterrasindígenasede
comunidadesremanescentesdequilombos,reconhecendoa
legitimidade da demarcação desses territórios.
Trabalho no campo e na cidade..
(EF04GE07)Compararascaracterísticasdotrabalhono
campo e na cidade.
Produção, circulação e consumo.
(EF04GE08)Descreverediscutiroprocessodeprodução
(transformaçãodematérias-primas),circulaçãoeconsumode
diferentes produtos.
Sistema de orientação.
(EF04GE09)Utilizarasdireçõescardeaisnalocalizaçãode
componentesfísicosehumanosnaspaisagensruraise
urbanas.
Elementos constitutivos dos mapas.
(EF04GE10)Comparartiposvariadosdemapas,identificando
suascaracterísticas,elaboradores,finalidades,diferençase
semelhanças.
Conservação e degradação da natureza.
(EF04GE11)Identificarascaracterísticasdaspaisagens
naturaiseantrópicas(relevo,coberturavegetal,riosetc.)no
ambienteemquevive,bemcomoaaçãohumanana
conservação ou degradação dessas áreas.
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
Dinâmica populacional.
(EF05GE01)Descrevereanalisardinâmicaspopulacionaisna
UnidadedaFederaçãoemquevive,estabelecendorelações
entre migrações e condições de infraestrutura.
Diferençasétnico-raciaiseétnico-culturaisedesigualdades
sociais
(EF05GE02)Identificardiferençasétnico-raciaiseétnico-
culturaisedesigualdadessociaisentregruposemdiferentes
territórios.
Território, redes e urbanização.
(EF05GE03)Identificarasformasefunçõesdascidadese
analisarasmudançassociais,econômicaseambientais
provocadas pelo seu crescimento.
Território, redes e urbanização.
(EF05GE04)Reconhecerascaracterísticasdacidadee
analisarasinteraçõesentreacidadeeocampoeentre
cidades na rede urbana.
Trabalho e inovação tecnológica.
(EF05GE05)Identificarecompararasmudançasdostiposde
trabalhoedesenvolvimentotecnológiconaagropecuária,na
indústria, no comércio e nos serviços.
Trabalho e inovação tecnológica.
(EF05GE06)Identificarecomparartransformaçõesdosmeios
de transporte e de comunicação.
Trabalho e inovação tecnológica.
(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados 
naproduçãoindustrial,agrícolaeextrativaenocotidianodas
populações.
Mapas e imagens de satélite.
(EF05GE08)Analisartransformaçõesdepaisagensnas
cidades,comparandosequênciadefotografias,fotografias
aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
Representação das cidades e do espaço urbano.
(EF05GE09)Estabelecerconexõesehierarquiasentre
diferentescidades,utilizandomapastemáticoserepresentações gráficas.
Qualidade ambiental.
(EF05GE10)Reconhecerecompararatributosdaqualidade
ambientalealgumasformasdepoluiçãodoscursosdeáguae
dosoceanos(esgotos,efluentesindustriais,marésnegras
etc.).
Diferentes tipos de poluição.
(EF05GE11)Identificaredescreverproblemasambientaisque
ocorremnoentornodaescolaedaresidência(lixões,
indústriaspoluentes,destruiçãodopatrimôniohistóricoetc.),
propondosoluções(inclusivetecnológicas)paraesses
problemas.
Gestão pública da qualidade de vida.
(EF05GE12)Identificarórgãosdopoderpúblicoecanaisde
participaçãosocial,responsáveisporbuscarsoluçõesparaa
melhoriadaqualidadedevida(emáreascomomeioambiente,
mobilidade,moradiaedireitoàcidade)ediscutiraspropostas
implementadasporessesórgãosqueafetamacomunidade
em que vive.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, 
presente, futuro)
(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio 
do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos 
membros de sua família e/ou de sua comunidade.
As diferentes formas de organização da família e da 
comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as 
histórias de sua família e de sua comunidade.
As diferentes formas de organização da família e da 
comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e 
responsabilidades relacionados à família, à escola e à 
comunidade.
A escola e a diversidade do grupo social envolvido.
(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados 
ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), 
reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras 
que os regem.
A vida em casa, a vida na escola e formas de representação 
social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de 
interação social e espacial.
(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e 
brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e 
identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em 
diferentes espaços.
A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas 
de organização familiar.
A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel 
na comunidade.
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e 
festas escolares, diferenciando-as das datas festivas 
comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Continue navegando