Buscar

TRASTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - TEA

Prévia do material em texto

TRASTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - TEA
1
VISÃO GERAL
O transtorno do Espectro Autista – TEA, refere- se a uma série de condições relacionadas ao dano no desenvolvimento neurológico, caracterizado por comportamento repetitivos, comprometimento da fala, nas habilidades sociais e na comunicação não verbal. 
Os pacientes com TEA podem apresentar uma série de outras comorbidades, dentre essas são: hiperatividade, distúrbio de sono, gastrointestinais e epilepsia. 
2
CAUSAS DO TRANSTORNO
Etiologia
Paradigma genético-biológico, relacional, ambiental e neurodiversidade.
Sintomatologia
A ausência da fala, déficit de atenção, birras, interesses restritivos, dificuldades em manter contato visual, isolamento social, necessidade de rotinas, resistência a mudanças, fala ecolálica, movimentos estereotipados, respostas pouco comuns e descontextualizadas do foco do diálogo.
3
DIAGNOSTICO
Observação clínica comportamental e investigação.
O Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais – DSM.
 Classificação Internacional de Doenças – CID.
ATUAÇAO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM TEA
 O profissional de enfermagem no cuidado ao pacientes autistas devem ter embasamentos sobre o TEA, para acompanhar e auxiliar os familiares com algum membro autista, dando assistência, com ênfase no bem-estar do portador, e esclarecendo dúvidas pertinentes, o tratamento do autismo precisa ser em conciliação com a equipe multidisciplinar.
TRATAMENTO
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR PARA CUIDADOS ESPECIFICOS: 
Fármacos; 
Alimentação; 
Fonoaudiologia;
Musicoterapia; 
Psicoterapia; 
Terapia ocupacional;
Psicomotricidade; 
Equoterapia;
PORTADORES DE AUTISMO 
O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização da redução a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
Greta Thunberg, Ativista do Meio Ambiente.
João Vitor, o primeiro brasileiro campeão mundial de judô para pessoas com deficiência intelectual.
Nina Marker, Modelo internacional.
VÍDEO
Primeiro longa brasileiro sobre autismo: "Em um Mundo Interior“ duração 3:07 minutos
https://www.youtube.com/watch?v=hA2wHHuow_8
CONCLUSÃO 
Os estudos sobre o autismo e as características que o nomeiam ainda são uma incógnita, isso porque as causas ainda não são claras o suficiente para que um percurso de tratamento e acompanhamento seja iniciado de maneira eficaz, apreender sobre as experiências interoceptivas de pessoas com autismo é crucial, através do conhecimento do TEA, podemos falar sobre o assunto e ajudar o portador da melhor forma. 
9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Psicol. USP 28 (1) • Jan-Apr 2017 • https://doi.org/10.1590/0103-656420140101  
VIEIRA, Amanda de Castro.Autismo:as características e a importância do diagnóstico precoce. 2019. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina)-Centro Universitário UNIFACIG. Manhuaçu.
 https://enfermagemdeconteudo.com.br/enfermagem-na-conscientizacao-sobre-o-transtorno-do-espectro-do-autismo/
Organização Mundial da Saúde, OMS. CID 10 – Classificação De Transtornos Mentais e de Comportamento: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1993
10

Continue navegando