Buscar

Sistemas estruturais e elementos construtivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

São conhecidos diversos sistemas estruturais e elementos construtivos, sendo entre eles o sistema em concreto formados a partir de pilares, lajes e vigas, muito utilizado no projeto de edificações em obras habitacionais, industriais, comerciais e
infraestrutura, podendo ser moldado ou pré-fabricado, estruturas em concreto apresentam grande durabilidade e resistência aos esforços mecânicos.
Os materiais de vedação mais utilizados nesse sistema são blocos cerâmicos ou blocos de concreto.
Também apresentado o Sistema construtivo em aço, empregado em vários tipos de obras e empreendimentos, atende diversas tipologias da construção civil assim como obras viárias, também utilizadas em cobertura, fachadas, vedações e pisos. O material versátil e flexível apresenta vantagens na utilização do sistema: A Alta resistência mecânica permite vencer grandes vãos, menor peso próprio diminuindo a carga nas fundações, dimensões de peças reduzidas, o que confere o aumento de área útil construída. A fabricação e montagem desse tipo de estrutura obedece a rigorosas especificações técnicas, reduzindo o tempo de construção e também o desperdício de materiais. As ligações são os detalhes construtivos que
conectam as estruturas de aço aos demais elementos construtivos. É extremamente importante a contabilização da estrutura e seus elementos complementares como a instalação e vedação, responsáveis pelas estanqueidades e estética de um projeto.
O wood de edificações. Os materiais de fechamento podem variar por diversas chapas como madeira, gesso acartonado, cimentício dependendo se a vedação é interna ou externa
frame é um sistema construvo composto de painéis estruturais de madeira para a montagem
Por ser considerado um sistema construtivo seco, e utilizar a madeira – que deve preferencialmente ser proveniente de reflorestamento com manejo ambiental –, esse sistema é considerado altamente eficiente pelo baixo consumo e geração de resíduos.
A estrutura metálica aceita uma grande variedade de materiais de fechamento como alvenaria, painéis pré-fabricados, painéis metálicos, etc... Sistema construtivo em light Steel Framing , sistema estruturado por perfis de aço galvanizado, é indicado para várias tipologias de obras, como ampliações de obras existentes, o sistema tem como vantagem a facilidade de montagem, precisão nas dimensões dos componentes, com a durabilidade e resistência do
aço, rapidez da construção e redução de recursos naturais e desperdício, já que o sistema de construção é realizado a seco. A região de implantação do projeto deve ser considerada para correto dimensionamento e proteção dos perfis. Áreas litorâneas, por exemplo, exigem maior cuidado na galvanização para proteção contra a corrosão, steel frame permite ainda grande flexibilidade no projeto de arquitetura, e o sistema é comparável com uma grande variedade de materiais de fechamento, como chapas de gesso acartonado, placas cimentícias, a depender se a vedação é interna ou externa.
Piso: É a base de apoio que sustenta a parte interna como móveis, é um elemento que 
Piso: É a base de apoio que sustenta a parte interna como móveis, é um elemento que O
O piso é a base de apoio que sustenta a parte interna como móveis, é um elemento que tem como tarefa a função de vedação e trafego. 
A Parede atua como estrutura e pode ser composta por diferentes materiais pois além da função de limitar e separar os espaços, ela também pode controlar a passagem de som ou calor dependendo da função e do material escolhido para o projeto.
O teto atua como estrutura de cobertura ou fechamento e pode variar 
O Teto atua como estrutura de cobertura ou fechamento e pode variar sua forma sendo liso ou não, inclinado ou plano. A forma pode varear de acordo com o projeto. Já o forro tem como função esconder as fiações e tubulações e também possui variedade no material do forro.
Pilares e Vigas são elementos importantes para manter a estrutura do ambiente e apresentam diferentes tipos de materiais, então por ser um elemento importante para manter a estrutura suas dimensões suas posições e dimensões devem ser respeitadas. 
Portas e Janelas são utilizadas no fechamento dos vãos da construção. Elas permitem ou impedem a passagem de pessoas, ar e iluminação. Elas devem ainda fornecer segurança, funcionalidade e proteção quanto a entrada de frio ou calor excessivos e chuvas, além de compor a decoração.
Escadas e rampas é um elemento de tráfego e circulação suas diretrizes de posições e dimensões podem influenciar diretamente na estrutura interna e externa do ambiente Escadas são elementos arquitetônicos de circulação vertical, cuja função é vencer os diferentes níveis entre os pavimentos de uma edificação.
Percebe-se que tantos os elementos quanto o sistema de construção se conectam de alguma forma, eles possuem diferentes tipos de materiais que devem ser escolhidos cuidadosamente para compor cada projeto.
 
Leticia Daniele da Silva - Designer de Interiores

Continue navegando