Buscar

Materiais de Acabamento - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MATERIAIS DE ACABAMENTOS – UNIDADE 1 
Os sistemas estruturais e elementos construtivos refletem como as edificações e os espaços de arquitetura e design de interiores são construídos. O entendimento da composição e o funcionamento dos sistemas e elementos construtivos são fundamentais para a avaliação e tomada de decisão pelo profissional no desenvolvimento de projeto. Para garantir um projeto eficiente e com desempenho adequado, é fundamental conhecer as possibilidades de suportes construtivos, para que sejam coerentes com as propostas estéticas e técnicas, como, por exemplo, para o recebimento de materiais de acabamento.
Considerando os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: quais características dos sistemas e elementos construtivos o profissional deve conhecer para conceber projetos de interiores e especificar materiais de acabamento?
Para responder, pesquise e apresente sistemas estruturais e elementos construtivos conhecidos na construção de edificações e de ambientes internos.
 São conhecidos diversos sistemas estruturais e elementos construtivos, os elementos estruturais mais utilizados são:
Sistema construtivo em concreto: as estruturas em concreto são formadas a partir da combinação de elementos estruturais, pilares, lajes e vigas. É um método construtivo amplamente utilizado no projeto de edificações em obras habitacionais, industriais, comerciais e de infraestrutura, pode ser moldado in loco ou pré-fabricado.
 As estruturas em concreto apresentam grande durabilidade e resistência aos esforços mecânicos. Os materiais de vedação mais utilizados nesse sistema construtivo são os blocos cerâmicos e blocos de concreto.
Sistema construtivo em aço: empregadas nos mais diversos tipos de obras e empreendimentos, as estruturas em aço atendem diferentes tipologias da construção civil assim como obras viárias. São também utilizadas em coberturas, fachadas, vedações e pisos. Por ser um material versátil e flexível, a utilização desse sistema apresenta algumas vantagens. Sua alta resistência mecânica permite vencer grandes vãos, apresenta menor peso próprio reduzindo a carga nas fundações, e apresenta dimensões de peças reduzidas, o que confere um aumento da área útil construída.
 A fabricação e montagem desse tipo de estrutura obedecem a rigorosas especificações, o que reduz o tempo de execução assim como reduz o desperdício de materiais. As ligações são os detalhes construtivos que conectam as estruturas de aço com os demais elementos construtivos. É de extrema importância a compatibilização da estrutura e seus elementos complementares como as instalações e vedações, responsáveis pela estanqueidades e estética de um projeto. A estrutura metálica aceita uma grande variedade de materiais de fechamento como alvenaria, painéis pré-fabricados, painéis metálicos, dentre outros.
Sistema construtivo em Light Steel Framing: sistema estruturado por perfis de aço galvanizado formados a frio, o light steel framing é indicado para diversas tipologias de obras, assim como para ampliações de obras existentes e retrofit. Segundo o Manual da Construção Industrializada, esse sistema tem como vantagens a facilidade de montagem, precisão nas dimensões dos componentes, apresenta a durabilidade e resistência do aço, rapidez da construção e redução de recursos naturais e desperdício uma vez que o sistema de construção é realizado a seco. A região de implantação do projeto deve ser considerada para correto dimensionamento e proteção dos perfis. Áreas litorâneas, por exemplo, exigem maior cuidado na galvanização para proteção contra a corrosão.
 A adoção do steel frame permite ainda grande flexibilidade no projeto de arquitetura, e o sistema é compatível com uma grande variedade de materiais de fechamento, como chapas de gesso acartonado, placas cimentícias e OSB, a depender se a vedação é interna ou externa.
Sistema construtivo em Wood Frame: a característica mais relevante desse sistema é a utilização da madeira como matéria-prima, que apresenta características físicas e mecânicas que a qualificam como material durável e versátil. O wood frame é um sistema construtivo composto de painéis estruturais de madeira para a montagem de edificações.
 Os materiais de fechamento podem variar entre chapas OSB, chapas de madeira, placa cimentícia e gesso acartonado a depender se a vedação é interna ou externa. Por ser considerado um sistema construtivo seco, e utilizar a madeira que deve preferencialmente ser proveniente de reflorestamento com manejo ambiental, esse sistema é considerado altamente eficiente pelo baixo consumo e geração de resíduos.
 Os Elementos Construtivos são os pisos, paredes, forros e tetos, pilares e vigas, portas e janelas e escadas e rampas, compõe os espaços internos das edificações, eles podem ser modificados de modo a atender funcionalmente e esteticamente as necessidades funcionais de um ambiente:
Piso: o sistema de piso pode ser definido como um sistema horizontal ou inclinado composto por um conjunto parcial ou total de camadas destinado a cumprir a função de estrutura, vedação e tráfego (ABNT). O sistema de piso funciona como uma base de apoio que sustenta atividades internas, móveis, equipamentos, e cargas variáveis, e deve ser estruturado para suportar com segurança as cargas resultantes. Algumas qualidades gerais devem ser observadas na escolha de acabamento de pisos como a resistência ao desgaste e abrasão, inalterabilidade de cor, textura, facilidade de conservação e manutenção. 
 Após a execução das camadas de um sistema de piso, para o início dos serviços de acabamento, devemos considerar alguns casos. De preferência, as vedações devem estar concluídas e as instalações elétricas e hidráulicas do piso, em especial os ralos, colunas e prumadas, devem estar executadas e testadas. A base deve estar limpa, totalmente livre de restos de argamassa, terra, pedras ou qualquer outro material aderido.
Paredes: as paredes são elementos de vedação que podem atuar com função estrutural ou como fechamento. São partes da edificação que limitam verticalmente seus ambientes como as paredes de fachadas ou divisórias internas. As vedações atuam sustentando cargas de pisos, tetos e coberturas e devem apresentar nível de segurança, limitando os deslocamentos, fissuras e falhas a valores aceitáveis e considerando ações passíveis de ocorrerem durante a vida útil do sistema (ABNT).
 Além de delimitarem os espaços, as paredes controlam a passagem de ar, calor, umidade, luz e som. Atuam no isolamento térmico e acústico, e seu desempenho varia de acordo com a especificação de material, dimensão, espessura e aberturas.
Teto e Forro: o teto como elemento construtivo configura-se pela composição das faces inferiores de estruturas e cobertura. O material do teto pode estar diretamente fixado na estrutura, como é o caso das lajes de concreto ou estruturas metálicas e, muitas vezes, pode ser deixado à vista, sem a utilização de forro.
 Ching afirma que o “teto desempenha papel visual importante na configuração do espaço interno e na limitação de suas dimensões verticais”. O teto pode ser composto de superfícies lisas e planas, retas ou inclinadas, podendo ou não expressar o padrão estrutural do projeto ou de sua cobertura. Dependendo de seu material de composição, pode receber diferentes opções de materiais de acabamento, sendo os mais usuais a pintura e a utilização de forros.
 A utilização de forros permite o rebaixamento de parte do teto, podendo assumir diversos formatos. De maneira funcional, os forros podem esconder elementos estruturais, tubulações e fiação. A escolha do material do forro deve levar em consideração o uso do espaço, sendo exemplos mais comuns o forro de madeira, forro de gesso, forro mineral e forro metálico.
Pilares e Vigas: elementos estruturais, os pilares e vigas são itens importantes na composição do projeto e podem apresentar diferentes materiais como a madeira, o concreto e o aço. Por sua característica estrutural, as dimensões e posicionamento desses elementos devem ser respeitadas.Esses elementos podem ser mantidos em sua aparência original com a estrutura aparente, ou podem ainda ter tratamento com materiais de acabamento.
 A utilização de materiais de acabamento pode ser explorada nesses elementos estruturais para corrigir algumas imperfeições, incorporá-los como elementos compositivos ou até como partido conceitual do projeto.
Portas e Janelas: as portas e janelas são elementos essenciais na composição de uma espaço. Responsáveis pelo acesso e aberturas de luz e ventilação, possuem influência direta no conforto ambiental do ambiente. De acordo com a função e uso do espaço, inúmeros modelos e dimensões podem ser especificados.  
 As portas e janelas podem apresentar uma ou mais unidades de folha, e possibilitam diferentes tipos de abertura como de abrir, correr, pivotante, entre outros. Os materiais mais utilizados são o ferro, alumínio, pvc, madeira e vidro. Os materiais de acabamento variam entre pintura, laqueamento, verniz ou seladora, laminados e chapas de ferro ou alumínio
Escadas e Rampas: escadas e rampas são elementos construtivos de circulação vertical de um projeto. Seu posicionamento e dimensionamento influenciam diretamente a composição de ambientes internos. A execução de escadas e rampas pode ser realizada com diferentes materiais e soluções projetuais. É importante destacar que para projetos de escadas e rampas, dimensionamento e especificação de materiais de acabamento, é necessário consultar a NBR 9050/2015 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) e a NBR 9077/2001 (Saída de emergência em edifícios).
Bibliografia:
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-course_content_soap-BBLEARN/Controller?ACTION=OPEN_PLAYER&COURSE_ID=_738225_1&PARENT_ID=_18900228_1&CONTENT_ID=_18900248_1
https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=28427

Continue navegando