Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliação Formativa ENADE Sistema Financeiro e Bancos - Ciências Contábeis 2 PERÍODO

Pré-visualização | Página 1 de 1

GRUPO FAVENI 
SISTEMA FINANCEIRO e BANCOS – CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2° PERÍODO – ENADE 
1-Habilidade: IV – construir pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho da gestão dos usuários da informação contábil, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
O objetivo da Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) é demonstrar as alterações ocorridas na conta disponível da organização e tem a finalidade de auxiliar o empresário sobre as entradas e saídas financeiras, visando à redução de gastos onerosos e desnecessários. Segundo a FIPECAFI (2010, p.565) “o objetivo primário da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos durante um determinado período”.
Fonte: CONTÁBEIS. A finalidade e importância da DFC no cenário empresarial. Disponível em: <http://www.contabeis.com.br>. Acesso em: 20.mai.2018 (adaptado).
A partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 I. A DFC permite ao empresário ver as alterações das disponibilidades do período, quais contas e transações foram responsáveis por elas e qual foi o resultado obtido com as principais atividades da empresa.
PORQUE
II. A DFC fornece um resumo das mutações de caixa com relação a três importantes áreas da empresa sendo: atividades operacionais, atividades de investimentos e atividades de financiamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R=As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
 
2-Investimentos em infraestrutura são necessários para suportar a dinâmica do crescimento econômico do País. Atualmente, dentre as entidades do Sistema Financeiro Nacional, na concessão de financiamentos de projetos de longo prazo, constata-se atuação com destaque: 
R=do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
3-Habilidades:VIII – buscar soluções viáveis e inovadoras na resolução de situações-problema
O celular consegue ouvir nossas conversas particulares?
Isso é possível? Os celulares têm a capacidade de escutar e processar sons 24 horas por dia? Tudo depende das permissões que o proprietário do aparelho ativa.
Vários especialistas consultados concordam que o problema é o mau uso que se faz da tecnologia; o desconhecimento abre a porta para abusos. O principal problema é, na sua opinião, que a maioria de usuários nunca lê os termos e condições de privacidade dos aplicativos instalados em seus celulares.
Ao baixar um aplicativo, o usuário deve autorizar as solicitações que chegam, o que inclui, por exemplo, permitir acesso ao seu microfone, câmera de fotos e localização geográfica. “Alguns não precisam acessar o microfone, mas talvez os desenvolvedores estejam se antecipando a algum serviço que oferecerão no futuro, e por isso preferem solicitar a permissão desde o começo”, observa Bart de Boer, pesquisador do laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Livre de Bruxelas. “Uma vez que você autoriza, não tem como saber se estão lhe escutando 24 horas por dia”, acrescenta.
“Você pode se perguntar que interesse têm as empresas tecnológicas em oferecerem um serviço com um custo de desenvolvimento tão elevado se não irão tirar proveito disso. A voz se transforma em texto, e não sabemos se eles usam isso para recomendar publicidade e fazer negócios com terceiros. Nunca explicam como sua tecnologia funciona”, opina De Boer, da Universidade Livre de Bruxelas.
A falta de transparência e a complexidade dos textos sobre os termos e condições dos aplicativos são outro dos obstáculos para os donos de celulares. Com a entrada em vigor do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, no próximo dia 25, concebido para unificar as leis de privacidade de todo o continente, as empresas ficam intimadas a apresentar de forma clara seus métodos para solicitar os dados pessoais dos usuários.
Fonte: O celular consegue ouvir nossas conversas particulares?. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/05/10/tecnologia/1525952727_540806.html>. Acesso em: 15 jun. 2018.
A partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir:
I. O usuário precisa tomar ciência, lendo os termos e condições de privacidade dos aplicativos que instala em seu celular, de quais permissões de acesso a determinadas funções são de fato necessárias ao funcionamento.
II. Ao autorizar o acesso a determinadas funções do celular, como câmera e microfone, o usuário não tem como controlar ou mesmo saber se o aplicativo está coletando informações além das necessárias para seu funcionamento.
III. As empresas desenvolvedoras dos aplicativos deveriam ter mais clareza quanto ao acesso às funções necessárias à utilização de seus produtos por parte de seus usuários e ética quanto a utilização das informações necessárias coletadas destes.
É correto o que se afirma em:
R=II e III, apenas.
4-Leia os textos a seguir.
Texto I
A análise do custo-volume-lucro é um estudo financeiro que demonstra a taxa de lucratividade da empresa sobre o aspecto da produção, ou seja, é uma análise que demonstra a lucratividade do negócio baseado no volume produzido e o montante de custos totais necessários para a produção de determinado lucro. Dentro desse contexto, o item de mais destaque é o chamado ponto de equilíbrio, que corresponde ao valor quantitativo que a empresa necessita produzir e vender para conseguir cobrir todos os custos, tanto os custos fixos, como os custos variáveis.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO. Gestão de Frotas: Relação custo x volume x lucro = Ponto de equilíbrio. Disponível em: <www.portaleducacao.com.br>. Acesso em: 20 mai. 2018 (adaptado).
Texto II
Observe a imagem a seguir.
 
Considerando os textos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 I. As relações custo-volume-lucro quando postas no gráfico do ponto de equilíbrio podem ser de grande utilidade para a gerência na atividade de planejamento das operações.
PORQUE
II. As relações entre as três variáveis – custo, volume e lucro – permitem que, através de simulações, a gerência possa saber, com antecipação, os resultados de certas decisões e de determinadas atividades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
R=As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Total 20/20