Buscar

PROVA FINAL OBJETIVA - ECONOMIA

Prévia do material em texto

1Para que as políticas macroeconômicas possam produzir os efeitos desejados, é necessário levar em conta as relações entre os grandes agregados da economia. Com isso, é possível conhecer as variáveis que afetam o seu comportamento, fica mais claro o modo pelo qual as autoridades econômicas poderão intervir sobre eles. Sobre os grandes agregados macroeconômicos e as variáveis que os afetam, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O consumo total de uma economia sofre a influência de uma série de fatores, como a renda nacional, estoque de riqueza, o patrimônio, as taxas de juros, a disponibilidade de crédito e a expectativa sobre a rentabilidade das aplicações. ( ) Poupança agregada é a parte da renda que não é gasta no consumo. Também pode ser chamada de residual da renda nacional disponível. ( ) Investimento agregado se refere à variação da poupança e da renda disponível. A relação se estabelece de forma idêntica a da propensão marginal de consumo. ( ) A poupança agregada também pode ser definida como a parcela da renda que efetivamente os consumidores podem gastar. Assim, há uma relação entre a renda disponível e o consumo da população. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
V - V - F - F.
C
F - V - V - F.
D
F - F - V - V.
2
Os recursos produtivos, ou fatores de produção, são elementos utilizados no processo produtivo de bens (mercadorias) com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas. Aqui entram os fatores que propiciaram a confecção das mercadorias, entre eles, o trabalho, os recursos naturais, as matérias-primas, os combustíveis, a energia, os equipamentos, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA que caracterize o trabalho:  
A
Trata-se do valor humano necessário para a produção de determinado bem. 
B
São os recursos naturais, as florestas, a energia solar, os recursos minerais, o solo, as águas etc. Boa parte destes recursos naturais são utilizados diariamente na produção dos bens econômicos.
C
Tem papel fundamental na atividade econômica; por meio de inovações, é possível alcançar um nível de crescimento e aumento de produtividade.
D
É definido por um conjunto de bens utilizados no processo de produção de outros bens e não essencialmente para atender às necessidades das pessoas.
3Moeda pode ser definida como um ativo financeiro utilizado para intermediar transações econômicas aceito por todos. Há três grandes funções da moeda: meio de troca, unidade de medida e reserva de valor. Cada uma destas funções possui sua importância e especificidades. Sobre a relação da moeda e de suas três funções, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A reserva de valor serve para intermediar as trocas de bens e de serviços distintos. ( ) O meio de troca é materializado quando a moeda pode ser guardada para uso posterior, servindo como forma de poupança. ( ) A unidade de medida permite expressar em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços que são produzidos pela economia. É possível expressar o preço de cada mercadoria, e ainda fazer comparação entre elas. ( ) Sem o uso da moeda, as trocas teriam que ser diretas, isto é, trocas de mercadorias por mercadorias (escambo). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - F - F.
D
V - F - F - V.
4No processo produtivo, temos os custos totais, que em resumo é a somatória dos custos fixos mais os custos variáveis. Logo, conforme a produção vai aumentando, começa acontecer o fenômeno conhecido como economias de escalas. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Esses custos fixos (aluguel, salários etc.) serão diluídos num volume maior de produção, reduzindo o custo total por unidade e reduzindo também o peso relativo dos custos fixos.
B
Os custos fixos e variáveis totais vão diminuir, pois à medida que aumentar a produção vai se aproveitar a capacidade instalada.
C
Os custos variáveis vão diminuir em termos relativos, ou seja, o custo total e por unidade ficarão maiores.
D
Os custos totais aumentarão em termos absolutos, mas os custos variáveis e fixos por unidade ficarão iguais, pois o aumento da produção não muda a estrutura de custos.
5Sistema econômico é a forma como a sociedade se organiza, em termos econômicos e sociais, para desenvolver suas atividades econômicas e produtivas. Há alguns elementos importantes que caracterizam o sistema econômico: capital, propriedade privada, divisão do trabalho, moeda, preço e lucro. Com relação aos elementos que caracterizam o sistema econômico, analise as afirmativas a seguir: I- A divisão do trabalho faz com que cada trabalhador, de acordo com sua especialidade, adquira uma maior agilidade no processo produtivo e eleve sua produtividade. II- Dentro de uma economia, o capital tem algumas funções básicas como: meio de troca, reserva de valor e padrão para pagamentos. III- Preço pode ser definido como a quantidade de dinheiro que se dá em troca de algum bem ou mercadoria. Representa o valor monetário da mercadoria ou serviço. IV- O lucro é a diferença entre a receita e o custo de produção. No sistema capitalista, o lucro é um dos principais objetivos do empresário. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B
Somente a afirmativa I está correta.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
6A partir da análise microeconômica, é possível perceber diferentes tipos de relações entre empresas e consumidores, ou seja, entre as entidades responsáveis pela oferta e aquelas que demandam bens e serviços. Dependendo da forma pela qual os mercados organizam-se, o poder de barganha dos consumidores será relativamente elevado ou reduzido, enquanto que o poder dos ofertantes será relativamente restrito ou amplo. Com relação às estruturas de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os chamados monopólios naturais são aqueles cujas características do serviço oferecido impedem o surgimento de concorrentes. Um exemplo para esse caso é o serviço de transporte via metrô.
B
O mercado, num ambiente de concorrência perfeita, é caracterizado pela grande quantidade de pequenas empresas ofertantes, mas uma pequena quantidade de indivíduos que demanda mercadorias/serviços.
C
No caso dos oligopólios, a oferta de bens e serviços (produção) é distribuída por um número elevado de empresas de todo um território, como é o caso das montadoras de automóveis.
D
Em um mercado formado por monopólios, a concorrência é ampla e formada por muitos consumidores, pois uma única empresa fornece determinado bem ou serviço.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
7
Um importante pensador da Escola Clássica da economia foi David Ricardo (1772-1823). Filho de um rico capitalista inglês, Ricardo fez fortuna ainda jovem operando na bolsa de valores. No campo da economia política, sua obra máxima foi “Princípios de economia política e de tributação”, publicada em 1817. Após Adam Smith, tornou-se a principal figura das ideias desenvolvidas pela Escola Clássica. Ele demonstrou as possibilidades da utilização do método abstrato e enfatizou temas relacionados à distribuição da renda. O trabalho deste pensador é vasto, porém destacamos três ideias: a teoria do valor-trabalho, teoria das vantagens comparativas e a teoria da renda da terra.
Assinale a alternativa CORRETA que descreva a teoria do valor-trabalho:
A
Partido das ideias de Adam Smith, Ricardo aprimorou a tese de que todos os custos se reduziriam aos custos de trabalho. Sendo assim, o valor de uma mercadoria era determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada. E esse tempo de trabalho incluía o tempo de trabalho na elaboração do bem, acrescido do trabalho incluído nas matérias-primas, acrescido do trabalho incluído nos bens de capital.
B
Esta teoria foi elaborada a partir dos estudos de Ricardo sobre o comércio internacional. Ela consistia na demonstração de que os países deveriam se especializar na produção de bens que eram mais capazes de produzir.Mesmo que um país seja mais eficiente do que outro na produção de todos os bens, esse país deve se especializar e exportar o produto cujo custo é comparativamente o mais baixo. E da mesma maneira, deve importar o que tiver o custo relativo (de produção interna) mais caro. Seguindo esta lógica, haveria vantagens para ambas as economias. 
C
Com esta teoria, Ricardo considerava duas hipóteses: primeiro, que a terra tinha diferenças quanto a sua fertilidade. Dessa maneira, existiam espaços mais férteis e outros menos férteis. Portanto, o uso das terras poderia se ordenar a partir da terra mais fértil para a menos fértil. A segunda hipótese é que a concorrência sempre igualaria à taxa de lucro dos fazendeiros capitalistas, que arrendavam as terras dos proprietários.
D
Partido das ideias de Adam Smith, Ricardo aprimorou a tese de que todos os custos se ampliaram aos custos de trabalho. Sendo assim, o valor de uma mercadoria não era determinado pela quantidade de trabalho nela incorporada. Esse tempo de trabalho incluía o tempo de trabalho na elaboração do bem, acrescido do trabalho incluído nas matérias-primas, acrescido do trabalho incluído nos bens de capital.
8
É um local físico ou não físico, onde se encontram compradores e vendedores para realizarem as trocas de bens e serviços. 
A que o exposto se refere?
A
Família.
B
Empresa.
C
Governo.
D
Mercado.
9Uma das explicações para a produção (e reprodução) das desigualdades sociais no Brasil está na "orientação da produção, resultado do modelo de desenvolvimento seguido pelo país. Um modelo orientado para dois grandes mercados: o das elites e classe média alta brasileiras e o externo. O país foi capaz de apresentar grande dinamismo econômico no século XX, demonstrou uma enorme capacidade de dar respostas positivas a importantes desafios, mas confere desproporcional preferência a determinados mercados. O parque produtor foi montado para esses mercados, que são muito dinâmicos e, por isso, estimulam respostas tão eficientes. Todavia, não se conseguiu gerar um parque produtor de bens de consumo de massa, nem sequer se construíram padrões de consumo semelhantes a países com renda e dinamismo muito menores. Por exemplo, o consumo médio de tecidos (metros por pessoa/ano) é muito pequeno, se comparado a países com níveis de renda semelhantes; o mesmo se repete nos casos de consumo de alimentos, calçados etc. Isso tem um significado: ainda existe um enorme espaço a construir no consumo de massa, que não foi priorizado até bem recentemente" (ARAÚJO, 2012). Com base no trecho exposto e no contexto das desigualdades sociais no Brasil, analise as sentenças a seguir: I- As desigualdades sociais brasileiras também estão relacionadas ao modelo de desenvolvimento que privilegia o mercado do setor externo. II- O extrato apresentado revela que o modelo de desenvolvimento orientado para as elites e a classe média foi fundamental para a redução das desigualdades sociais. III- O parque produtor de bens de consumo brasileiro é visto como um problema para a dinâmica das desigualdades sociais. IV- Segundo Tânia B. de Araújo (2012), o parque produtivo do Brasil é adequado à redução das desigualdades sociais, embora seja pequeno, se comparado a outros países. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ARAÚJO, Tânia Bacelar. Como funciona a máquina da desigualdade. 2012. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2017.
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
10
Em um determinado mercado em concorrência perfeita, na ausência de impostos sobre vendas, as funções de demanda e de oferta são descritas pelas seguintes funções lineares:
QD = 3.600 – 8P
QO = − 400 + 12P
Em que:
QD = quantidade demandada.
QO = quantidade ofertada.
P = preço de mercado.
Se o Governo instituir um imposto específico no valor de R$ 10,00 por unidade vendida para o bem transacionado nesse mercado, então:
A
O ônus do pagamento do imposto recairá, em sua maior parte, sobre os consumidores.
B
O preço de mercado passará a ser R$ 208,00 após a incidência do imposto.
C
O ônus do pagamento do imposto recairá apenas sobre os produtores.
D
A quantidade transacionada no mercado diminuirá 4,8% após a incidência do imposto.
11(ENADE, 2015) As taxas de emprego para mulheres são afetadas diretamente por ciclos econômicos e por políticas de governo que contemplam a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. O gráfico anexo [taxa percentual de emprego para mulheres de 2000 a 2011] apresenta as variações das taxas percentuais de emprego para mulheres em alguns países, no período de 2000 a 2011. Com base no gráfico, conclui-se que, de 2000 a 2011, a taxa de emprego para mulheres:
A
Manteve-se constante na Itália.
B
Atingiu, na Grã-Bretanha, seu valor máximo em 2011.
C
Aumentou mais na Alemanha que nos demais países pesquisados.
D
Manteve-se crescente na França e no Japão.
Grafico, taxa percentual de emprego
Clique para baixar
12(ENADE, 2012) A taxa de juros seria o fator de equilíbrio que estabelece a igualdade entre, de um lado, a demanda de poupança resultante do investimento novo que pode ser realizado a determinada taxa de juros e, de outro lado, a oferta de poupança suprida essa taxa pela propensão psicológica da comunidade a poupar. Todavia, essa teoria vem abaixo tão logo se perceba ser impossível deduzir a taxa de juros do conhecimento desses dois fatores. No texto, Keynes discorda da teoria clássica sobre a taxa de juros. Com base na teoria desse autor sobre o tema, analise as sentenças a seguir: I- A taxa de juros, para Keynes, depende das condições prevalecentes no mercado monetário e não da disponibilidade de fundos para empréstimos. II- A preferência pela liquidez, para Keynes, pode ser definida pelos motivos da demanda por moeda, isto é, o motivo-transação, motivo-precaução e o motivo-especulação. III- Para determinar a taxa de juros de equilíbrio, é necessário considerar, além da propensão marginal da comunidade a poupar, também a eficiência marginal do capital. É correto o que se afirma em: FONTE: KEYNES, J. M. A teoria geral do emprego do juro e da moeda. São Paulo: Atlas, 1982, p. 143 (adaptado).
A
I, apenas.
B
II e III, apenas.
C
I e II, apenas.
D
III, apenas.

Continue navegando