Buscar

atividade pratica I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE RISCO E IMPACTOS 
Atividade Prática I
Júlia Alves Venâncio 21/08/2022
⦁	Quais tipos de impactos ambientais são notados em Chaminés? Qual é o risco?
O tipo de impacto ambiental causado pelas chaminés seria a poluição do ar vinda de alguns poluentes que a chaminé lança no ar sendo os principais: óxidos de enxofre(SO2), monóxido de carbono, hidrocarbonetos, os óxidos de nitrogênio(NOx) e materiais particulados (pós, cinzas , etc).
Riscos: 
Devemos analisar um por um os poluentes lançados no ar pelas chaminés.
i.	 O dióxido de enxofre (SO2) é responsável por por causar problemas respiratórios e cardiovasculares, além de impactar no meio ambiente com a chuva ácida que por sua vez afeta no crescimento e reprodução das plantas , o PH da água dos rios e tem o poder da corrosão de materiais danificando assim alguns monumentos e edificações urbanos.
ii.	O monóxido de carbono em baixas concentrações, causa sintomas moderados de envenenamento. Quando ele está em nível alto de concentração ele afeta severamente na saúde humana, como convulsões, alteração do ritmo cardíaco, dificuldades na respiração, intoxicação do sistema nervoso central podendo causar a morte. Ele também está ligado ao efeito estufa e ao aquecimento global. 
iii.	Os gases óxidos de nitrogênio (NOx), parecido com o dióxido de enxofre, tem a chuva ácida e contribui para a poluição atmosférica, também causa efeitos na saúde como ardência nos olhos, nariz e mucosas. 
iv.	Os materiais particulados (pós, cinzas , etc) podem causar alguns efeitos à saúde como ataque cardíaca, tosse, dificuldade para respirar.
⦁	Um cardume de peixes de água doce, colocados em água salobra para salgadas, configura um impacto ambiental? Qual é o risco?
Sim. Os peixes de água doce não conseguiriam sobreviver na água salgada pois não possui os sais para equilibrar com a água, logo eles morreriam e entrariam em decomposição dentro da água o que causaria impacto ambiental.
Riscos:
Como seria um cardume de peixes mortos dentro da água salgada, isso causaria a poluição da água com isso teria um aumento nas bactérias anaeróbicas, provocaria uma diminuição do oxigênio dissolvido causando assim uma possível eutrofização da água salgada em específico. 
Essa eutrofização pode vir a causar a perda de todos os corpos dentro dessa água, além de se tornar tóxica e imbebível. 
⦁	A Achatina fulica(caramujo africano) trazida como escargot, pode ser considerada além de bioinvasão, impacto e riscos ambientais?
Sim. Temos como o maior impacto ambiental causado pelos Achatina Fulica a perda da biodiversidade. Esses caramujos africanos, como são conhecidos popularmente, age como uma espécie exótica e luta por espaço e alimentos com outros nativos da região. Esses caramujos têm vantagens nessas competições pois são maiores, consomem qualquer tipo de alimento, não existe predador para essa espécie e eles possuem reprodução alta e rápida. Essa espécie por ser maior tende a ser hospedeiro de vários parasitas e após mortos suas conchas servem para acumular água e com isso se tornar um reservatório para o mosquito da dengue. 
⦁	De um exemplo de mudança ambiental que não caracteriza impacto ou risco ambiental?
fenômenos naturais como tempestades, enchentes, terremotos e incêndios florestais por causa natural não podem ser caracterizados como impacto ambiental.

Continue navegando