Buscar

Importância da atitude dos pais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Importância da atitude dos pais
 para criança incapacitada
Disciplina: Psicologia
Professora: Rosangela
Alunas:
Ana Claudia França
Brenda Alves
Jessica Ramiro
Luana Ferreira
Mariana Sudária	
Tauana Kely
Conceitos
Incapacidade:  Falta de capacidade; falta de aptidão, de habilidade; incompetência, inaptidão. Falta de aptidão legal para gozar de um direito ou exercê-lo sem assistência ou autorização: a incapacidade dos menores ou dos interditos foi estabelecida com o fim de os proteger.
Deficiência:  Insuficiência orgânica ou mental. Defeito que uma coisa tem ou perda que experimenta na sua quantidade, qualidade ou valor.
Necessidades da criança incapacitada
Os bebês buscam os estímulos e as respostas de seu ambiente desde as primeiras horas após o nascimento. Tipicamente, eles procuram o novo e o diferente, enquanto demandam respostas dos outros. Assim, a importância de um ambiente estimulante deve ser enfatizada, porque, só nesse tipo de ambiente, os bebês começam a se dar conta de sua capacidade de agir sobre seu mundo. Conforme vão crescendo a curiosidade aumenta e é função dos pais direcioná-los.
Papel dos pais sobre as crianças incapacitadas
Na sociedade competitiva em que vivemos é natural, durante o período gestacional, que os pais anseiem por um bebê saudável, normal e que cresça como qualquer outra criança.
Quando esses mesmos pais se deparam com a realidade do filho desejado ter uma(s) deficiência(s), muitos sentimentos podem aflorar. As respostas a essa realidade, tanto sociais como familiares, podem ser desde a proteção excessiva até a rejeição.
Papel dos pais sobre as crianças incapacitadas
Os pais geralmente parecem experimentar cinco estágios emocionais: choque, negação, tristeza e cólera, equilíbrio e reorganização.
Após o choque inicial, a família precisa ponderar sobre sua tarefa de fazer o melhor pelo filho com deficiência. Os pais têm papéis a serem desempenhados no processo da reabilitação, ambos se sentem responsáveis pelo tratamento e acompanhamento da criança com especialistas.
Papel dos pais sobre as crianças incapacitadas
Atitudes como aceitação incondicional do filho com deficiência, amor equilibrado, demonstrações de afeto, muito auxiliarão na reabilitação física, uma vez em que é na família a primeira e mais importante das relações interpessoais vivenciadas pela criança; bem como a busca de uma vida familiar normal, sem sacrificar os membros da família em prol do bem-estar da criança com deficiência.
Papel dos pais sobre as crianças incapacitadas
A princípio, o comportamento dos pais em relação a seu filho com deficiência, para minimizarem o próprio sentimento de culpa, faz com que os limites impostos à criança não fiquem claros, dificultando, assim, o estabelecimento de regras e disciplinas, ocasionando comportamentos sociais indesejáveis, por parte da criança.
Papel dos pais sobre as crianças incapacitadas
O ajuste psicológico familiar e terapêutico é um processo fluido, pois todas as pessoas estão constantemente em processo de mudança. Os componentes do ajustamento psicológico bem-sucedido à incapacidade física variam. Para trazer um paciente ao nível de função que seja da melhor qualidade de vida possível.
Obrigada!
Agora passaremos um pequeno vídeo com uma das situações que pode acontecer com a criança incapacitada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando