Buscar

TEORIA GERAL DA PENA

Prévia do material em texto

Trabalho de Direito Penal - Teoria Geral da Pena 
Ana Giulia Fleming Salomon Ferraz
019210
1)- DIGA O QUE SE ENTENDE POR “ESTADO DE COISA INCONSTITUCIONAL”
R: Estado de Coisa Inconstitucional  é quando podemos ver a ocorrência de uma violação dos direitos fundamentais, violação está causada pela irresponsabilidade, incapacidade ou falta das autoridades públicas responsáveis. 
2)- DIGA O QUE SE ENTENDE POR REINCIDÊNCIA E CONCEITUE REINCIDÊNCIA ESPECIFICA E GENÉRICA.
R: Temos uma reincidência, quando o agente após transitar em julgado e ser condenado, vem a cometer um novo crime. 
Temos a reincidência específica: A qual pode haver uma substituição na pena do agente, mas, dependendo do crime cometido não será possível a mudança de uma pena privativa de liberdade para uma restritiva de direito. 
E temos também a reincidência genérica:  Quando após o agente comete um crime após já ter sido julgado em trânsito em julgado, deste modo não podendo haver a possibilidade de substituição da pena dada. 
3)- DIGA QUAL A DIFERENÇA ENTRE “DESCONHECIMENTO DA LEI” E “ERRO DE PROIBIÇÃO”
 R: A diferença entre o erro de proibição e o desconhecimento da lei é que, no erro de proibição o agente que cometeu a conduta não vê culpa na conduta tida, podendo assim excluir a culpabilidade do agente, e consequentemente o crime. Já no desconhecimento da lei o agente que cometeu a conduta, sabe que é uma conduta culpável, sendo assim através da fixação da pena, pode se atenuar a pena deste agente. 
4)- DIFERENCIE CONFISSÃO SIMPLES DE CONFISSÃO QUALIFICADA.
R: A diferença de confissão simples e confissão qualificada é que na confissão simples o agente que cometeu a conduta confessa a prática delituosa por ele cometido, já na confissão qualificada, ele confessa a prática delituosa mas alega como uma forma de excluir a ilicitude ou a culpabilidade, como nos casos de legítima defesa.
5)- EXPLIQUE A SEGUINTE FRASE: “É PLANAMENTE POSSÍVEL APLICAR A ATENUANTE DA CONFISSÃO, QUANDO A CONFISSÃO QUALIFICADA FOI VALORADA COMO MEIO DE PROVA
R: Esta frase quer dizer que quando houver a intenção de excluir a culpabilidade ou a ilicitude em uma conduta, não for possível somente através a confissão do agente, podem utilizar da confissão como forma de atenuar a pena.

Continue navegando