Buscar

Gabarito Estudo Transversal III Propriedade intelectual

Prévia do material em texto

1) Dependendo do tipo de patente, a legislação concede tempos diferentes de proteção. Essa diferenciação é dada de acordo com duas classificações de patente: a patente de invenção e a patente modelo de utilidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A patente de invenção seria a invenção de alguém a um problema técnico, especifico dentro de um campo tecnológico que pode ser usado no campo industrial, tem validade de 20 anos a contar da data de depósito ou 10 anos a contar da data da concessão. II- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 15 anos contados do depósito ou 7 anos contados da concessão. III- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 5 anos contados do depósito ou 3 anos contados da concessão. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças I e III estão corretas.
2) É comum ouvir falar sobre todas as proteções garantidas pelos Direitos Autorais, além disso, a lei também especifica algumas obrigatoriedades ao reprodutor dos Direitos Autorais. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A)Havendo coautoria na obra, deverá que apenas um dos autores autorizarem a produção e edição.
B) Havendo divergência quanto a autorização de reprodução de obras literárias, será decidido pelo que mais colaborou para a reprodução da obra.
C) A lei acrescenta ser do reprodutor o dever e a responsabilidade de informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela), para que esse possa fiscalizar o aproveitamento econômico da exploração.
D) A lei acrescenta que não há necessidade do reprodutor informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela) de suas obras.
3) A patente é uma das formas mais antigas de proteção da propriedade industrial. Na legislação brasileira, a patente de invenção e a patente de modelo de utilidade estão regulamentadas pela Lei nº 9.279/96 - Lei da Propriedade Industrial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os requisitos que devem ser atendidos para a concessão da patente de invenção, conforme a Lei da Propriedade Industrial vigente: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm. Acesso em: 12 set. 2019.
A) Novidade, ato inventivo e aplicação industrial.
B) Novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
C) Novidade, atividade inventiva e comprovação de redução a prática.
D) Novidade, atividade inventiva e suficiência descritiva.
4) A propriedade intelectual, como toda obra/produto e relações humanas, necessita de proteção, ainda mais nos tempos contemporâneos, em que há muitas mudanças constantes. Sobre as formas de proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O know how é protegido pelo registro junto ao INPI. ( ) O desenho industrial é protegido pelo registro junto ao INPI. ( ) O registro de marca é protegido pelo registro junto ao INPI. ( ) A invenção e modelo de utilidade são protegidos pela concessão da patente pelo INPI. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) V - F - V - V.
C) V - V - F - F.
D) F - V - V - V.
5) Sabe-se que as propriedades industriais incluem diversas proteções, entre elas as proteções para as marcas, porém, a empresa não pode simplesmente definir qualquer coisa que desejar como marca, já que existem critérios para que algo seja considerado como tal. A lei 9.279/96 no artigo 123 divide a marca em três categorias. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas três categorias:
A) Marca autoral moral, marca autoral patrimonial e marca de produto.
B) Marca de produto ou serviço, marca de certificação e marca coletiva.
C) Marca de produto ou serviço, marca autoral patrimonial e marca coletiva.
D) Marca de produto ou serviço, marca autoral moral e marca coletiva.
6) Quanto ao registro de marca, existem alguns tipos diferentes de registro, entre eles, podem ser citados a marca nominativa, a marca mista, a marca figura e a marca tridimensional. Cada um desses registros possuem suas próprias especificidades, que os diferencia entre si. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA que corresponde à conceituação dos tipos de registro:
A) A Mista possui apenas o nome; a Nominativa é aquela que a embalagem identifica o produto; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; a Tridimensional é a que contém o nome e o desenho da marca.
B) A Nominativa possui apenas o nome; a Mista é aquela que a embalagem identifica o produto; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; e Tridimensional é a que contém o nome e o desenho da marca.
C) A Nominativa possui apenas o nome; a Mista é a que contém o nome e o desenho da marca; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; e a Tridimensional é aquela que a embalagem identifica o produto.
D) A Nominativa é aquela que a embalagem identifica o produto; a Mista é a que contém o nome e o desenho da marca; a Figura é aquela que tem apenas uma figura/desenho; e a Tridimensional é aquela que possui apenas o nome.
7) Para que se registre uma marca, deve-se passar por um processo composto por seis passos, sendo o último deles o da concessão. Uma vez concedido o registro da marca, não significa que ele durará eternamente, já que há um prazo de vigência dessa marca, após o qual poderá haver a prorrogação desse direito. Assinale a alternativa CORRETA que se refere à vigência da proteção a marca:
A) É de 3 anos podendo ser prorrogada por mais 3 anos, e assim sucessivamente.
B) É de 10 anos podendo ser prorrogada por mais 10 anos, e assim sucessivamente.
C) É de 15 anos podendo ser prorrogada por mais 15 anos, e assim sucessivamente.
D) É de 5 anos podendo ser prorrogada por mais 5 anos, e assim sucessivamente.
8) Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual? FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
A) A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
B) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
C) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
D) A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
9) Pela lei, é titular originário o autor de obra intelectual, o intérprete, o executante, o produtor fonográfico e as empresas de radiodifusão. Já as regras quanto a autoria tem como autor a pessoa física criadora, podendo ser concedido à pessoa jurídica a titularidade. Quanto a proteção ao direito autoral, assinale a alternativa CORRETA:
A) Proteção ao direito autoral independem do registro, passando a ser uma faculdade e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria, os estrangeiros não possuem proteção à obra autoral no Brasil.
B) Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera apresunção absoluta de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
C) Proteção ao direito autoral independe do registro, passando a ser facultativo e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
D) Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera a presunção absoluta de autoria somente no Brasil.
10) O conhecimento tem se tornando muito mais valioso nos tempos contemporâneos, mudando o paradigma de serem o capital e mão de obra os únicos responsáveis pelo desenvolvimento econômico. Quanto ao conhecimento, a que tipo de bens eles são comparados?
A) Obrigacionais.
B) Reais.
C) Intangíveis.
D) Tangíveis.

Continue navegando