Buscar

APx2 - Antropologia do Direito 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE AVALIAÇÃO PRESENCIAL 2 (APx2) – 2021.2
Consórcio CEDERJ
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública e Social Disciplina: Antropologia do Direito
Desenvolva, com suas palavras, as seguintes questões:
1 - Ao realizar uma etnografia sobre a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Kant de Lima (1995) nos permite compreender o caráter constitutivo do sistema judicial brasileiro a partir das relações entre as instituições que o formam. Nesse sentido, discuta as ideias apresentadas pelo autor sobre o tema. [5 pontos]
RESPOSTA
Estudos comprovam que a atividade policial no território brasileiro iniciou-se ainda no final do século XIV com a criação da autoridade do alcaide pequeno, desde então e até hoje é peça fundamental do governo no auxílio da manutenção da paz e da ordem. 
A PCERJ é um órgão do poder executivo do estado do Rio de Janeiro e tem incorporados as suas missões institucionais estão também o auxílio ao poder judiciário, com atividades de coleta de provas, esclarecimento da autoria e da materialidade do fato. 
Pode-se dizer então que a PCERJ é um dos braços do poder judiciário cabendo a eles a responsabilidade da abertura de um inquérito sempre que o indício da prática de um crime chegar ao seu conhecimento. 
Kant aborda em seus estudos que o que é pra acontecer nem sempre acontece. Infelizmente ainda acontece o “jeitinho”, a descriminação errônea do cidadão, os jogos de interesse… todas essas questões afetam de forma significativa com o bom andamento do sistema judiciário em nosso país. 
2 - Tomar a violência como objeto de estudo pode ser desafiador diante da multiplicidade de situações que podem ou costumam ser enquadradas sob tal rótulo. Considerando o que foi visto na aula escrita, explique em que consiste o caráter polissêmico da violência. [5 pontos] 
No dicionário, os conceitos de violência são muito vagos e amplos ao mesmo tempo. Acredito que este conceito seja um tanto quanto subjetivo de acordo com a pessoa ou grupo enquadrado na ação. 
Quanto mais se estuda sobre as ciências sociais, mais se descobre a necessidade de estudar com maior aprofundamento sobre o assunto (violência). A sociedade contemporânea está em constante evolução e as práticas delituosas têm evoluído bastante também e esses dados são diretamente proporcionais com o nível de violência nessas ações.
Violência não é algo palpável por isso é difícil de mensurar. A violência utilizada por Marco Antônio ao agredir sua esposa Maria da Penha, não foi a mesma utilizada pelos bandidos que após roubarem o carro de sua família arrastaram João Hélio até a morte e assim vice e versa.
A mesma “palavra violência” quando “transformada em ação” pode vir sobre diversas formas diferentes, sejam elas: estupro, abuso infantil, violência no trânsito, sequestro, narcotráfico, violência doméstica, dentre outros… daí então o seu caráter polissêmico. 
Prezado estudante, solicitamos que copie este texto e ateste sua ciência na prova a ser entregue.
Declaro assumir o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou da avaliação pessoal que me serão apresentadas durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar tais informações, reproduzi-las ou dar conhecimento delas, em hipótese alguma, a terceiros, e a não utilizá-las para gerar benefício próprio ou de terceiros. Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me serão apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracteriza infração ética, podendo acarretar punição de acordo com as regras da minha universidade.

Outros materiais