Buscar

Atividade 1 - calculo aplicado a uma variavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Cálculo aplicado a uma variável
Com intuito de facilitar a locomoção de pessoas deficientes, a acessibilidade é um tema muito discutido na atualidade. A norma técnica que regulamenta esse tema é a ABNT NBR 9050 (2015), que trata da “acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”. Em relação à construção de rampas, essa norma técnica regulamenta o projeto de rampas em seu item 6.6.2.1.
As rampas devem ter inclinação de acordo com os limites estabelecidos na Tabela 6. Para inclinação entre 6,25 % e 8,33 %, é recomendado criar áreas de descanso (6.5.) nos patamares, a cada 50 m de percurso. Excetuam-se deste requisito as rampas citadas em 10.4 (plateia e palcos), 10.12 (piscinas) e 10.14 (praias) (ABNT, 2015, on-line).
Fonte: ABNT(2015, on-line).
Um engenheiro precisava projetar uma rampa de acesso a uma escola e solicitou aos seus três estagiários que projetassem uma rampa de acordo com a norma da ABNT (2015) supracitada. Cada estagiário consultou a norma técnica e projetou a rampa solicitada, levando-se em consideração a razão entre a variação da altura e o deslocamento linear muito usado por engenheiros e arquitetos em seus projetos.
 
A figura a seguir mostra o resultado encontrado por cada um dos estagiários.
Fonte: Elaborada pela autora (2019).
Nesse contexto, faça o que se pede nas alternativas a seguir:
a) Após análise dos três modelos apresentados pelos estagiários, informe qual deles se aproxima das necessidades de um cadeirante, segundo a ABNT (2015). Justifique sua resposta com base nos devidos cálculos, descrevendo cada situação em relação ao problema proposto.
 b) A partir da problemática levantada na reportagem utilizada pelo engenheiro, redija um texto dissertativo com, no máximo, 15 linhas a partir do tema proposto a seguir: a trigonometria contribui para minimizar as dificuldades existentes no dia a dia de pessoas cadeirantes. O texto deve evidenciar conteúdos e objetivos, de acordo com a atividade proposta pelo professor.
A) Resposta:
Estagiário 01
i=(h/d) . 100
= (0,5/10) . 100
= 0,05 . 100
= 5%
O mínimo admissível para rampas com desnível máximo de 0,8m é de 6,25%, sendo descartada nesse caso.
Estagiário 02
h 100² = x² + 80²
10000 - 6400 = x²
3600 = x²
√3600 = x
60 = x
i=(h/d) . 100
= (0,8 / 0,6) . 100
= 133,33%
O projeto do segundo estagiário tem inclinação extremamente íngreme e de acesso quase impossível.
Estagiário 03
i=(h/d) . 100
= (0,8 / 10) .100
= 8%
O projeto elaborado pelo terceiro estagiário se encontra dentro da inclinação adequada pela ABNT. E se mostra a mais adequada para as necessidades de um cadeirante.
B) Resposta:
O uso da trigonometria em projetos e planejamentos de obras em geral é de grande importância, ao se falar em acessibilidade nas cidades urbanas (escolas, edificios, calçadas, comércios, transportes públicos, etc) vemos ainda mais a sua importância, pois sem ela seria impossível serem feitos os cálculos de inclinação e comprimento de rampas de acesso para pessoas cadeirantes e com mobilidade reduzida.
A partir deste estudo podemos afirmar que a trigonometria contribui para minimizar as dificuldades existentes no dia a dia de pessoas cadeirantes e com mobilidade reduzida, pois ela permite o estudo para facilitar a locomoção dessas pessoas, onde pode-se determinar se uma rampa está com inclinação correta, o que garante conforto e segurança ao usuário.

Outros materiais