Buscar

9 SISTEMA RENAL E URINÁRIO

Prévia do material em texto

SISTEMA RENAL E URINÁRIO 
PROFESSORA KENIA CHAVES 
Função do sistema urinário
O sistema urinário é responsável pela filtragem do sangue, armazenamento e excreção da urina. É composto pelos rins, bexiga, ureter e uretras. A principal função do sistema urinário é a excreção de produtos nitrogenados do corpo, os quais contêm ureia em sua composição e manter a concentração estável de água e sais minerais. Todas as células do corpo humano, em suas atividades metabólicas, produzem detritos, excretas. Esses produtos do metabolismo celular são recolhidas pelo sangue. A sobra desse metabolismo deve ser eliminado. É aí que entre em ação o sistema urinário.
A excreção é o processo de eliminação das substâncias produzidas pela atividade celular, ou seja, dos resíduos do metabolismo. Em excesso, essas substâncias podem ser prejudiciais ao organismo.
O sistema urinário também participa da regulação do volume de água no corpo, da reabsorção de potássio e de outras substâncias importantes, como água, aminoácidos e glicose.
O sistema urinário mantém tudo em equilíbrio, removendo resíduos, do sangue, como ureia, excesso de sais minerais, excesso de água e outras coisas que o corpo não precisa.
A ureia é produzida quando a proteína, encontrada nas carnes, é decomposta no corpo.
O corpo pega o que precisa dos alimentos e o transforma em energia. Depois disso, os resíduos são deixados para trás no intestino e no sangue.
Os órgãos do sistema urinário
Rim
Os rins, que medem pouco mais de 10 centímetros de altura, estão localizados na cavidade abdominal, um de cada lado da espinha dorsal. Cada um deles é formado por duas partes principais: córtex renal e medula renal.
Os rins têm outras funções importantes. Eles controlam a pressão sanguínea e produzem o hormônio eritropoietina. Esse hormônio controla a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea. Os rins também controlam o equilíbrio ácido-base e conservam líquidos. São os rins que de fato regulam a concentração de água, sais minerais e filtram o sangue retirando os metabolitos produzidos pelas células.
Ureter
O ureter é uma estrutura em forma de tubo estreito, responsável por transportar a urina dos rins até a bexiga.
Músculos nas paredes do ureter continuam apertando e relaxando. Isso força a urina para baixo, para longe dos rins.
Se a urina se retrair ou se deixar parar, pode ocorrer uma infecção nos rins. A cada 10 a 15 segundos, pequenas quantidades de urina são esvaziadas na bexiga pelos ureteres.
Bexiga urinária
A bexiga tem a função de receber e armazenar a urina produzida nos rins e transportada pelo ureter. A urina é eliminada da bexiga pela uretra.
Este órgão oco em forma de triângulo está localizado na parte inferior da barriga. É mantido no lugar por ligamentos que estão ligados a outros órgãos e ossos pélvicos.
As paredes da bexiga relaxam e se expandem para armazenar a urina. Eles se contraem e achatam para esvaziar a urina através da uretra. A bexiga adulta saudável típica pode armazenar em média 300 ml de urina por 2 a 5 horas.
Há dois músculos esfíncteres circulares ajudam a impedir que a urina vaze, fechando firmemente como um elástico ao redor da abertura da bexiga.Os nervos na bexiga alertam uma pessoa na hora de urinar ou esvaziam a bexiga.
Uretra
É pela uretra que a urina é eliminada do corpo. Este tubo permite que a urina passe para fora do corpo. O cérebro sinaliza os músculos da bexiga para apertar. Isso aperta a urina da bexiga.
Ao mesmo tempo, o cérebro sinaliza os músculos do esfíncter para relaxar, deixando a urina sair da bexiga através da uretra. Quando todos os sinais acontecem na ordem correta, ocorre a micção normal
Como o sistema urinário funciona
A função dos rins é filtrar o sangue. Eles chegam a filtrar todo o sangue do corpo até 400 vezes por dia. O sangue chega aos rins por meio da artéria renal e sai deles pela veia renal.
A artéria renal ramifica-se e seus capilares penetram nos rins, chegando aos néfrons, que são as unidades funcionais do rim. Essas estruturas microscópicas estão localizadas no córtex e na medula renal.
Os néfrons fazem a filtragem do sangue e eliminam as excretas produzidas nessa filtragem. Eles são compostos de duas partes: uma rede de capilares e um tubo coletor.
A rede de capilares inclui os vasos subdivididos da artéria renal e os vasos que se juntam na veia renal. Em uma das regiões os capilares estão enovelados, formando o glomérulo.
O tubo coletor é composto pela cápsula renal, que envolve o glomérulo, um túbulo que é permeado por capilares sanguíneos e termina no dueto coletor.
A importância da filtragem do sangue
O metabolismo gera produtos de que o corpo não precisa. Durante a respiração celular, por exemplo, há absorção de gás oxigênio e produção de gás carbônico, o qual precisa ser eliminado do organismo.
O órgão que desempenha a função de capturar o gás oxigênio do meio e eliminar o gás carbônico do organismo é o pulmão. 
Os rins, por sua vez, eliminam os demais produtos e excretas do metabolismo. Eles removem do sangue os resíduos e o excesso de substâncias, como água e sais, mantendo o sangue sempre com aproximadamente a mesma concentração dessas substâncias. Por isso, eles também são responsáveis pela manutenção da homeostase.
OBRIGADA!!!!!!!!!!

Continue navegando

Outros materiais