Buscar

Novo(a) Documento do Microsoft Word

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Compreensão do Mercado de Capitais e da Taxa de Câmbio e o Mercado Cambial
	A compreensão da ideia de mercados e seus conceitos é fundamental, quando se pensa em uma organização empresarial desde as de pequeno porte, como as de grande, embora cada uma atua e influência de forma diferente o mercado como o todo. Embora, comecei falando dessa relação direta com as organizações empresariais, contudo pode se acentuar que isso faz parte das sociedades como um todo. Desde as formas mais primitivas como as atuais. 
	A regularização do mercado que pode ser por si mesmo, ou mesmo aquela que tem a influência governamental, permite gerar formações de preços para determinado produto ou serviço. Isso impacta diretamente o dia a dia de qualquer organização. Vale ressaltar que a outras formas de formação de preço, como a oferta, procura, demanda, escassez e outras tantas. 
	Quando avançamos um pouco percebemos que as taxas, as mais diversas, tem impactos extremamente grandes na vida das pessoas, por exemplo, quando vai se fazer uma viagem esta inserido na passagem um montante de taxas que está obrigado a pagar para poder viajar, de igual forma despachar um produto tanto no mercado interno quanto no externo. 
	As variações cambiais podem fazer com que uma empresa tenha um lucro milionário ou uma perda muito grande em um tempo muito curto. Como a crise da bolsa de 1929 ou mesmo a bolha imobiliária americana nos tempos mais recentes. Citamos a moeda real frente ao dólar: Quando a uma depreciação do real frente ao dólar por exemplo, quem recebe em dólar tem ganhos exponenciais, por outro lado, quem tem dívidas em dólar terá um dispêndio muito maior. 
	Embora pareça simples todas essas questões, elas são de relevância ímpar e pode inclusive mudar o destino econômico e financeiro de uma nação inteira. Incrível, não é mesmo. Isso tem contorno bastante importante quando uma empresa, decide ou não migrar de uma país para o outro, claro em se tratando de grandes corporações. Mesmo nas empresas de menor porte, representa a abertura de novas empresas ou o fechamento de outras. 
	Com isso, a conclusão é óbvia, o impacto na vida das pessoas e das empresas esta diretamente ligado ao mercado, força da moeda que possuem, taxas, tarifação e outros viés mercado, visto que as sociedades atuais estão atreladas ao valor de mercado pelas moedas que possuem como forma de trocas. 
	Quanto melhor o gestor conhecer esses conceitos, seus entrelaçamentos e desdobramento, mais facilidades terá para projetar e solidificar sua empresa, marca, produto ou serviço, pois terá condições de se antecipar e traçar estratégias que pode salvaguardar seu capital mesmo em tempos de crise.

Outros materiais