Buscar

LI_Aula_3_Template_Autodesenvolvimento_2_literatura_pronto_

Prévia do material em texto

�
�
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Literatura Infantil
Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil
	NOME
	Jeni Mota Modesto
	RA
	7422574561
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Literatura Infantil
Aula-tema 03: Uma gramática da Literatura infantil
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Luciana Cristina Godoy Zotelli).
Anhanguera Educacional
ANO
Considerando a compreensão do texto, reflita e responda, em no máximo 20 linhas, às seguintes questões: 
1. O que é o fenômeno literário e qual são a sua contribuição para as produções literárias?
O Fenômeno literário é um movimento da escrita que abrange as produções literárias atuais, estes fenômenos causam grandes impactos sociais, devido a grande quantidade de leitores que passam a ler essas obras e histórias.
Para Meireles (1979), o fenômeno literário é caracterizado não apenas pela palavra escrita, mas também pela palavra pronunciada. O ofício de contar histórias é muito antigo, e é através dele que se perpetua a Literatura Oral, comunicando de pessoa para pessoa, de povo para povo, o que os homens, através dos tempos, têm selecionado da sua experiência como mais indispensável à vida.
Este fenômeno literário possui características determinado as quais denominam como literalidade que diferencia textos escritos, da linguagem literária.
O fenômeno literário contribui bastante para a literatura, pois ele fez com que o público tivesse contato com obras literárias. Além do papel significativo que a literatura possui, é um imprescindível instrumento de possíveis expansões do domínio linguístico dos alunos, também proporciona novas possibilidades existenciais sócio-políticas e educacionais. 
Para Cadermatori (1987, p. 18):
A literatura (...) propicia uma reorganização das percepções do mundo e, desse modo, possibilita uma nova ordenação das experiências existenciais da criança. A convivência com textos literários provoca a formação de novos padrões e o desenvolvimento do senso crítico.
2. Qual a importância do professor compreender a matéria literária?
É muito importante o professor Compreender a matéria literária, é fundamental porque ela estimula no aluno a capacidade do senso crítico e da reflexão além de estimular a curiosidade a criatividade e o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. 
O professor estimulando o aluno a literatura, faz com que o aluno tome gosto pela leitura e faça um hábito o ato de ler .É fundamental que o professor domine e compreenda o fenômeno literário, para trabalhar de forma dinâmica e de importância a leitura e também influencie os alunos também a valoriza-la.
A literatura proporciona aos alunos, nova percepção do mundo possibilitando novas experiências vivenciadas pelas crianças através da literatura proporcionando seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem.
Referências Bibliográficas: 
CADERMATORI, L. O que é literatura infantil. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
	�
	
	
Helen Denise Daneres Lemos: Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFMG. Mestre em Educação.
 
Andréia Morés:Profa. Da Universidade de Caxias do Sul/UCS/RS. Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFSM.
	
	
	. COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

Continue navegando