Buscar

01 PROVA DE POLÍTICAS SOCIAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01 PROVA DE POLÍTICAS SOCIAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
1 Todas as características que formam o conjunto da formação social brasileira estão fundamentada por origens profundas nas representações sociais e políticas que foram herdadas da redemocratização. Qual foi a base para essa transformação?
A) Saúde.
B) Comunicação.
X C) Economia.
D) Artes.
2 O questionamento crítico que existe em torno da assistência social e da construção do desenvolvimento histórico brasileiro define importantes bases teóricas no que diz respeito aos entendimentos contraditórios da assistência social como uma política social pública específica. De acordo com a assertiva, assinale a alternativa CORRETA:
A) No início do século VIII, houve a constituição dos Estados de Bem-Estar Social, na Europa.
B) A assistência social, perante a CF de 1988, teve um velho desenho e papel nas políticas sociais.
C) As informações sobre a seguridade social começaram a ser evidenciadas no sistema burguês.
X D) A CF de 1988 representou um marco importante na inclusão da população no sistema público de seguridade social, através do chamado tripé da seguridade social.
3 Com a Constituição Federal de 1988, a proteção social passou a ser obrigatória aos cidadãos brasileiros, devido à multiplicidade de interesses e determinações visíveis que foram eleitas como expressões sintéticas que podem concentrar-se como questão específica. Diante do exposto, qual Artigo da CF de 1988 apresenta a assistência social como direito garantido?
A) Artigo 196.
B) Artigo 204.
X C) Artigo 203
D) Artigo 206.
4 Com o reconhecimento dos direitos sociais que beneficiaram em especial a burguesia e as classes dominantes, como os direitos trabalhistas e sociais impostos na Era Vargas, que foi considerado um governo repressor para os segmentos de oposição política, mas cauteloso com as necessidades de legitimação da classe de trabalhadores, desprovidas de qualquer forma de politização, sendo um governo vigilante nas demandas dos trabalhadores, mas receptivo à reivindicação de organização, representação e reprodução da força de trabalho solicitada pelo modelo capitalista. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I Assume-se uma coerência excludente e ineficaz do sistema de seguridade social no Brasil, que reflete de forma antidemocrática a relação que o Estado estabeleceu com cidadãos brasileiros, a partir do momento que leva o desconhecimento dos direitos e interesses fundamentais e legítimos da classe operária, gerando, assim, um aumento do empobrecimento dos trabalhadores, tanto de bens materiais quanto de formação política no resgate à cidadania.
PORQUE
II Para entender melhor às políticas sociais pós-1930, o Estado estabelece uma “cidadania regulada”, cujas raízes encontram-se não em um código de valores políticos, mas em um sistema de estratificação ocupacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
X D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II completa a primeira.
5 Há um objetivo da seguridade social que determina que os benefícios devem ser idênticos para toda população, sem distinção urbana ou rural, independente da residência, local de trabalho, profissão ou função ou do valor e tipo de prestação. Que objetivo é esse?
X A) Uniformidade e Equivalência das Prestações.
B) Diversidade da Base do Financiamento.
C) Equidade de participação no custeio.
D) Participação da Comunidade na Gestão Administrativa.
6 No transcorrer da história do Estado brasileiro, consegue-se analisar que ele foi se moldando na década de 1930, e cada vez mais aperfeiçoando durante o período pós-1964 e no decorrer da Ditadura Militar como patrimonialista. Assinale a alternativa CORRETA que explica a que isso se deve:
A) Ao fato de que os diferentes governos que antecederam nestes anos eram eleitos e representados pelas elites dominantes e seus dirigentes.
X B) Ao fato de que os diferentes governos que se sucederam nestes anos eram eleitos e representados pelas elites dominantes e seus dirigentes.
C) Ao fato de que os diferentes governos que se sucederam nestes anos não eram eleitos e nem representados pelas elites dominantes e seus dirigentes.
D) Ao fato de que os diferentes governos que se sucederam nestes anos eram eleitos e representados pelas classes dominadas e seus dirigentes.
7 O Serviço Social tem compromisso com os direitos civis, sociais e políticos e as políticas sociais. Sobre o assunto dos direitos e a trajetória das políticas sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
X A) Uma forma de compreender as políticas sociais é situá-las como expressão contraditória da realidade.
B) Uma forma de compreender as políticas sociais é situá-las como expressão partidária.
C) Uma forma de compreender as políticas sociais é situá-las como axiomas.
D) Uma forma de compreender as políticas sociais é situá-las como expressão estanque da realidade.
8 A abrangência histórica das políticas sociais no Brasil, enfatizando a política de Assistência Social, gera algumas provações que envolvem o Serviço Social como profissão. Assinale a alternativa CORRETA que justifica a importância desses desafios:
A) Pela garantia de uma sintonia do Serviço Social.
B) Pelas suas relações com a sociedade.
XC) Pelas dimensões das análises e reflexões.
D) Por uma visão endógena, focalista.
9 A Assistência Social passa a configurar-se como possibilidade de reconhecimento público da legitimidade das demandas dos usuários e espaço de ampliação de seu protagonismo. Assegurar o direito não contributivo e garantia de cidadania implica um novo modelo de gestão.  Assinale a alternativa CORRETA que descreve esse novo modelo de gestão:
A) Realização de trabalho sem planejamento e controle.
B) Cofinanciamento de apenas duas esferas de governo.
X C) Gestão compartilhada.
D) Gestão individualizada.
10 A Constituição Federal de 1988 confere à assistência social o status de política pública que se encontra inscrita, juntamente com a saúde e a previdência social, no campo da seguridade social. Tendo a assistência social um caráter de política de proteção social, cabe-lhe garantir aos seus usuários três seguranças. Quais são elas?
A) Segurança de rendimentos básicos, segurança sociofamiliar, segurança de trabalho.
B) Segurança social, segurança de emprego e renda, segurança alimentar.
C) Segurança de auxílios materiais, segurança de igualdade de acesso aos bens e serviços sociais, segurança previdenciária.
X D) Segurança de sobrevivência, segurança de acolhida, segurança de convívio ou vivência familiar.

Outros materiais