Buscar

Questionário I método logia do trabalho científico

Prévia do material em texto

➜ Questionário I – Metodologia da Pesquisa Científica
As pesquisas podem ser classificadas por meio de critérios que estabelecem categorias. Se você tomar como critério o nível de profundidade do estudo, por exemplo, pode classificar as pesquisas como exploratória, descritiva e explicativa. Sobre as pesquisas de estudo de caso é correto afirmar que:
· são voltados ao aprofundamento das questões propostas do que à verificação da distribuição das características da população segundo determinadas variáveis.
· adotam procedimentos estatísticos a fim de selecionar uma amostra da população em estudo.
· são caracterizados pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir um conhecimento mais amplo e detalhado a respeito deles.são caracterizados pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir um conhecimento mais amplo e detalhado a respeito deles.
· consistem basicamente na solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado.
Como pesquisador, você deve eleger métodos de pesquisa que melhor se conecta com os propósitos da sua pesquisa. Entre os métodos, há aqueles integrantes da abordagem clássica, que proporcionam as bases lógicas da investigação, promovendo esclarecimentos acerca dos procedimentos a serem seguidos no processo de investigação científica. Entre os métodos clássicos encontram-se:
· dedutivo, indutivo, dialético, hipotético-dedutivo e fenomenológico.
· dedutivo, indutivo, dialético, hipotético-dedutivo e experimental.
· dedutivo, indutivo, experimental, hipotético-dedutivo e estatístico.
· dedutivo, indutivo, dialético, comparativo e estatístico.
2
Leia o trecho a seguir:
“Esse método pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro, pois os fatos, por si só, não são fonte de todos os conhecimentos. Tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas e, por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente (da análise do geral para o particular), chegar a uma conclusão. Para tanto, utiliza o silogismo, construção lógica que, a partir de duas premissas, obtém uma terceira logicamente decorrente, denominada conclusão. ”
Sobre os métodos de pesquisa estudados, o trecho acima refere-se a:
· indutivo
· dedutivo
· experimental
· dialético
2
O resumo, de modo geral, deve ressaltar o objetivo, o método, resultados e conclusões. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Em trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros e relatórios técnico-científicos) os resumos devem ter:
· De 150 a 500 palavras
· De 100 a 250 palavras
· De 50 a 100 palavras
· De 50 a 150 palavras
2
Identificam-se como trabalhos científicos:
I. observações ou descrições originais, que podem ser de fenômenos naturais, espécies novas, estruturas e funções, mutações e variações, dados ecológicos, etc.;
II. trabalhos experimentais, que abordam os mais variados campos e representam uma das mais férteis modalidades de investigação, por submeter o fenômeno estudado às condições controladas da experiência; 
III. trabalhos teóricos, que podem ser análises ou sínteses de conhecimentos, levando à produção de conceitos novos por via indutiva ou dedutiva, apresentação de hipóteses, teorias, etc.
Está correto o que diz em:
· I, II e III estão corretas
· I e II estão corretas e III falsa
· I e III estão corretas e II falsa
· II e III estão corretas e I falsa
2
A escrita científica se apresenta em diversos formatos, como resumos, resenhas, artigos científicos e capítulos de livros, livros, projetos e painéis, relatórios, monografias, dissertações, teses e tantos outros. Leia o trecho a seguir:
“É um trabalho científico que estuda um tema específico ou particular, que deve possuir um valor representativo suficiente e, ao mesmo tempo, obedecer a uma criteriosa metodologia. Esse trabalho deve investigar determinado assunto não só em profundidade, mas nos mais diversos ângulos e aspectos em que se apresenta. ”
Dentre os tipos de texto científicos estudados, o trecho acima refere-se a:
· monografia
· tese
· dissertação
· artigo científico
2
Os artigos científicos podem ser definidos como “[…] pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica. ” Existem diversas modalidades de artigos científicos, entre as quais cabe destacar e diferenciar duas, são elas:
· artigo de opinião e artigo de revisão
· artigo de opinião e artigo original
· artigo de revisão e artigo original
· artigo de jornal e artigo de opinião
2
Assim como todo e qualquer texto, um escrito científico corresponde a um conjunto de elementos. Para que o resultado desse conjunto seja efetivo, não basta que cada elemento cumpra seu papel de forma isolada: eles precisam estar adequadamente organizados e sistematizados para que o texto científico apresente a estrutura que dele se espera. Os elementos que podem estar presentes em um texto científico geralmente são agrupados em três partes básicas. São elas:
· resumo, introdução e desenvolvimento
· introdução, desenvolvimento e métodos
· resumo, desenvolvimento e conclusão
· introdução, desenvolvimento e conclusão
2
O Desenvolvimento é a fundamentação lógica do trabalho de pesquisa, cuja finalidade é expor e demonstrar. No desenvolvimento, podem-se levar em consideração três fases ou estágios. São elas:
· conclusão, discussão e demonstração.
· explicação, conclusão e demonstração.
· explicação, discussão e conclusão.
· explicação, discussão e demonstração.
2
Os elementos pós-textuais são unidades complementares ao trabalho que devem estar, como o próprio nome diz, após o texto. São elementos pós-textuais, EXCETO:
· referências
· anexos
· glossário
· conclusão

Continue navegando