Buscar

resumo Amplificadores Operacionais

Prévia do material em texto

Conceitos Básicos
O que é Amplificador Operacional - Características do AOP
E um amplificador diferencial de ganho muito alto com impedância de entrada muito alto e baixa impedância de saída, suas características se aproxima de um amplificador ideal.
Se utiliza o amplificador operacional para obter variações na tensão, como amplitude e polaridade para construção de osciladores filtros e alguns circuito de instrumentação, o objetivo principal do amplificador operacional e amplificar a diferença entre dois sinais analógicos aplicado em suas entradas.
Operação com terminação dupla 
Como Funciona um Amplificador Operacional
No amplificador operacional, se a diferença de potencial entre as duas tensões for positiva, haverá uma tensão positiva na saída do operacional. Porém, se a diferença de potencial entre as duas tensões for negativa, haverá uma tensão negativa na saída.
Tipos de Entradas e Saídas - Modelo de Saída com Terminação Dupla 
Operação Diferencial e Modo Comum - Peculiaridades de um AOP 
Como a amplificação dos sinais de entrada opostos é maior que a dos sinais de entrada comuns, o circuito fornece uma rejeição de modo comum, descrita por um parâmetro chamado: Razão de Rejeição de Modo Comum (RRMC).
	
Amplificador Operacional Básico - Características de um AOP e Suas Representações Equivalentes 
Se usarmos um circuito equivalente ideal e redesenharmos o circuito usando superposição, podemos chegar a um circuito equivalente que represente melhor o amplificador operacional. 	
	
	Terra Virtual 
Usando o conceito de terra virtual, podemos escrever a equação da tensão de saída, como:
Circuitos Básicos Com Amplificadores Operacionais
Amplificador Não Inversor
Seguidor Unitário - Casador de Impedâncias
Uma aplicação muito comum do Seguidor Unitário é na conversão de dados. Muitos dos circuitos conversores analógico/digital têm uma impedância de entrada variável sobre a amplitude da entrada do sinal analógico. Ele também é utilizado em conversores digitais/analógicos que necessitam de uma carga de alta impedância para uma operação correta, mas não se deseja que a voltagem de saída tenha um ganho elevado.	
	
Amplificador Somador - Soma Algébrica de Tensões
O Resistor Rf é utilizado para fazer a correção da tensão de compensação de saída que, dependendo do grau de precisão que se quer dar ao projeto, pode-se utilizar um "trimpot" multivoltas.
Amplificador Diferencial ou Subtrator - Diferença de Tensão Entre os Sinais Aplicados
Amplificador Operacional Inversor
Para que o circuito amplificador diferencial tenha a maior estabilidade possível é necessário que a relação R3 e R1 seja igual a R4 e R2. Normalmente, na prática, se faz R3 igual a R4 e R1 igual a R2.
	Amplificador Comparador de Tensão - Como Fazer o Ajuste de "Offset"
 No Amplificador Comparador de Tensão não ocorre realimentação, o ganho ideal é infinito sendo, na prática, muito elevado.
Aplicações Do Amplificador Operacional
Multiplicador de Ganho Constante
Soma e Subtração de Tensões
	Motivos para Usar Reforçadores de Corrente
Reforçadores de Corrente
De acordo com o sinal captado pelo osciloscópio, podemos perceber que o sinal de saída terá seu semiciclo negativo cortado. Isso acontece porque o transistor NPN só conduz no semiciclo positivo.
Circuito Misturador de Áudio - Circuito de Mixagem ("Mixer")
Para obter outros resultados na saída, podemos variar os capacitores de acoplamento em um valor que esteja entre 100 nanofarads a 1 microfard.
Filtros Ativos - Filtros Passa-Baixa, Passa-Alta,Passa-Faixa, Rejeita-Faixa e Passa-Tudo
 - O filtro que apresenta uma resposta constante de até uma frequência de corte, e não permite que nenhum sinal passe acima desta frequência é chamado filtro passa-baixa. - O filtro que permite a passagem somente de sinais de frequência acima de uma frequência de corte é chamado de filtro passa-alta. - Quando o filtro passa sinais que estão acima de uma frequência de corte e abaixo de uma segunda frequência de corte, este é chamado de filtro passa-faixa.
•  - c- O filtro passa-tudo é um filtro útil quando se quer produzir uma determinada defasagem no sinal a ser filtrado, sem variar a sua amplitude.
filtro passa-baixa:
O filtro que apresenta uma resposta constante de até uma frequência de corte, e não permite que nenhum sinal passe acima desta frequência
filtro passa-alta:
O filtro que permite a passagem somente de sinais de frequência acima de uma frequência de corte
filtro passa-faixa:
Quando o filtro passa sinais que estão acima de uma frequência de corte e abaixo de uma segunda frequência de corte
filtro rejeita-faixa :
permite a passagem da maioria das frequências, porém atenuam aquelas que estejam em uma faixa determinada pelo filtro.
	
Como Projetar Filtros Ativos no Multisim:
No campo "Type", podemos escolher para a simulação filtros "Butterworth", que não possuem "ripple" ou ondulações. Já os filtros "Chebyshev" possuem "ripples" na banda passante.

Continue navegando