Buscar

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM SIMULADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM
	
	Simulado: SDE
	 Fechar
	Aluno(a): MARTA 
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 11/09/2015 20:59:18 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307151026)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo de uma disciplina na formação de qualquer profissional somente terá validade na medida em que ficar reconhecido o desenvolvimento de sua aplicação prática, que deverá ser conduzida com coerência com as competências a serem alcançadas pelo profissional em questão. Neste sentido, também a especialidade médica Radiologia e Diagnóstico por Imagem pode colaborar na formação do fisioterapeuta, a ele fornecendo subsídios para que possa executar funções descritas nas diretrizes curriculares do curso de graduação em Fisioterapia. Baseado nesta premissa, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que é coerente na relação estabelecida entre conhecimento radiológico e de imagem e exercício profissional do fisioterapeuta.
		
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com qualquer diagnóstico em saúde.
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com qualquer diagnóstico.
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico anatomopatológico.
	 
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico cinéticofuncional.
	
	o fisioterapeuta agirá corretamente no seu exercício profissional, quando estabelecer a correlação entre o uso do método complementar de diagnóstico por imagem com o diagnóstico clínicopatológico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307151039)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a assertiva verdadeira dentre as alternativas dispostas abaixo, considerando o gerenciamento de unidades públicas de saúde e as expectativas que devem ser estabelecidas ao se trabalhar com métodos complementares de diagnóstico por imagem.
		
	
	cada unidade hospitalar da rede pública de saúde deveria contar com um aparelho de ressonância magnética e outro de tomografia computadorizada, visto que todos os problemas de saúde ficariam resolvidos pelo fato de os dois métodos complementares de diagnóstico por imagem elucidarem a totalidade das condições de saúde da população.
	 
	é fundamental que todos os indivíduos possam ter acesso a todos os métodos complementares de diagnóstico por imagem, visto que não existe uma superioridade entre eles e, em certas ocasiões, o uso de um deles pode vir a ser complementar ao uso do outro.
	
	uma adequada política de saúde seria disponibilizar o acesso irrestrito de todos os pacientes aos exames de ressonância magnética, posto que pode-se afirmar que tal método resolveria a totalidade das necessidades de investigação diagnóstica da população.
	
	não se pode conceber que um paciente ao ser atendido na unidade pública de saúde deixe de ser submetido ao exame complementar de diagnóstico por imagem, visto que seu uso está sempre indicado e a segurança do diagnóstico somente possa ser estabelecida após a sua utilização.
	
	a superioridade da ressonância magnética e da tomografia computadorizada na análise comparativa com os demais métodos complementares de diagnóstico por imagem justifica o investimento na aquisição dos aparelhos, o que certamente reduziria o custo na aquisição de aparelhos de ultra-sonografia ou mesmo de radiologia convencional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307629505)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a avaliação de uma radiografia convencional dos membros do corpo, deve-se obter o conhecimento da anatomia humana, para assim, correlacionar a anatomia radiológica. Articulações, tipos de ossos e suas densidades são estudadas afim de identificar alguma alteração nela contida. Para tal, pesquisas mostram que os exames de imagens são de total importância para se chegar num diagnóstico mais preciso, traçando assim, a melhor conduta terapêutica. Numa imagem de uma radiografia convencional de punho, sem lesão, de um adolescente de 14 anos, sexo masculino, na incidência antero posterior, após análise, podemos chegar a conclusão, que:
		
	 
	há evidência de epífise de crescimento.
	
	há evidência de lesão lítica degenerativa.
	
	há evidência de fratura no rádio distal.
	
	há evidência de fratura na ulna distal.
	
	não há nenhuma evidência que identifique a idade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307288262)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre métodos de diagnóstico por imagens, assinale o item verdadeiro:
		
	
	O Raio-X é um equipamentoque utiliza ondas de rádio e campos magnéticos para a obtenção de imagens do corpo humano em vários planos (axial, coronal e sagital).
	
	A Ressonãncia Magnética (RM) utiliza radiação ionizante.
	 
	A Tomografia Computadorizada (TC) é um equipamento que utiliza radiação ionizante.
	
	Não podemos avaliar pesquisa de Embolia Pulmonar (TEP) no exame de Tomografia Computadorizada (TC).
	
	A Tomografia Computadorizada (TC) nos fornece diagnóstico de lesões ósteo-articulares, diagnóstico de doenças cerebrais, hipófise, AVC¿s, diagnóstico de alterações vasculares (ANGIO), controle de próteses de silicone, entre outros.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307621506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O critério usado para avaliar uma radiografia de tórax com inspiração adequada é a contagem de:
		
	
	7 a 9 costelas descobertas pelas cúpulas diafragmáticas
	
	área cardíaca descoberta pela cúpula diafragmática esquerda
	
	5 a 7 costelas cobertas pelas cúpulas diafragmáticas
	
	seios costofrênicos descobertos pelas cúpulas diafragmáticas
	 
	9 a 11 costelas descobertas pelas cúpulas diafragmáticas

Continue navegando