Buscar

IRAS trabalho artigo

Prévia do material em texto

Centro de Ensino Universitário ABEU-UNIABEU
Ana Caroline Fonseca Silva
Andressa Pereira Soares da Costa
Cristiane Mara 
Ítalo Eduardo da Silva Moreira
Thayane de Azevedo Silva
Gabriella Gomes Machado Carvalho
Rebeca Alves Pereira
Professora: Airan Chavez
1
Artigo Escolhido
O presente texto expõe a experiência da relação de cuidado de equipe multidisciplinar de uma unidade de terapia intensiva de um hospital universitário da cidade de Uberlândia/MG, em um contexto de um cotidiano árduo enquanto profissionais da saúde na prevenção e redução das Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS). Tem como objetivo compartilhar conhecimentos e vivências do ato de cuidar com pacientes críticos internados na unidade de terapia intensiva. Para isso, o relato de experiência foi utilizado como método. Buscar um encontro com equipe e conhecimento prévio dessas infecções e manuseio com o paciente envolvendo todos os trabalhadores das unidades. (AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S ).
Resumo 
(Fonte: imagem da internet)
(Fonte: AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S) 
3
Relato de Experiência de Trabalhadores inseridas em uma UTI Adulto do Hospital das Clínicas-UFU. Especificando métodos e reorientando a execução do trabalho da equipe, de modo a diminuir as infecções Relacionadas á assistência á saúde (IRAS) e suas consequências, visto que influenciam diretamente na saúde e na eficiência da assistência. Reforçando as medidas de prevenção e controle de infecções com a educação continuada com os funcionários; instigar para o estimulo de novos estudos em sintonia com a CCIH e formular pesquisas com enfoque na assistência de enfermagem ao paciente em terapia intensiva (AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S ).
 
Introdução
(Fonte: AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S) 
4
Esse trabalho se faz necessário devido ao alto índice de infecções relacionado à assistência à saúde e com essa intervenção teve como objetivo a diminuição desses índices. Objetiva-se assim, incentivar os profissionais por meio de treinamento mensal que é forma de induzir o pensar e propagar o conhecimento. 
Objetivo
(Fonte: imagem da internet)
(Fonte: AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S )
5
Revisão teórica
As Internações, Cirurgias, Cuidados domiciliares, procedimentos feitos em ambulatórios, se dá origem as Infecções relacionadas a assistência da saúde (IRAS) devido a interação dos profissionais de saúde. 
Roupas, capotes e jalecos dos profissionais de saúde sãos meios de contaminação por Staphylococcus aureussão, especialmente em na região da cintura, punhos e bolsos.
Presença de microorganismos patôgênicos, as canetas, estetoscópios, telefones celulares e aventais. 
 
A resistência da MRSA (Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina) e Enterococos á Vancomicina(VRE) nas superfícies.Infecções do Trato Urinário (ITU), as Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV) e as Infecções de Corrente Sanguínea (ICS). 
(Fonte: AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S) 
6
Metodologia
(Fonte: AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S) 
Trata-se de um estudo qualitativo que se utilizou do relato de experiência, a sistematização onde se faz necessária, pois, a partir dela, há um compartilhamento com outros aprendizados, além da socialização de elementos, crenças e valores de fenômenos inéditos e irrepetíveis. O processo de reconstrução da experiência produz um novo conhecimento, converte a vivência em objeto de interpretação teórica e de estudo e recupera de maneira ordenada os fenômenos (FERNANDES et al., 2003). 
Para a elaboração deste estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica referente à temática abordada, em artigos científicos indexados nas bases de dados Scielo, Lilacs, Capes Periódicos e outras publicações de cunho científicos disponíveis online. Utilizando metodologias ativas que são ferramentas inovadoras para formação de um profissional crítico-reflexivo (FERNANDES et al., 2003
7
Resultados e discursões
(Fonte: AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA , M. A. S) 
Os Indicadores de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) na Unidade de Terapia Intensivo Adulto (UTI A) do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU) em 2019. Taxa Paciente com IRAS foram: 
	Taxa Acumulada Paciente com IRAS/1000 pacientes- dia (2018): janeiro 41,65; fevereiro 41,65; março 41,65, abril 41,65; maio 41,65; junho 41,65; julho 41,65; agosto 41,65; setembro 41,65; outubro 41,65; novembro 41,65 e dezembro 41,65. 
	Taxa Acumulada Paciente com IRAS/1000 pacientes- dia (2019): janeiro 27,62; fevereiro27, 62; março 27,62; abril 27,62; maio 27,62; junho 27,62; julho27, 62; agosto 27,62; setembro 27,62; outubro 27,62; novembro 27,62 e dezembro 27,6. 
8
A elaboração deste relato é baseada nas vivências e nas relações da equipe de enfermagem que se dedica ao cuidado e visa provocar a reflexão desse público. encontros de teste, sessões de escuta e trocas de experiências possibilitaram o desenvolvimento de atividades para melhorar o atendimento aos portadores desta grave doença. A perspectiva da equipe reforça o compromisso ético com os pacientes e a implementação de mudanças, levando a um pensamento totalmente subjetivo, por meio do uso de metodologia positiva e resolução de problemas, ele estimulou a ação profissional e dedicada no cuidado ao paciente, rompendo as barreiras que cada um desses grupos enfrenta na prestação de cuidados de saúde.
Conclusões
9
Referências
AMARAL, E. G.; LIMA, L. S. B.; FERREIRA, M. A. S.. Redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) com intervenção da equipe multiprofissional. Revista Cognitionis Publishing. Companhia Brasileira de Produção Científica. All rights reserved. Medicus, v.2, n.2, p.25-29, 2020. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2674-6484.2020.002.0004 Disponível em: < https://www.cognitionis.inf.br/index.php/medicus/article/view/CBPC2674-6484.2020.002.0004 > Acesso em: 20 de setembro de 2021.
10

Continue navegando