Buscar

QUADRO COMPARATIVO sociologiaATIVIDADE 2 SEMANA ATUALizado

Prévia do material em texto

CONSTITUIÇÕES SOCIAIS:
	LOCAL E DATA:
	CONTEXTO:
	AVANÇOS SOCIAIS:
	CONSTITUIÇÃO POLÍTICA DOS ESTADOS UNIDOS MEXICANOS - 1917
	Cidade de Querétaro no México; em 05 de fevereiro de 1917.
	A constituição mexicana foi promulgada em 1917. O mundo vivia a primeira grande guerra mundial (1914-1918); no México após décadas de ditadura, um grupo contrário de revolucionários de forma clandestina lançava um manifesto que se tornara base do texto constitucional (NUNES JUNIOR, 2019).
	Foi uma pioneira importantíssima para estabelecimento do constitucionalismo social em diversos países; um dos principais destaques no tocante aos direitos sociais, se deu na área do direito ao trabalho que obteve no texto várias prescrições dedicadas a ele, por exemplo: tornando ilegítima à exploração mercantil do trabalho (NUNES JÚNIOR, 2019).
	CONSTITUIÇÃO DE WEIMAR (ALEMANHA) - 1919
	Cidade de Weimar na Alemanha; em 31 de julho de 1919.
	Movimentos revolucionários alemães provocaram a abdicação do kaiser e um governo provisório fora constituído; este governo convocou a constituinte e a nova constituição fora aprovada em 31 de julho de 1919 , sete meses após o fim da primeira guerra mundial; Inspiradas nas ideias da constituição do México de 1917 (NUNES JÚNIOR, 2019).
	Destaques importantes foram as previsões de igualdade entre marido e mulher; além de dispositivos no texto que previam educação pública ; garantia do direito ao trabalho; previsão da sindicalização; e regulação das relações de trabalho entre patrão e empregado, tornando ilegítima à exploração mercantil do trabalho segundo aponta o de NUNES JÚNIOR (2019).
Quadro comparativo apontando as principais constituições sociais:
Referências:
NUNES JÚNIOR, Flávio Martins Alves. Curso de Direito Constitucional. 3 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

Continue navegando